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Plano de aula - Como ocorrem as estações do ano?

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre o movimento de translação e o eixo inclinado da Terra com a ocorrência das estações do ano

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: projetor, globo terrestre, lâmpada ou lanterna, bolas de isopor de tamanho médio, palitos de churrasco, tintas ou canetinhas.

Materiais de apoio:

https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244

Terra, Lua e Sol - Disponível em: https://www.sciencea-z.com/main/UnitResource/unit/27/earth-space-science/grades-k-2/earth-moon-and-sun - acessado em 15 de setembro de 2018.

Vídeo: De onde vem: os dias e as noites? - Diponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U - acessado em 15 de setembro de 2018.

Movimentos da Terra - Disponível em: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html - acessado em 15 de setembro de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fazer uma investigação de como ocorrem as estações do ano.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, projete o slide com a letra e mostre o vídeo da música “O vai e vem das estações” do grupo Palavra Cantada. Caso não consiga projetar o slide ou o vídeo pode imprimir a letra da música ou copiá-la no quadro. Pergunte:

  • Quais as estações do ano que aparecem na música?
  • Quais as características de cada uma?
  • De quanto em quanto tempo cada uma delas acontece?
  • Por que será que elas acontecem?
  • Tem a ver com a Terra e com o Sol?
  • De que forma?

Materiais necessários para a aula: letra e vídeo da música “Vai e vem das estações” de grupo Palavra Cantada.

  • Letra: disponível emhttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6wpjQtyee7THkxPbhEktTZJFJseTWYa76ZcDXu2kHtwAuJ7U7FKXUBuhHacG/atividade-para-impressao-letra-da-musica-cie3-08tu05.pdf
  • Música: o vai e vem da estação - Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jlNoF8GEGWc - Acessado em 15 de setembro de 2018.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação da letra da música.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e retomem as hipóteses que levantaram durante o contexto. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Ainda em semicírculo, mostre um globo terrestre para a turma, questione sobre a forma da Terra, relembre o movimento de rotação e a formação dos dias e das noites. Chame a atenção para o eixo inclinado da Terra. Apague a luz. Acenda a lanterna ou a lâmpada e gire o globo terrestre. Pergunte o que acontece com a Terra durante o movimento de rotação.

Materiais necessários para a aula: globo terrestre e lanterna ou lâmpada.

Textos de apoio para o professor:

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os alunos façam duplas. Projete o slide e entregue uma bolinha de isopor espetada em um palito de churrasco para cada dupla. O palito deve estar espetado de forma inclinada para representar o eixo inclinado da Terra. Coloque uma lâmpada ou uma lanterna no meio da sala em cima de um banco. A lâmpada é melhor do que a lanterna porque emite luz em todas as direções.

Peça que os alunos levantem hipóteses de como a Terra pode se movimentar para que ela receba diferentes formas de luz para que as estações do ano sejam formadas.

Cada dupla deve ir até o centro da sala e demonstrar suas ideias. Cada dupla além de demonstrar deve explicar como pensou.

Apague a luz. Peça que as duplas se posicionem diante da lâmpada (lanterna) e que comecem a circular posicionando a bolinha da forma em que está no slide (inclinada). Cada dupla marca com uma bolinha de tinta onde a luz está batendo de forma mais direta (a parte mais iluminada), peça que deem una passos para a esquerda, inclinem o palito para o outro lado e marquem novamente. Peça que andem novamente e marquem. E mais uma vez e marquem. As duplas devem ter 4 marcações diferentes.

Materiais necessários para a aula: bolinhas de isopor e palitos de churrasco (1 para cada dupla), tintas, lanterna ou lâmpada e ficha para preencher.

Textos de apoio para o professor:

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Em duplas os alunos irão discutir e responder as questões que foram colocadas no quadro oralmente e, se houver tempo, podem realizá-las em uma ficha disponível para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zpcCvyKKmFWNVSBGV6aBgvKYVq2QZVpaZEh94k45Txju27XrTM6bDw8Gmg54/atividade-para-impressao-desenho-comparativo-cie3-08tu05.pdf

Depois da discussão, uma dupla deve trocar ideias com uma outra dupla e verificar se suas ideias mudaram com relação ao que haviam discutido antes. Oriente que observem as marcas nas bolinhas para ajudar a chegar às suas conclusões.

Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como as duplas e os grupos conseguem contribuir com os outros. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva. Indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a observação e com a discussão com os outros grupos. Retome as hipóteses iniciais que os alunos levantaram sobre a relação entre as estações do ano e o movimento da Terra, a questão disparadora e a observação que fizeram. Destaque o que os alunos aprenderam na aula. Peça que os alunos façam um desenho comparativo em seu caderno sobre o movimento de rotação e o de translação no seu caderno ilustrando o que aprenderam sobre esses movimentos. Atividade disponível para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z4ukJBenFxDVWkR4MpJKfVu2fbSvuBy6M7RFNWY32k2qXJmE7RcvE9j8s7rT/atividade-para-impressao-perguntas-para-responder-cie3-08tu05.pdf

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que conseguimos observar que a Terra não está parada no universo, ela se move. O movimento que ela faz em torno dela mesma faz com que enquanto uma parte dela está sendo iluminada pelo Sol, a outra não está. Esse movimento, portanto dá origem aos dias e às noites. Além desse movimento, a Terra gira em torno do Sol. O eixo da Terra é inclinado, por isso, enquanto uma parte da Terra recebe uma grande incidência solar, a outra não recebe. Nessa parte que recebe muito sol é verão e na outra é inverno. Esse movimento dura um ano. Peça que os alunos colem seus desenhos de conclusão no caderno.

Material complementar para o professor:

Vídeo: De onde vem: os dias e as noites? - Diponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U - acessado em 15 de setembro de 2018.

Vídeo: Estações do Ano - mais um efeito da translação - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aMT9MoVC8x8 - acessado em 18 de setembro de 2018.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: projetor, globo terrestre, lâmpada ou lanterna, bolas de isopor de tamanho médio, palitos de churrasco, tintas ou canetinhas.

Materiais de apoio:

https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244

Terra, Lua e Sol - Disponível em: https://www.sciencea-z.com/main/UnitResource/unit/27/earth-space-science/grades-k-2/earth-moon-and-sun - acessado em 15 de setembro de 2018.

Vídeo: De onde vem: os dias e as noites? - Diponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U - acessado em 15 de setembro de 2018.

Movimentos da Terra - Disponível em: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html - acessado em 15 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fazer uma investigação de como ocorrem as estações do ano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, projete o slide com a letra e mostre o vídeo da música “O vai e vem das estações” do grupo Palavra Cantada. Caso não consiga projetar o slide ou o vídeo pode imprimir a letra da música ou copiá-la no quadro. Pergunte:

  • Quais as estações do ano que aparecem na música?
  • Quais as características de cada uma?
  • De quanto em quanto tempo cada uma delas acontece?
  • Por que será que elas acontecem?
  • Tem a ver com a Terra e com o Sol?
  • De que forma?

Materiais necessários para a aula: letra e vídeo da música “Vai e vem das estações” de grupo Palavra Cantada.

  • Letra: disponível emhttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6wpjQtyee7THkxPbhEktTZJFJseTWYa76ZcDXu2kHtwAuJ7U7FKXUBuhHacG/atividade-para-impressao-letra-da-musica-cie3-08tu05.pdf
  • Música: o vai e vem da estação - Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jlNoF8GEGWc - Acessado em 15 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação da letra da música.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e retomem as hipóteses que levantaram durante o contexto. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Ainda em semicírculo, mostre um globo terrestre para a turma, questione sobre a forma da Terra, relembre o movimento de rotação e a formação dos dias e das noites. Chame a atenção para o eixo inclinado da Terra. Apague a luz. Acenda a lanterna ou a lâmpada e gire o globo terrestre. Pergunte o que acontece com a Terra durante o movimento de rotação.

Materiais necessários para a aula: globo terrestre e lanterna ou lâmpada.

Textos de apoio para o professor:

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os alunos façam duplas. Projete o slide e entregue uma bolinha de isopor espetada em um palito de churrasco para cada dupla. O palito deve estar espetado de forma inclinada para representar o eixo inclinado da Terra. Coloque uma lâmpada ou uma lanterna no meio da sala em cima de um banco. A lâmpada é melhor do que a lanterna porque emite luz em todas as direções.

Peça que os alunos levantem hipóteses de como a Terra pode se movimentar para que ela receba diferentes formas de luz para que as estações do ano sejam formadas.

Cada dupla deve ir até o centro da sala e demonstrar suas ideias. Cada dupla além de demonstrar deve explicar como pensou.

Apague a luz. Peça que as duplas se posicionem diante da lâmpada (lanterna) e que comecem a circular posicionando a bolinha da forma em que está no slide (inclinada). Cada dupla marca com uma bolinha de tinta onde a luz está batendo de forma mais direta (a parte mais iluminada), peça que deem una passos para a esquerda, inclinem o palito para o outro lado e marquem novamente. Peça que andem novamente e marquem. E mais uma vez e marquem. As duplas devem ter 4 marcações diferentes.

Materiais necessários para a aula: bolinhas de isopor e palitos de churrasco (1 para cada dupla), tintas, lanterna ou lâmpada e ficha para preencher.

Textos de apoio para o professor:

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Orientações: Em duplas os alunos irão discutir e responder as questões que foram colocadas no quadro oralmente e, se houver tempo, podem realizá-las em uma ficha disponível para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zpcCvyKKmFWNVSBGV6aBgvKYVq2QZVpaZEh94k45Txju27XrTM6bDw8Gmg54/atividade-para-impressao-desenho-comparativo-cie3-08tu05.pdf

Depois da discussão, uma dupla deve trocar ideias com uma outra dupla e verificar se suas ideias mudaram com relação ao que haviam discutido antes. Oriente que observem as marcas nas bolinhas para ajudar a chegar às suas conclusões.

Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como as duplas e os grupos conseguem contribuir com os outros. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva. Indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a observação e com a discussão com os outros grupos. Retome as hipóteses iniciais que os alunos levantaram sobre a relação entre as estações do ano e o movimento da Terra, a questão disparadora e a observação que fizeram. Destaque o que os alunos aprenderam na aula. Peça que os alunos façam um desenho comparativo em seu caderno sobre o movimento de rotação e o de translação no seu caderno ilustrando o que aprenderam sobre esses movimentos. Atividade disponível para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z4ukJBenFxDVWkR4MpJKfVu2fbSvuBy6M7RFNWY32k2qXJmE7RcvE9j8s7rT/atividade-para-impressao-perguntas-para-responder-cie3-08tu05.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que conseguimos observar que a Terra não está parada no universo, ela se move. O movimento que ela faz em torno dela mesma faz com que enquanto uma parte dela está sendo iluminada pelo Sol, a outra não está. Esse movimento, portanto dá origem aos dias e às noites. Além desse movimento, a Terra gira em torno do Sol. O eixo da Terra é inclinado, por isso, enquanto uma parte da Terra recebe uma grande incidência solar, a outra não recebe. Nessa parte que recebe muito sol é verão e na outra é inverno. Esse movimento dura um ano. Peça que os alunos colem seus desenhos de conclusão no caderno.

Material complementar para o professor:

Vídeo: De onde vem: os dias e as noites? - Diponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U - acessado em 15 de setembro de 2018.

Vídeo: Estações do Ano - mais um efeito da translação - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aMT9MoVC8x8 - acessado em 18 de setembro de 2018.

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