13543
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformações de energia no cotidiano

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre apresentação de diferentes tipos de energia presentes em equipamentos de uso cotidiano, bem como as suas transformações.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Denise Vieira Miranda Silva

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre esta aula 2. Título da aula 3. CONTEXTO 4. QUESTÃO DISPARADORA 5. MÃO NA MASSA 6. SISTEMATIZAÇÃO Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: No decorrer desta aula, serão apresentados tipos de energia, bem como as transformações de energia observadas durante a operação de equipamentos domésticos. Durante essa aula, serão abordados temas relacionados à habilidade da BNCC EF08CI03.

Materiais necessários para a aula: Cada grupo deve dispor de: um baralho contendo 40 cartas e roteiro de instruções para o jogo.

Link para instruções do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nbW55x8NQcU4SMEsBdDZSF62mc58TDhJxWjbecpd365v9Wua29gQq6Z5P8nP/roteiro-de-atividade.pdf

Cartas do “jogo da energia”: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NAd9abTYXEXBK5SBaHNUQv8av736jEjJJnrF2sPgwf2NuNKAme5Myv96hXH3/atividade-para-impressao-cartas-do-jogo-cie8-03me04.pdf

Materiais de apoio:

  • Site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), disponível em http://www.aneel.gov.br/;
  • Artigo: “ENERGIA, SUAS FORMAS E TRANSFORMAÇÕES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA POR MEIO DE MATERIAL NÃO-FORMAL”, disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/121209/silva_hsg_tcc_rcla.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que a energia pode ser convertida a diferentes formas, situação que pode ser observada em equipamentos de uso cotidiano.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a imagem da casa e realize a leitura da pergunta proposta no slide. Permita uma breve conversa com os alunos a respeito do tema, durante a qual os alunos compartilharão suas experiências.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem seus conhecimentos a respeito do tema e levantem hipóteses sobre o mesmo. Não se preocupe em responder as dúvidas nesse momento, mas sim em estimulá-los a pensarem sobre o tema.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Separe os alunos em grupos de 5 membros cada. Peça para que elejam um leitor para as instruções do jogo e, em seguida, entregue o material. Cada grupo deve dispor de: um baralho contendo 40 cartas e roteiro de instruções para o jogo.

Peça para que os alunos realizem a conferência dos materiais recebidos. Em seguida, inicie o jogo. Será vencedor o aluno que possuir o menor número de cartas ao fim de tempo previamente determinado.

Link para instruções do jogo: https://drive.google.com/file/d/1ZQ6svpULkONfZrWv5IwMtrqw6QEwphzr/view?usp=sharing

Cartas do “jogo da energia”: https://drive.google.com/file/d/1R-SM9DdAxUzW5w58aEzbvniCN2IEYlF2/view?usp=sharing

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Faça a leitura do texto inicial do slide e em seguida apresente a imagem do circuito elétrico, explicando que a energia contida nas pilhas propicia a geração de energia elétrica, que é utilizada para a gerar energia luminosa. Tais transformações são observadas nos demais equipamentos elétricos de uso doméstico abordados durante a aula nas etapas de contexto e mão na massa.

Em seguida, permita que os alunos compartilhem seus saberes prévios e os saberes adquiridos ao longo da aula acerca das transformações de energia observadas em alguns dos equipamentos elétricos anteriormente referidos. Insira durante a mediação do bate-papo termos relacionados a diferentes formas de energia, como “TÉRMICA”, “LUMINOSA”, “MECÂNICA”, “POTENCIAL”, dentre outras que julgar pertinente.

Para saber mais a respeito do assunto e obter mais informações a respeito das transformações suprarreferidas, consulte os links apresentados no slide inicial.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: No decorrer desta aula, serão apresentados tipos de energia, bem como as transformações de energia observadas durante a operação de equipamentos domésticos. Durante essa aula, serão abordados temas relacionados à habilidade da BNCC EF08CI03.

Materiais necessários para a aula: Cada grupo deve dispor de: um baralho contendo 40 cartas e roteiro de instruções para o jogo.

Link para instruções do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nbW55x8NQcU4SMEsBdDZSF62mc58TDhJxWjbecpd365v9Wua29gQq6Z5P8nP/roteiro-de-atividade.pdf

Cartas do “jogo da energia”: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NAd9abTYXEXBK5SBaHNUQv8av736jEjJJnrF2sPgwf2NuNKAme5Myv96hXH3/atividade-para-impressao-cartas-do-jogo-cie8-03me04.pdf

Materiais de apoio:

  • Site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), disponível em http://www.aneel.gov.br/;
  • Artigo: “ENERGIA, SUAS FORMAS E TRANSFORMAÇÕES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA POR MEIO DE MATERIAL NÃO-FORMAL”, disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/121209/silva_hsg_tcc_rcla.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que a energia pode ser convertida a diferentes formas, situação que pode ser observada em equipamentos de uso cotidiano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a imagem da casa e realize a leitura da pergunta proposta no slide. Permita uma breve conversa com os alunos a respeito do tema, durante a qual os alunos compartilharão suas experiências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem seus conhecimentos a respeito do tema e levantem hipóteses sobre o mesmo. Não se preocupe em responder as dúvidas nesse momento, mas sim em estimulá-los a pensarem sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Separe os alunos em grupos de 5 membros cada. Peça para que elejam um leitor para as instruções do jogo e, em seguida, entregue o material. Cada grupo deve dispor de: um baralho contendo 40 cartas e roteiro de instruções para o jogo.

Peça para que os alunos realizem a conferência dos materiais recebidos. Em seguida, inicie o jogo. Será vencedor o aluno que possuir o menor número de cartas ao fim de tempo previamente determinado.

Link para instruções do jogo: https://drive.google.com/file/d/1ZQ6svpULkONfZrWv5IwMtrqw6QEwphzr/view?usp=sharing

Cartas do “jogo da energia”: https://drive.google.com/file/d/1R-SM9DdAxUzW5w58aEzbvniCN2IEYlF2/view?usp=sharing

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Faça a leitura do texto inicial do slide e em seguida apresente a imagem do circuito elétrico, explicando que a energia contida nas pilhas propicia a geração de energia elétrica, que é utilizada para a gerar energia luminosa. Tais transformações são observadas nos demais equipamentos elétricos de uso doméstico abordados durante a aula nas etapas de contexto e mão na massa.

Em seguida, permita que os alunos compartilhem seus saberes prévios e os saberes adquiridos ao longo da aula acerca das transformações de energia observadas em alguns dos equipamentos elétricos anteriormente referidos. Insira durante a mediação do bate-papo termos relacionados a diferentes formas de energia, como “TÉRMICA”, “LUMINOSA”, “MECÂNICA”, “POTENCIAL”, dentre outras que julgar pertinente.

Para saber mais a respeito do assunto e obter mais informações a respeito das transformações suprarreferidas, consulte os links apresentados no slide inicial.

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    ROTEIRO DE ATIVIDADE PRÁTICA: JOGO DA ENERGIA

  • Documento

    Atividade para impressão - Cartas do jogo

  • Documento

    CARTAS DO JOGO DA ENERGIA


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Transformações da energia elétrica

AULA 02

Energia Térmica: Temperatura e calor

AULA 03

Gerando Energia Elétrica

AULA 05

A Energia elétrica se transforma

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes e Tipos de Energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes de geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O caminho da energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Energia que vem do Sol

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Energia Alternativa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Circuitos Elétricos Aberto

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes de energias renováveis

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Circuito Elétrico Fechado

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Grandeza e unidade de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Levantamento de consumo de energia elétrica residencial

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da comunidade

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usinas hidrelétricas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usina eólica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usina nuclear

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes de energias não renováveis

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Circuito elétrico

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Energia Térmica: Temperatura e calor

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Matrizes energética e elétrica brasileiras e mundiais

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usina termelétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação de energia elétrica em energia luminosa

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fontes e Tipos de Energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fontes de geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

O caminho da energia elétrica

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Adolescência: o que está acontecendo comigo?

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sistema reprodutor feminino

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência e suas consequências

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência: responsabilidade compartilhada

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sexualidade e respeito

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Dimensões da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Terra e Universo

O brilho da Lua e suas fases

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Propagação de calor por convecção térmica

8º ano / Ciências / Terra e Universo

O Calor Específico das Substâncias

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Mudanças do clima local

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ciclo menstrual

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Diversidades da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Aquecimento global: vamos falar de permafrost?

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia que vem do Sol

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia Alternativa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como o sistema endócrino se relaciona com o sistema reprodutor

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as doenças sexualmente transmissíveis (DST)

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ser adolescente: sexualidade, puberdade e adolescência

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI03 da BNCC

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia Térmica: Temperatura e calor

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações da energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações de energia no cotidiano

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Gerando Energia Elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

A Energia elétrica se transforma

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann