Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: No decorrer desta aula, serão apresentados tipos de energia, bem como as transformações de energia observadas durante a operação de equipamentos domésticos. Durante essa aula, serão abordados temas relacionados à habilidade da BNCC EF08CI03.
Materiais necessários para a aula: Cada grupo deve dispor de: um baralho contendo 40 cartas e roteiro de instruções para o jogo.
Link para instruções do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nbW55x8NQcU4SMEsBdDZSF62mc58TDhJxWjbecpd365v9Wua29gQq6Z5P8nP/roteiro-de-atividade.pdf
Cartas do “jogo da energia”: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NAd9abTYXEXBK5SBaHNUQv8av736jEjJJnrF2sPgwf2NuNKAme5Myv96hXH3/atividade-para-impressao-cartas-do-jogo-cie8-03me04.pdf
Materiais de apoio:
- Site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), disponível em http://www.aneel.gov.br/;
- Artigo: “ENERGIA, SUAS FORMAS E TRANSFORMAÇÕES: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA POR MEIO DE MATERIAL NÃO-FORMAL”, disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/121209/silva_hsg_tcc_rcla.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que a energia pode ser convertida a diferentes formas, situação que pode ser observada em equipamentos de uso cotidiano.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente a imagem da casa e realize a leitura da pergunta proposta no slide. Permita uma breve conversa com os alunos a respeito do tema, durante a qual os alunos compartilharão suas experiências.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem seus conhecimentos a respeito do tema e levantem hipóteses sobre o mesmo. Não se preocupe em responder as dúvidas nesse momento, mas sim em estimulá-los a pensarem sobre o tema.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Separe os alunos em grupos de 5 membros cada. Peça para que elejam um leitor para as instruções do jogo e, em seguida, entregue o material. Cada grupo deve dispor de: um baralho contendo 40 cartas e roteiro de instruções para o jogo.
Peça para que os alunos realizem a conferência dos materiais recebidos. Em seguida, inicie o jogo. Será vencedor o aluno que possuir o menor número de cartas ao fim de tempo previamente determinado.
Link para instruções do jogo: https://drive.google.com/file/d/1ZQ6svpULkONfZrWv5IwMtrqw6QEwphzr/view?usp=sharing
Cartas do “jogo da energia”: https://drive.google.com/file/d/1R-SM9DdAxUzW5w58aEzbvniCN2IEYlF2/view?usp=sharing
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Faça a leitura do texto inicial do slide e em seguida apresente a imagem do circuito elétrico, explicando que a energia contida nas pilhas propicia a geração de energia elétrica, que é utilizada para a gerar energia luminosa. Tais transformações são observadas nos demais equipamentos elétricos de uso doméstico abordados durante a aula nas etapas de contexto e mão na massa.
Em seguida, permita que os alunos compartilhem seus saberes prévios e os saberes adquiridos ao longo da aula acerca das transformações de energia observadas em alguns dos equipamentos elétricos anteriormente referidos. Insira durante a mediação do bate-papo termos relacionados a diferentes formas de energia, como “TÉRMICA”, “LUMINOSA”, “MECÂNICA”, “POTENCIAL”, dentre outras que julgar pertinente.
Para saber mais a respeito do assunto e obter mais informações a respeito das transformações suprarreferidas, consulte os links apresentados no slide inicial.