13543
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformações de energia no cotidiano

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre apresentação de diferentes tipos de energia presentes em equipamentos de uso cotidiano, bem como as suas transformações.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Denise Vieira Miranda Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: No decorrer desta aula, serão apresentados tipos de energia, bem como as transformações de energia observadas durante a operação de equipamentos domésticos. Durante essa aula, serão abordados temas relacionados à habilidade da BNCC EF08CI03.

Materiais necessários para a aula: Cada grupo deve dispor de: um baralho contendo 40 cartas e roteiro de instruções para o jogo.

Link para instruções do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nbW55x8NQcU4SMEsBdDZSF62mc58TDhJxWjbecpd365v9Wua29gQq6Z5P8nP/roteiro-de-atividade.pdf

Cartas do “jogo da energia”: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NAd9abTYXEXBK5SBaHNUQv8av736jEjJJnrF2sPgwf2NuNKAme5Myv96hXH3/atividade-para-impressao-cartas-do-jogo-cie8-03me04.pdf

Materiais de apoio:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que a energia pode ser convertida a diferentes formas, situação que pode ser observada em equipamentos de uso cotidiano.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a imagem da casa e realize a leitura da pergunta proposta no slide. Permita uma breve conversa com os alunos a respeito do tema, durante a qual os alunos compartilharão suas experiências.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem seus conhecimentos a respeito do tema e levantem hipóteses sobre o mesmo. Não se preocupe em responder as dúvidas nesse momento, mas sim em estimulá-los a pensarem sobre o tema.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Separe os alunos em grupos de 5 membros cada. Peça para que elejam um leitor para as instruções do jogo e, em seguida, entregue o material. Cada grupo deve dispor de: um baralho contendo 40 cartas e roteiro de instruções para o jogo.

Peça para que os alunos realizem a conferência dos materiais recebidos. Em seguida, inicie o jogo. Será vencedor o aluno que possuir o menor número de cartas ao fim de tempo previamente determinado.

Link para instruções do jogo: https://drive.google.com/file/d/1ZQ6svpULkONfZrWv5IwMtrqw6QEwphzr/view?usp=sharing

Cartas do “jogo da energia”: https://drive.google.com/file/d/1R-SM9DdAxUzW5w58aEzbvniCN2IEYlF2/view?usp=sharing

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Faça a leitura do texto inicial do slide e em seguida apresente a imagem do circuito elétrico, explicando que a energia contida nas pilhas propicia a geração de energia elétrica, que é utilizada para a gerar energia luminosa. Tais transformações são observadas nos demais equipamentos elétricos de uso doméstico abordados durante a aula nas etapas de contexto e mão na massa.

Em seguida, permita que os alunos compartilhem seus saberes prévios e os saberes adquiridos ao longo da aula acerca das transformações de energia observadas em alguns dos equipamentos elétricos anteriormente referidos. Insira durante a mediação do bate-papo termos relacionados a diferentes formas de energia, como “TÉRMICA”, “LUMINOSA”, “MECÂNICA”, “POTENCIAL”, dentre outras que julgar pertinente.

Para saber mais a respeito do assunto e obter mais informações a respeito das transformações suprarreferidas, consulte os links apresentados no slide inicial.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: No decorrer desta aula, serão apresentados tipos de energia, bem como as transformações de energia observadas durante a operação de equipamentos domésticos. Durante essa aula, serão abordados temas relacionados à habilidade da BNCC EF08CI03.

Materiais necessários para a aula: Cada grupo deve dispor de: um baralho contendo 40 cartas e roteiro de instruções para o jogo.

Link para instruções do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nbW55x8NQcU4SMEsBdDZSF62mc58TDhJxWjbecpd365v9Wua29gQq6Z5P8nP/roteiro-de-atividade.pdf

Cartas do “jogo da energia”: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NAd9abTYXEXBK5SBaHNUQv8av736jEjJJnrF2sPgwf2NuNKAme5Myv96hXH3/atividade-para-impressao-cartas-do-jogo-cie8-03me04.pdf

Materiais de apoio:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que a energia pode ser convertida a diferentes formas, situação que pode ser observada em equipamentos de uso cotidiano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a imagem da casa e realize a leitura da pergunta proposta no slide. Permita uma breve conversa com os alunos a respeito do tema, durante a qual os alunos compartilharão suas experiências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem seus conhecimentos a respeito do tema e levantem hipóteses sobre o mesmo. Não se preocupe em responder as dúvidas nesse momento, mas sim em estimulá-los a pensarem sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Separe os alunos em grupos de 5 membros cada. Peça para que elejam um leitor para as instruções do jogo e, em seguida, entregue o material. Cada grupo deve dispor de: um baralho contendo 40 cartas e roteiro de instruções para o jogo.

Peça para que os alunos realizem a conferência dos materiais recebidos. Em seguida, inicie o jogo. Será vencedor o aluno que possuir o menor número de cartas ao fim de tempo previamente determinado.

Link para instruções do jogo: https://drive.google.com/file/d/1ZQ6svpULkONfZrWv5IwMtrqw6QEwphzr/view?usp=sharing

Cartas do “jogo da energia”: https://drive.google.com/file/d/1R-SM9DdAxUzW5w58aEzbvniCN2IEYlF2/view?usp=sharing

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Faça a leitura do texto inicial do slide e em seguida apresente a imagem do circuito elétrico, explicando que a energia contida nas pilhas propicia a geração de energia elétrica, que é utilizada para a gerar energia luminosa. Tais transformações são observadas nos demais equipamentos elétricos de uso doméstico abordados durante a aula nas etapas de contexto e mão na massa.

Em seguida, permita que os alunos compartilhem seus saberes prévios e os saberes adquiridos ao longo da aula acerca das transformações de energia observadas em alguns dos equipamentos elétricos anteriormente referidos. Insira durante a mediação do bate-papo termos relacionados a diferentes formas de energia, como “TÉRMICA”, “LUMINOSA”, “MECÂNICA”, “POTENCIAL”, dentre outras que julgar pertinente.

Para saber mais a respeito do assunto e obter mais informações a respeito das transformações suprarreferidas, consulte os links apresentados no slide inicial.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano