13542
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Conhecendo um dispositivo para registro de imagem

Plano de aula de Ciências com atividades para 5° ano do Ensino Fundamental sobre dispositivos de captura de imagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, site de criação de fórum, disponível aqui, ou Google Classroom, disponível aqui);
- Google Apresentações (disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência (Hangouts, disponível aqui, ou Zoom).

Contexto e questão disparadora
Lance a questão disparadora da aula:
- Como funciona a câmera fotográfica?

Permita que os alunos discorram livremente sobre o que compreendem do assunto, apresentem dúvidas e relatem vivências. É interessante que esse momento seja realizado sob o formato de videoconferência, para que a discussão fique mais dinâmica. Caso não seja viável, sugere-se o formato de fórum (em grupo de Whatsapp, site específico para fórum ou no próprio Google Classroom).

Mão na massa
Solicite que os alunos confeccionem uma câmara escura, seguindo as orientações do link disponível aqui. Após a confecção da câmara, eles devem gravar um vídeo curto (no máximo trinta segundos) explicando como ocorre o funcionamento da câmara escura e relacionando com o funcionamento da câmera fotográfica. Eles devem compartilhar o vídeo com todos os alunos e com você.

Sistematização
Após todos os alunos assistirem aos vídeos uns dos outros, conversem sobre o que observaram nos vídeos e produzam um texto coletivo, com sua mediação, que responda à questão disparadora da aula.

Convite às famílias
Os familiares podem contribuir com a produção da câmara escura, coletando material e orientando a execução do projeto.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_11T&U03

(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas