13542
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Conhecendo um dispositivo para registro de imagem

Plano de aula de Ciências com atividades para 5° ano do Ensino Fundamental sobre dispositivos de captura de imagem

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será proposta a construção de um protótipo de máquina fotográfica ou de um objeto similar que proponha o registro de uma imagem.

Esta é a terceira aula de uma sequência de aulas que abordará a investigação de instrumentos óticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_11TU01 e CIE5_11TU02. Posteriormente, as aulas CIE5_11TU04 e CIE5_11TU05.

Materiais necessários para a aula:

Materiais para para realização do Mão na massa (construção de uma câmara escura)

Material de impressão deste plano, que você pode acessar aqui;

Cartolina preta;

Caixa de encomenda (aproximadamente 26cmX18cmX8cm);

Fita preta;

Papel vegetal;

Lupa (será utilizada somente a lente).

Caso queira se apropriar de mais informações sobre como construir uma câmara escura, utilize o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=yZlt8VgjKdc

Caso queira se aprofundar no assunto, utilize os links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Xt3Cdq0qOns

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/maquina-fotografica.htm

https://www.infoescola.com/fotografia/camara-escura/

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/registro-imagens-filmes-fotograficos.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com os alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos. Por exemplo:

  • O que vocês imaginam que são dispositivos de registros de imagem?
  • Vocês conhecem algum?
  • Saberiam dizer como eles funcionam?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • O que vocês entendem da primeira imagem?
  • O que vocês entendem das imagens imagem?
  • Quais são as semelhanças?
  • Quais são as diferenças?
  • O que as pessoas pretendem fazer?
  • Vocês conhecem o objeto utilizado pelas pessoas?
  • Para que serve?

Oriente e medeie a discussão de forma que o registro da imagem/paisagem fique evidenciado.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Como a câmera fotográfica capta as imagens?
  • O que será que tem nas máquinas que nos permite registrar um momento?
  • Conseguimos enxergar seus detalhes?
  • Vocês conhecem algo que não conseguimos enxergar?
  • O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Inicie a atividade apresentando o slide. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro.

Divida a turma em cinco grupos e entregue a cada um os seguintes materiais: 1 cartolina preta, 1 caixa de papelão (aproximadamente 26cmX18cmX8cm), fita preta, papel vegetal e a lente retirada de uma lupa. Instruções para a construção da câmara.

Oriente para que cada um construa um protótipo de um objeto de registro de imagens semelhante a uma máquina fotográfica utilizando os princípios da câmara escura, seguindo as instruções que receberam junto com o material.

Reserve 25 minutos para essa parte da atividade. Vá observando e mediando as construções, mas deixe que os alunos construam da forma que preferirem, que criem hipóteses e façam tentativas. Se possível, registre as hipóteses dos alunos.

Assim que os modelos estiverem prontos, oriente cada grupo a apresentar o que construiu e ir completando os próprios trabalhos com informações oferecidas pelos outros grupos.

Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, questione os alunos: (reserve 5 minutos para a parte final da atividade)

  • O que vocês observaram na construção do objeto?
  • Quais elementos eram necessários?
  • Qual a função da lente?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos:

  • Como estava a imagem que vocês observaram?

Recorrendo à imagem do slide, oriente-os a observar com atenção e perceber por que a imagem se apresenta invertida.

Após mostrar a imagem e ouvir as reflexões dos alunos, explique que os raios de luz entram na câmera, se cruzam e isso faz com que a imagem se forme invertida – debaixo pra cima e da direita pra esquerda, como eles observaram no protótipo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Continue a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Qual a função da lente para a formação da imagem?
  • Como vocês imaginam que a imagem é registrada?

Neste momento, é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes utilizadas nos objetos. Porém, esse assunto é melhor trabalhado na aula CIE5_11TU04, na qual o aprofundamento, a aplicação e as diferenças sobre essas lentes e seu uso serão abordados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será proposta a construção de um protótipo de máquina fotográfica ou de um objeto similar que proponha o registro de uma imagem.

Esta é a terceira aula de uma sequência de aulas que abordará a investigação de instrumentos óticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_11TU01 e CIE5_11TU02. Posteriormente, as aulas CIE5_11TU04 e CIE5_11TU05.

Materiais necessários para a aula:

Materiais para para realização do Mão na massa (construção de uma câmara escura)

Material de impressão deste plano, que você pode acessar aqui;

Cartolina preta;

Caixa de encomenda (aproximadamente 26cmX18cmX8cm);

Fita preta;

Papel vegetal;

Lupa (será utilizada somente a lente).

Caso queira se apropriar de mais informações sobre como construir uma câmara escura, utilize o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=yZlt8VgjKdc

Caso queira se aprofundar no assunto, utilize os links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Xt3Cdq0qOns

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/maquina-fotografica.htm

https://www.infoescola.com/fotografia/camara-escura/

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/registro-imagens-filmes-fotograficos.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com os alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos. Por exemplo:

  • O que vocês imaginam que são dispositivos de registros de imagem?
  • Vocês conhecem algum?
  • Saberiam dizer como eles funcionam?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • O que vocês entendem da primeira imagem?
  • O que vocês entendem das imagens imagem?
  • Quais são as semelhanças?
  • Quais são as diferenças?
  • O que as pessoas pretendem fazer?
  • Vocês conhecem o objeto utilizado pelas pessoas?
  • Para que serve?

Oriente e medeie a discussão de forma que o registro da imagem/paisagem fique evidenciado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Como a câmera fotográfica capta as imagens?
  • O que será que tem nas máquinas que nos permite registrar um momento?
  • Conseguimos enxergar seus detalhes?
  • Vocês conhecem algo que não conseguimos enxergar?
  • O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Inicie a atividade apresentando o slide. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro.

Divida a turma em cinco grupos e entregue a cada um os seguintes materiais: 1 cartolina preta, 1 caixa de papelão (aproximadamente 26cmX18cmX8cm), fita preta, papel vegetal e a lente retirada de uma lupa. Instruções para a construção da câmara.

Oriente para que cada um construa um protótipo de um objeto de registro de imagens semelhante a uma máquina fotográfica utilizando os princípios da câmara escura, seguindo as instruções que receberam junto com o material.

Reserve 25 minutos para essa parte da atividade. Vá observando e mediando as construções, mas deixe que os alunos construam da forma que preferirem, que criem hipóteses e façam tentativas. Se possível, registre as hipóteses dos alunos.

Assim que os modelos estiverem prontos, oriente cada grupo a apresentar o que construiu e ir completando os próprios trabalhos com informações oferecidas pelos outros grupos.

Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, questione os alunos: (reserve 5 minutos para a parte final da atividade)

  • O que vocês observaram na construção do objeto?
  • Quais elementos eram necessários?
  • Qual a função da lente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide, retome a questão disparadora e questione os alunos:

  • Como estava a imagem que vocês observaram?

Recorrendo à imagem do slide, oriente-os a observar com atenção e perceber por que a imagem se apresenta invertida.

Após mostrar a imagem e ouvir as reflexões dos alunos, explique que os raios de luz entram na câmera, se cruzam e isso faz com que a imagem se forme invertida – debaixo pra cima e da direita pra esquerda, como eles observaram no protótipo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Continue a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Qual a função da lente para a formação da imagem?
  • Como vocês imaginam que a imagem é registrada?

Neste momento, é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes utilizadas nos objetos. Porém, esse assunto é melhor trabalhado na aula CIE5_11TU04, na qual o aprofundamento, a aplicação e as diferenças sobre essas lentes e seu uso serão abordados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano