13540
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformações da energia elétrica

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre reconhecimento das transformações de energia elétrica em energias aplicáveis do cotidiano.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Buffon

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou lousa digital, quadro e materiais de escritório.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão analisar e buscar em equipamentos eletrônicos presentes no dia-a-dia o efeito de transformação da energia elétrica em outros tipos de energia.

Material de apoio:

http://www.if.usp.br/gref/eletro/eletro1.pdf

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: O contexto deste plano traz uma questão em seu topo e uma série de imagens que, de alguma forma, envolvem o tema central desta aula: Energia elétrica e suas transformações. A questão os desafia a identificar em quais imagens é possível relacionar, de alguma maneira, a energia elétrica. A resposta mai adequada é que em todas as imagens ela se manifesta. Reserve um tempo e abra esta questão para discussão no grande grupo, ouça as opiniões e fique atento aos comentários que surgirão. Caso não seja possível projetar este slide, imprima as imagens ou traga alguns objetos que possam representar as transformações de energia.

Após este momento, lance à turma o seguinte questionamento: E como reconhecer a energia elétrica em cada um destes utensílios? - A ideia é que eles comecem a se questionar acerca das transformações de energia, que reparem que em todos estes exemplos a energia elétrica é a fonte geradora, mas que cada equipamento converte esta energia de entrada em alguma outra de saída, conforme o seu objetivo de uso. Computador - luminosa, sonora e química; celular - luminosa, sonora e química; Luzes da cidade - luminosa; Caixa de Som - Sonora; Aspirador de pó - mecânica; Liquidificador - mecânica; Você também pode citar alguns outros exemplos como o microondas que converte a energia elétrica em energia térmica.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora deste slide para a turma. Após o desenrolar do contexto é previsível que os educandos percebam a energia elétrica como fonte que se converte em diversos outros tipos de energia que são de extrema importância durante o dia-a-dia. O desafio a ser lançado é que sejam capazes de reconhecer estas transformações e classificar os equipamentos conforme a energia e sua utilidade.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Esta atividade se divide em dois momentos principais, o primeiro solicite que os educandos listem os equipamentos eletrônicos que possuem em suas casas e que tentem identificar em qual energia a elétrica está sendo convertida. Reserve 5 minutos para este momento.

Após a listarem os equipamentos, peça que construam um texto com as palavras-chave apresentadas neste slide citando como exemplos os utensílios reconhecidos anteriormente e suas respectivas transformações de energia. Reserve 15 minutos para esta etapa.

Por fim, reserve os últimos 8 minutos para que alguns educandos leiam os textos construídos para a turma e abra para discussão os conceitos que forem surgindo durante as leituras. Sugiro que recolha estes textos e os analise com calma para que, se houver disponibilidade de tempo, em outra aula seja possível retomar estas produções e discutir as ideias apresentadas.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o momento reservado para a discussão dos textos e das ideias levantadas durante o período que compreende esta aula, construa esta tabela no quadro negro ou apresente este slide. Peça que os educandos copiem a tabela e as orientações em seus cadernos e, em conjunto, completem o quadro.

Para preenchê-lo leia o enunciado deste slide e oriente a turma que os espaços em branco devem ser ocupados por equipamentos que representam a transformação de energia elétrica na energia correspondente a cada linha. Se surgir mais do que um equipamento para cada espaço não hesite em acrescentá-los.

Sugestão de gabarito:

Energia Elétrica - Transformador de voltagem;

Energia Luminosa - Lâmpada;

Energia Sonora - Televisor

Energia Mecânica - Batedeira

Energia Térmica - Cafeteira

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou lousa digital, quadro e materiais de escritório.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão analisar e buscar em equipamentos eletrônicos presentes no dia-a-dia o efeito de transformação da energia elétrica em outros tipos de energia.

Material de apoio:

http://www.if.usp.br/gref/eletro/eletro1.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: O contexto deste plano traz uma questão em seu topo e uma série de imagens que, de alguma forma, envolvem o tema central desta aula: Energia elétrica e suas transformações. A questão os desafia a identificar em quais imagens é possível relacionar, de alguma maneira, a energia elétrica. A resposta mai adequada é que em todas as imagens ela se manifesta. Reserve um tempo e abra esta questão para discussão no grande grupo, ouça as opiniões e fique atento aos comentários que surgirão. Caso não seja possível projetar este slide, imprima as imagens ou traga alguns objetos que possam representar as transformações de energia.

Após este momento, lance à turma o seguinte questionamento: E como reconhecer a energia elétrica em cada um destes utensílios? - A ideia é que eles comecem a se questionar acerca das transformações de energia, que reparem que em todos estes exemplos a energia elétrica é a fonte geradora, mas que cada equipamento converte esta energia de entrada em alguma outra de saída, conforme o seu objetivo de uso. Computador - luminosa, sonora e química; celular - luminosa, sonora e química; Luzes da cidade - luminosa; Caixa de Som - Sonora; Aspirador de pó - mecânica; Liquidificador - mecânica; Você também pode citar alguns outros exemplos como o microondas que converte a energia elétrica em energia térmica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora deste slide para a turma. Após o desenrolar do contexto é previsível que os educandos percebam a energia elétrica como fonte que se converte em diversos outros tipos de energia que são de extrema importância durante o dia-a-dia. O desafio a ser lançado é que sejam capazes de reconhecer estas transformações e classificar os equipamentos conforme a energia e sua utilidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Esta atividade se divide em dois momentos principais, o primeiro solicite que os educandos listem os equipamentos eletrônicos que possuem em suas casas e que tentem identificar em qual energia a elétrica está sendo convertida. Reserve 5 minutos para este momento.

Após a listarem os equipamentos, peça que construam um texto com as palavras-chave apresentadas neste slide citando como exemplos os utensílios reconhecidos anteriormente e suas respectivas transformações de energia. Reserve 15 minutos para esta etapa.

Por fim, reserve os últimos 8 minutos para que alguns educandos leiam os textos construídos para a turma e abra para discussão os conceitos que forem surgindo durante as leituras. Sugiro que recolha estes textos e os analise com calma para que, se houver disponibilidade de tempo, em outra aula seja possível retomar estas produções e discutir as ideias apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o momento reservado para a discussão dos textos e das ideias levantadas durante o período que compreende esta aula, construa esta tabela no quadro negro ou apresente este slide. Peça que os educandos copiem a tabela e as orientações em seus cadernos e, em conjunto, completem o quadro.

Para preenchê-lo leia o enunciado deste slide e oriente a turma que os espaços em branco devem ser ocupados por equipamentos que representam a transformação de energia elétrica na energia correspondente a cada linha. Se surgir mais do que um equipamento para cada espaço não hesite em acrescentá-los.

Sugestão de gabarito:

Energia Elétrica - Transformador de voltagem;

Energia Luminosa - Lâmpada;

Energia Sonora - Televisor

Energia Mecânica - Batedeira

Energia Térmica - Cafeteira

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano