13538
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Conhecendo os objetos de ampliação

Plano de aula de Ciências com atividades para 5° ano do Ensino Fundamental sobre instrumentos para ampliação

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será proposta a construção de um protótipo de microscópio ou de um objeto similar que proponha a observação ampliada de um objeto. Esta é a segunda aula de uma sequência de aulas que abordarão a investigação de instrumentos óticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente a aula CIE5_11TU01 e posteriores as aulas CIE5_11TU03, CIE5_11TU04 e CIE5_11TU05.

Materiais necessários para a aula: Diversos materiais de sua preferência para para realização do Mão na massa (construção de um protótipo). Exemplos: copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina e rolos de papel higiênico.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

  • É possível observar algo que seja muito pequeno com facilidade?
  • Vocês conhecem algum objeto que seja tão pequenino que dificulte a nossa observação?
  • Qual objeto menor que vocês já viram?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Vocês reconhecem essas imagens?
  • O que são cada uma delas?
  • Qual semelhança entre elas?
  • Conseguimos enxergá-las a olho nu com a mesma nitidez que estamos vendo na fotografia?
  • O que vocês imaginam que seja necessário para que consigamos enxergá-las dessa forma?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Como é possível ver coisas que são bem pequenas, ou até mesmo nem enxergamos?
  • Conseguimos enxergar seus detalhes?
  • Vocês conhecem algo que não conseguimos enxergar?
  • O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete a imagem: foto de um pergaminho escrito pelo detetive Bonifácio pedindo ajuda para construir algo que consiga observar as pistas pequenas do caso que ele precisa desvendar. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Como podemos analisar algo que é tão pequeno, assim como as pistas do detetive?
  • É possível ver outras coisas que não conseguimos enxergar a olho nu?
  • Como será que o detetive resolveu esse problema?

Posteriormente, divida a turma em 5 grupos e lance o desafio para que cada um construa um protótipo de algo que ajude o detetive a resolver seu problema.

Cada grupo receberá os seguintes materiais: um lápis, um pote com água e um arame. Reserve 15 minutos para essa parte da atividade. Vá observando e mediando as construções, mas deixe que os alunos construam da forma que preferirem, que criem hipóteses e façam tentativas. Se possível registre as hipóteses dos alunos. Após os grupos terminarem de construir seus protótipos, verifique com os grupos se as tentativas deram certo, o que eles pensaram, se conseguiram resolver o problema do detetive.

Após terminarem, reserve os 15 minutos finais para a construção da lupa de acordo com as orientaç;oes (http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt05.htm):

  • Faça uma argola enrolando o arame no lápis. É uma argola pequena, do diâmetro do lápis.
  • Mergulhe a argola na água de modo que a gota fique presa.
  • A água formará um tipo de lente de aumento.

Deixe que eles experimentem a “lente” construída olhando as letras de um livro e relatem o que estão observando.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Estes são exemplos de objetos que poderiam ter ajudado o detetive a desvendar o mistério. Vocês conhecem algum?
  • Quais semelhanças entre eles?
  • Quais diferenças?
  • Vocês construíram um protótipo parecido com algum deles?
  • O poderia ser melhorado no protótipo que vocês fizeram?
  • Vocês conhecem outros objetos que aumentam a imagem do que é observado?

Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes (convergentes e divergentes) utilizadas nos objetos de observação. Porém, esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU04 onde o aprofundamento, aplicação e diferenças sobre essas lentes e seu uso será abordado.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Continue a sistematização apresentando imagens tiradas do universo por telescópios. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Quais semelhanças estre as imagens?
  • Quais diferenças?

Posteriormente, finalize a sistematização concluindo com a turma a diferença do aumento de imagem do microscópio e da lupa.

Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso social desses objetos e suas colaborações para ciência. Porém, esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU05 onde o aprofundamento, aplicação e usos dos recursos de observação e ampliação.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será proposta a construção de um protótipo de microscópio ou de um objeto similar que proponha a observação ampliada de um objeto. Esta é a segunda aula de uma sequência de aulas que abordarão a investigação de instrumentos óticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente a aula CIE5_11TU01 e posteriores as aulas CIE5_11TU03, CIE5_11TU04 e CIE5_11TU05.

Materiais necessários para a aula: Diversos materiais de sua preferência para para realização do Mão na massa (construção de um protótipo). Exemplos: copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina e rolos de papel higiênico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

  • É possível observar algo que seja muito pequeno com facilidade?
  • Vocês conhecem algum objeto que seja tão pequenino que dificulte a nossa observação?
  • Qual objeto menor que vocês já viram?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Vocês reconhecem essas imagens?
  • O que são cada uma delas?
  • Qual semelhança entre elas?
  • Conseguimos enxergá-las a olho nu com a mesma nitidez que estamos vendo na fotografia?
  • O que vocês imaginam que seja necessário para que consigamos enxergá-las dessa forma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Como é possível ver coisas que são bem pequenas, ou até mesmo nem enxergamos?
  • Conseguimos enxergar seus detalhes?
  • Vocês conhecem algo que não conseguimos enxergar?
  • O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete a imagem: foto de um pergaminho escrito pelo detetive Bonifácio pedindo ajuda para construir algo que consiga observar as pistas pequenas do caso que ele precisa desvendar. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Como podemos analisar algo que é tão pequeno, assim como as pistas do detetive?
  • É possível ver outras coisas que não conseguimos enxergar a olho nu?
  • Como será que o detetive resolveu esse problema?

Posteriormente, divida a turma em 5 grupos e lance o desafio para que cada um construa um protótipo de algo que ajude o detetive a resolver seu problema.

Cada grupo receberá os seguintes materiais: um lápis, um pote com água e um arame. Reserve 15 minutos para essa parte da atividade. Vá observando e mediando as construções, mas deixe que os alunos construam da forma que preferirem, que criem hipóteses e façam tentativas. Se possível registre as hipóteses dos alunos. Após os grupos terminarem de construir seus protótipos, verifique com os grupos se as tentativas deram certo, o que eles pensaram, se conseguiram resolver o problema do detetive.

Após terminarem, reserve os 15 minutos finais para a construção da lupa de acordo com as orientaç;oes (http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt05.htm):

  • Faça uma argola enrolando o arame no lápis. É uma argola pequena, do diâmetro do lápis.
  • Mergulhe a argola na água de modo que a gota fique presa.
  • A água formará um tipo de lente de aumento.

Deixe que eles experimentem a “lente” construída olhando as letras de um livro e relatem o que estão observando.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Estes são exemplos de objetos que poderiam ter ajudado o detetive a desvendar o mistério. Vocês conhecem algum?
  • Quais semelhanças entre eles?
  • Quais diferenças?
  • Vocês construíram um protótipo parecido com algum deles?
  • O poderia ser melhorado no protótipo que vocês fizeram?
  • Vocês conhecem outros objetos que aumentam a imagem do que é observado?

Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes (convergentes e divergentes) utilizadas nos objetos de observação. Porém, esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU04 onde o aprofundamento, aplicação e diferenças sobre essas lentes e seu uso será abordado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Continue a sistematização apresentando imagens tiradas do universo por telescópios. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Quais semelhanças estre as imagens?
  • Quais diferenças?

Posteriormente, finalize a sistematização concluindo com a turma a diferença do aumento de imagem do microscópio e da lupa.

Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso social desses objetos e suas colaborações para ciência. Porém, esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU05 onde o aprofundamento, aplicação e usos dos recursos de observação e ampliação.

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Rascunho do plano de aula de Ciências - CIE5_11TU02


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Conhecendo os objetos de observação a distância

AULA 03

Conhecendo um dispositivo para registro de imagem

AULA 04

Lentes para observar, ampliar e registrar

AULA 05

O uso das lentes no nosso cotidiano

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano :

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O que podemos ver no céu noturno?

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Os nomes das constelações na visão de diferentes culturas

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Instrumentos para observação astronômica

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Terra se Move!

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimento aparente dos astros

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Duração dos dias e das noites no planeta Terra

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Calendário Astronômico

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação das fases da Lua

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Periodicidade das fases da Lua: movimentos da Lua e de suas fases

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Eclipses

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Constelações do Zodíaco

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo os objetos de ampliação

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo um dispositivo para registro de imagem

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Lentes para observar, ampliar e registrar

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo os objetos de observação a distância

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O uso das lentes no nosso cotidiano

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Modelo para Fases da Lua

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Objetos parcialmente iluminados

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construíndo a ideia de densidade

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Produção de resíduos e o consumismo

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Tempo de decomposição das embalagens e consumo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O corpo gasta energia. Mas de onde ela vem?

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Coração, vasos sanguíneos e sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Trilhando o caminho do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pirâmide Alimentar

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

As calorias dos alimentos

5º ano / Ciências / Terra e Universo

O que podemos ver no céu noturno?

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Condutividade térmica: bons isolantes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transformação dos alimentos: estômago e intestinos, liquidificadores naturais.

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Nutrientes! O que são e para que servem?

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Densidade

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Distribuição de água potável

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Resíduos tecnológicos do luxo ao lixo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pâncreas e fígado: auxiliares da digestão

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Uma revolução dentro de mim: Investigando sobre o pum e o arroto

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O coração

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Alimentos processados x absorção dos nutrientes

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reutilização e Reciclagem

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Absorvendo o que há de bom: nutrientes para dentro, fezes para fora

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI13 da BNCC

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Conhecendo os objetos de ampliação

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Conhecendo um dispositivo para registro de imagem

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Lentes para observar, ampliar e registrar

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Conhecendo os objetos de observação a distância

5º ano / Ciências / Terra e Universo

O uso das lentes no nosso cotidiano

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann