13538
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Conhecendo os objetos de ampliação

Plano de aula de Ciências com atividades para 5° ano do Ensino Fundamental sobre instrumentos para ampliação

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será proposta a construção de um protótipo de microscópio ou de um objeto similar que proponha a observação ampliada de um objeto. Esta é a segunda aula de uma sequência de aulas que abordarão a investigação de instrumentos óticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente a aula CIE5_11TU01 e posteriores as aulas CIE5_11TU03, CIE5_11TU04 e CIE5_11TU05.

Materiais necessários para a aula: Diversos materiais de sua preferência para para realização do Mão na massa (construção de um protótipo). Exemplos: copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina e rolos de papel higiênico.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

  • É possível observar algo que seja muito pequeno com facilidade?
  • Vocês conhecem algum objeto que seja tão pequenino que dificulte a nossa observação?
  • Qual objeto menor que vocês já viram?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Vocês reconhecem essas imagens?
  • O que são cada uma delas?
  • Qual semelhança entre elas?
  • Conseguimos enxergá-las a olho nu com a mesma nitidez que estamos vendo na fotografia?
  • O que vocês imaginam que seja necessário para que consigamos enxergá-las dessa forma?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Como é possível ver coisas que são bem pequenas, ou até mesmo nem enxergamos?
  • Conseguimos enxergar seus detalhes?
  • Vocês conhecem algo que não conseguimos enxergar?
  • O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete a imagem: foto de um pergaminho escrito pelo detetive Bonifácio pedindo ajuda para construir algo que consiga observar as pistas pequenas do caso que ele precisa desvendar. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Como podemos analisar algo que é tão pequeno, assim como as pistas do detetive?
  • É possível ver outras coisas que não conseguimos enxergar a olho nu?
  • Como será que o detetive resolveu esse problema?

Posteriormente, divida a turma em 5 grupos e lance o desafio para que cada um construa um protótipo de algo que ajude o detetive a resolver seu problema.

Cada grupo receberá os seguintes materiais: um lápis, um pote com água e um arame. Reserve 15 minutos para essa parte da atividade. Vá observando e mediando as construções, mas deixe que os alunos construam da forma que preferirem, que criem hipóteses e façam tentativas. Se possível registre as hipóteses dos alunos. Após os grupos terminarem de construir seus protótipos, verifique com os grupos se as tentativas deram certo, o que eles pensaram, se conseguiram resolver o problema do detetive.

Após terminarem, reserve os 15 minutos finais para a construção da lupa de acordo com as orientaç;oes (http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt05.htm):

  • Faça uma argola enrolando o arame no lápis. É uma argola pequena, do diâmetro do lápis.
  • Mergulhe a argola na água de modo que a gota fique presa.
  • A água formará um tipo de lente de aumento.

Deixe que eles experimentem a “lente” construída olhando as letras de um livro e relatem o que estão observando.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Estes são exemplos de objetos que poderiam ter ajudado o detetive a desvendar o mistério. Vocês conhecem algum?
  • Quais semelhanças entre eles?
  • Quais diferenças?
  • Vocês construíram um protótipo parecido com algum deles?
  • O poderia ser melhorado no protótipo que vocês fizeram?
  • Vocês conhecem outros objetos que aumentam a imagem do que é observado?

Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes (convergentes e divergentes) utilizadas nos objetos de observação. Porém, esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU04 onde o aprofundamento, aplicação e diferenças sobre essas lentes e seu uso será abordado.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Continue a sistematização apresentando imagens tiradas do universo por telescópios. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Quais semelhanças estre as imagens?
  • Quais diferenças?

Posteriormente, finalize a sistematização concluindo com a turma a diferença do aumento de imagem do microscópio e da lupa.

Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso social desses objetos e suas colaborações para ciência. Porém, esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU05 onde o aprofundamento, aplicação e usos dos recursos de observação e ampliação.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será proposta a construção de um protótipo de microscópio ou de um objeto similar que proponha a observação ampliada de um objeto. Esta é a segunda aula de uma sequência de aulas que abordarão a investigação de instrumentos óticos, suas características e atividades práticas. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente a aula CIE5_11TU01 e posteriores as aulas CIE5_11TU03, CIE5_11TU04 e CIE5_11TU05.

Materiais necessários para a aula: Diversos materiais de sua preferência para para realização do Mão na massa (construção de um protótipo). Exemplos: copos e sacos plásticos, elástico, papel, cartolina e rolos de papel higiênico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como, por exemplo:

  • É possível observar algo que seja muito pequeno com facilidade?
  • Vocês conhecem algum objeto que seja tão pequenino que dificulte a nossa observação?
  • Qual objeto menor que vocês já viram?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Vocês reconhecem essas imagens?
  • O que são cada uma delas?
  • Qual semelhança entre elas?
  • Conseguimos enxergá-las a olho nu com a mesma nitidez que estamos vendo na fotografia?
  • O que vocês imaginam que seja necessário para que consigamos enxergá-las dessa forma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva-a no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Como é possível ver coisas que são bem pequenas, ou até mesmo nem enxergamos?
  • Conseguimos enxergar seus detalhes?
  • Vocês conhecem algo que não conseguimos enxergar?
  • O que é necessário para conseguirmos observar esses objetos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete a imagem: foto de um pergaminho escrito pelo detetive Bonifácio pedindo ajuda para construir algo que consiga observar as pistas pequenas do caso que ele precisa desvendar. Caso não possua recursos, imprima a imagem ou tente descrevê-la. Após a apresentação, questione-os:

  • Como podemos analisar algo que é tão pequeno, assim como as pistas do detetive?
  • É possível ver outras coisas que não conseguimos enxergar a olho nu?
  • Como será que o detetive resolveu esse problema?

Posteriormente, divida a turma em 5 grupos e lance o desafio para que cada um construa um protótipo de algo que ajude o detetive a resolver seu problema.

Cada grupo receberá os seguintes materiais: um lápis, um pote com água e um arame. Reserve 15 minutos para essa parte da atividade. Vá observando e mediando as construções, mas deixe que os alunos construam da forma que preferirem, que criem hipóteses e façam tentativas. Se possível registre as hipóteses dos alunos. Após os grupos terminarem de construir seus protótipos, verifique com os grupos se as tentativas deram certo, o que eles pensaram, se conseguiram resolver o problema do detetive.

Após terminarem, reserve os 15 minutos finais para a construção da lupa de acordo com as orientaç;oes (http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt05.htm):

  • Faça uma argola enrolando o arame no lápis. É uma argola pequena, do diâmetro do lápis.
  • Mergulhe a argola na água de modo que a gota fique presa.
  • A água formará um tipo de lente de aumento.

Deixe que eles experimentem a “lente” construída olhando as letras de um livro e relatem o que estão observando.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após os grupos terminarem de apresentar seus protótipos, inicie a sistematização apresentando o slide. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Estes são exemplos de objetos que poderiam ter ajudado o detetive a desvendar o mistério. Vocês conhecem algum?
  • Quais semelhanças entre eles?
  • Quais diferenças?
  • Vocês construíram um protótipo parecido com algum deles?
  • O poderia ser melhorado no protótipo que vocês fizeram?
  • Vocês conhecem outros objetos que aumentam a imagem do que é observado?

Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso das lentes (convergentes e divergentes) utilizadas nos objetos de observação. Porém, esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU04 onde o aprofundamento, aplicação e diferenças sobre essas lentes e seu uso será abordado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Continue a sistematização apresentando imagens tiradas do universo por telescópios. Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:Caso não possua recursos, imprima ou descreva-o utilizando o quadro. Leia o que está escrito no slide e questione os alunos:

  • Quais semelhanças estre as imagens?
  • Quais diferenças?

Posteriormente, finalize a sistematização concluindo com a turma a diferença do aumento de imagem do microscópio e da lupa.

Neste momento é importante falar com os alunos sobre o uso social desses objetos e suas colaborações para ciência. Porém, esse assunto pode ser aprofundado com a aula CIE5_11TU05 onde o aprofundamento, aplicação e usos dos recursos de observação e ampliação.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano