13537
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - O tempo de gestação dos animais

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre o tempo de gestação e outras características apresentadas por diferentes animais mamíferos

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comece a aula realizando a leitura do título para a turma, explique também que, eles irão participar de um game desafio para conhecer características relacionadas à gestação de alguns animais.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia a letra da música “De Umbigo a Umbiguinho” de Toquinho para toda a turma, se achar interessante, coloque a música para os alunos escutarem e depois vá para o próximo slide.

Letra da música disponível em: https://www.letras.mus.br/toquinho/87212/

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após a leitura da letra, proponha uma reflexão sobre as informações presentes na música, para isso, utilize os questionamentos deste slide, tome nota das respostas e em sequência apresente a questão disparadora.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora e escute as respostas dadas pelos alunos, anote-as no quadro. Em seguida, conte a eles que agora eles irão participar de um game desafio e conhecerão algumas características gestacionais de certos animais.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Antes de iniciar o game, recorte os cartões para que os alunos não descubram antecipadamente a qual animal as dicas se referem. Organize-os em duplas e entregue para cada par a primeira folha da atividade impressa, nela há as orientações e a tabela de pontos, também disponibilize os cartões. Com os materiais em mãos, explique de maneira geral, como o game funcionará, lembre-os que devem anotar os pontos que forem ganhando e combine o tempo máximo para a realização desse desafio. Quando o tempo acabar, os alunos deverão somar os pontos adquiridos e verificar quem foi o vencedor do desafio.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A sistematização está organizada em dois momento, disponibilize 10 minutos para a reflexão e o restante para a conclusão da aula.

Neste momento, projete ou reproduza esta tabela, solicite aos alunos que voltem aos cartões do game e organize-os para que o quadro seja preenchido coletivamente. Finalizado o quadro, promova uma discussão com as informações existentes na tabela, para isso, faça questionamentos como: “Quais animais apresentam a gestação mais longa? E a mais curta?”, “Comparte o número de filhotes com o tempo gestacional de cada animal, o que é possível perceber?”, “Você acredita que gestação dentro do corpo da mãe confere alguma vantagem para o filhote? Qual?”, “Qual é a vantagem para o filhote de ser amamentado depois de nascer?”.

Tome nota no quadro das respostas apresentadas pela turma, neste momento, espera-se que os alunos tenham percebido que animais de grande porte demoram mais para gerar seus filhotes e o número de filhotes por gestação é reduzido, já os animais que apresentam o tempo de gestação pequeno produzem muitos filhotes e dão várias “crias” ao ano, se achar interessante, explique aos alunos que isso, permite que estes animais sirvam de alimento para outros seres vivos e ainda perpetuem a espécie. Em relação a gestação dentro do corpo materno, espera-se que os alunos tenham percebido que este é um lugar seguro para os filhotes, diferentemente de animais que colocam ovos e os deixam no ambiente (os filhotes ficam vulneráveis a predação). O leite disponibilizado pela fêmea é o alimento perfeito para que os novos seres possam ser nutridos e tenham maiores chances de sobreviver na natureza. Finalizada a reflexão, siga para o próximo slide.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Apresente as informações contidas neste slide, volte as respostas dadas pelos alunos para as questões propostas no slide anterior, comparando-as, para isso, use questionamentos como: “As respostas dadas por vocês são semelhantes a estas?”, “Existe alguma resposta que pode ser complementada?”. Permita que os alunos complemente-as. Aproveite o momento para retomar a questão disparadora, também proponha uma breve comparação e complementação da mesma. Se achar interessante, explique aos alunos que durante a gestação, dentro do útero, ocorre a formação de uma estrutura chamada de placenta, a placenta é uma bolsa que envolve o novo ser, conferindo a ele proteção e nutrição, além de outras funções. O ser gerado fica ligado à placenta pelo cordão umbilical.

Para finalizar a aula, solicite aos alunos que escrevam em seus cadernos um breve relato sobre o que puderam aprender durante esta aula e depois compartilhem suas produções com toda a classe.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comece a aula realizando a leitura do título para a turma, explique também que, eles irão participar de um game desafio para conhecer características relacionadas à gestação de alguns animais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia a letra da música “De Umbigo a Umbiguinho” de Toquinho para toda a turma, se achar interessante, coloque a música para os alunos escutarem e depois vá para o próximo slide.

Letra da música disponível em: https://www.letras.mus.br/toquinho/87212/

Slide Plano Aula

Orientações: Após a leitura da letra, proponha uma reflexão sobre as informações presentes na música, para isso, utilize os questionamentos deste slide, tome nota das respostas e em sequência apresente a questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora e escute as respostas dadas pelos alunos, anote-as no quadro. Em seguida, conte a eles que agora eles irão participar de um game desafio e conhecerão algumas características gestacionais de certos animais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Antes de iniciar o game, recorte os cartões para que os alunos não descubram antecipadamente a qual animal as dicas se referem. Organize-os em duplas e entregue para cada par a primeira folha da atividade impressa, nela há as orientações e a tabela de pontos, também disponibilize os cartões. Com os materiais em mãos, explique de maneira geral, como o game funcionará, lembre-os que devem anotar os pontos que forem ganhando e combine o tempo máximo para a realização desse desafio. Quando o tempo acabar, os alunos deverão somar os pontos adquiridos e verificar quem foi o vencedor do desafio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A sistematização está organizada em dois momento, disponibilize 10 minutos para a reflexão e o restante para a conclusão da aula.

Neste momento, projete ou reproduza esta tabela, solicite aos alunos que voltem aos cartões do game e organize-os para que o quadro seja preenchido coletivamente. Finalizado o quadro, promova uma discussão com as informações existentes na tabela, para isso, faça questionamentos como: “Quais animais apresentam a gestação mais longa? E a mais curta?”, “Comparte o número de filhotes com o tempo gestacional de cada animal, o que é possível perceber?”, “Você acredita que gestação dentro do corpo da mãe confere alguma vantagem para o filhote? Qual?”, “Qual é a vantagem para o filhote de ser amamentado depois de nascer?”.

Tome nota no quadro das respostas apresentadas pela turma, neste momento, espera-se que os alunos tenham percebido que animais de grande porte demoram mais para gerar seus filhotes e o número de filhotes por gestação é reduzido, já os animais que apresentam o tempo de gestação pequeno produzem muitos filhotes e dão várias “crias” ao ano, se achar interessante, explique aos alunos que isso, permite que estes animais sirvam de alimento para outros seres vivos e ainda perpetuem a espécie. Em relação a gestação dentro do corpo materno, espera-se que os alunos tenham percebido que este é um lugar seguro para os filhotes, diferentemente de animais que colocam ovos e os deixam no ambiente (os filhotes ficam vulneráveis a predação). O leite disponibilizado pela fêmea é o alimento perfeito para que os novos seres possam ser nutridos e tenham maiores chances de sobreviver na natureza. Finalizada a reflexão, siga para o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Apresente as informações contidas neste slide, volte as respostas dadas pelos alunos para as questões propostas no slide anterior, comparando-as, para isso, use questionamentos como: “As respostas dadas por vocês são semelhantes a estas?”, “Existe alguma resposta que pode ser complementada?”. Permita que os alunos complemente-as. Aproveite o momento para retomar a questão disparadora, também proponha uma breve comparação e complementação da mesma. Se achar interessante, explique aos alunos que durante a gestação, dentro do útero, ocorre a formação de uma estrutura chamada de placenta, a placenta é uma bolsa que envolve o novo ser, conferindo a ele proteção e nutrição, além de outras funções. O ser gerado fica ligado à placenta pelo cordão umbilical.

Para finalizar a aula, solicite aos alunos que escrevam em seus cadernos um breve relato sobre o que puderam aprender durante esta aula e depois compartilhem suas produções com toda a classe.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano