13535
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Produtos da ação das placas tectônicas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre interpretação de dados sobre regiões de limites convergentes, divergentes, transformantes, cadeias de montanhas, ilhas vulcânicas e fossas em mapas virtuais da Terra

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Globo terrestre.

Material de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título para os alunos.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos a história fictícia descrita no slide, sobre a personagem Edna. Enfatize que, diferente do Brasil, existem diversos lugares no mundo em que atividades sísmicas e vulcânicas são comuns ou até mesmo constantes, ou seja, são esses tipos de lugares que a personagem apresentada quer evitar durante sua viagem ao redor do mundo.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor suas ideias. Independente do que for exposto pelos alunos, não se manifeste a respeito e se mantenha imparcial a tudo que for apresentado. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: A atividade consiste em ajudar a personagem Edna, apresentada no Contexto desse plano de aula, a saber quais são os destinos de viagem em que ela possa ir segura, sem riscos sobre visitar locais em que haja vulcões ou terremotos. Para isso, os alunos devem ser inicialmente organizados em grupos. Cada grupo deve ser composto preferencialmente por 3 a 4 alunos.

A realização da aula se faz preferível em um laboratório de informática ou ambiente similar dentro do espaço escolar, uma vez que consiste de uma pesquisa e análise de informações a partir das seguintes ferramentas:

  • Uso da página/aplicativo “Google Earth” para pesquisar em que pontos do planeta estão os lugares que a personagem Edna gostaria de visitar em sua viagem pelo mundo. A página pode ser acessada por meio do seguinte link: https://www.google.com/earth/

Caso não seja possível acessar o Google Earth, ou não exista um ambiente de informática ou não haja acesso à rede de internet, imprima uma cópia dos mapas da página/aplicativo “Google Maps” disponíveis no link a seguir para cada grupo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zndMBvuVJAqxqMaqjtzH3STDANVracQJW42tkx5gCD9Y63EnpNFaMqGfS3Fp/atividade-para-impressao-mapas-cie7-15tu04.pdf

Também é possível o uso de um globo terrestre como material de apoio para a pesquisa. Busque realizar a formação dos grupos, entrega dos materiais de apoio e explicação do funcionamento da atividade em até 4 minutos, pois assim os alunos terão ao menos 24 minutos disponíveis para a realização da atividade propriamente dita.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça para que cada grupo de alunos exponha os resultados de sua pesquisa e análise de informações, ou seja, quais são os lugares mais adequados para a viagem da personagem Edna. É importante que os grupos argumentem sobre a maneira com que chegaram à suas conclusões, dando justificativas que envolvam a relação entre a localização dos destinos que a personagem quer visitar, se eles estão próximos a limites entre placas tectônicas, o tipo de movimento exercido por essas placas e as consequências que ele tipo de movimento ocasiona à paisagem. Retome a questão disparadora e peça para que os alunos respondam com base no que foi desenvolvido pela atividade. Por fim, caso se mostre necessário, complemente explicando os tipos de movimentos que as placas tectônicas podem exercer (convergente, divergente e transformante) e os fenômenos que podem ocorrer na superfície do planeta a partir deles.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Globo terrestre.

Material de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos a história fictícia descrita no slide, sobre a personagem Edna. Enfatize que, diferente do Brasil, existem diversos lugares no mundo em que atividades sísmicas e vulcânicas são comuns ou até mesmo constantes, ou seja, são esses tipos de lugares que a personagem apresentada quer evitar durante sua viagem ao redor do mundo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor suas ideias. Independente do que for exposto pelos alunos, não se manifeste a respeito e se mantenha imparcial a tudo que for apresentado. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: A atividade consiste em ajudar a personagem Edna, apresentada no Contexto desse plano de aula, a saber quais são os destinos de viagem em que ela possa ir segura, sem riscos sobre visitar locais em que haja vulcões ou terremotos. Para isso, os alunos devem ser inicialmente organizados em grupos. Cada grupo deve ser composto preferencialmente por 3 a 4 alunos.

A realização da aula se faz preferível em um laboratório de informática ou ambiente similar dentro do espaço escolar, uma vez que consiste de uma pesquisa e análise de informações a partir das seguintes ferramentas:

  • Uso da página/aplicativo “Google Earth” para pesquisar em que pontos do planeta estão os lugares que a personagem Edna gostaria de visitar em sua viagem pelo mundo. A página pode ser acessada por meio do seguinte link: https://www.google.com/earth/

Caso não seja possível acessar o Google Earth, ou não exista um ambiente de informática ou não haja acesso à rede de internet, imprima uma cópia dos mapas da página/aplicativo “Google Maps” disponíveis no link a seguir para cada grupo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zndMBvuVJAqxqMaqjtzH3STDANVracQJW42tkx5gCD9Y63EnpNFaMqGfS3Fp/atividade-para-impressao-mapas-cie7-15tu04.pdf

Também é possível o uso de um globo terrestre como material de apoio para a pesquisa. Busque realizar a formação dos grupos, entrega dos materiais de apoio e explicação do funcionamento da atividade em até 4 minutos, pois assim os alunos terão ao menos 24 minutos disponíveis para a realização da atividade propriamente dita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça para que cada grupo de alunos exponha os resultados de sua pesquisa e análise de informações, ou seja, quais são os lugares mais adequados para a viagem da personagem Edna. É importante que os grupos argumentem sobre a maneira com que chegaram à suas conclusões, dando justificativas que envolvam a relação entre a localização dos destinos que a personagem quer visitar, se eles estão próximos a limites entre placas tectônicas, o tipo de movimento exercido por essas placas e as consequências que ele tipo de movimento ocasiona à paisagem. Retome a questão disparadora e peça para que os alunos respondam com base no que foi desenvolvido pela atividade. Por fim, caso se mostre necessário, complemente explicando os tipos de movimentos que as placas tectônicas podem exercer (convergente, divergente e transformante) e os fenômenos que podem ocorrer na superfície do planeta a partir deles.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano