Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Apresentações.
- Gravador de vídeo.
- Mural virtual: Padlet.
Contexto e questão disparadora
Envie, via e-mail, Classroom ou Whatsapp, uma apresentação Powerpoint, com vídeo curto ou áudio, contextualizando a aula para seus alunos. Caso queira, insira mais imagens, para que os alunos visualizem bem os vários componentes do solo.
Na sequência, apresente a “questão disparadora” e explique aos alunos (caso tenha aplicado as outras aulas dessa sequência) que vocês usarão as amostras dos solos coletadas nas aulas anteriores.
Mão na massa
Escreva um documento compartilhável e envie para seu grupo. Pode ser via e-mail, Whatsapp ou Classroom. Nele, oriente sobre a atividade e os materiais a serem utilizados. Caso não tenha trabalhado as aulas 1, 2 ou 3, peça aos alunos que coletem as amostras de solo da proximidade da residência. Nesta adaptação, cada criança deve coletar apenas uma amostra de solo.
Peça para que cada criança faça sua análise do solo com o respectivo desenho. Disponibilize o link do Padlet, para que todos postem as fotos com uma frase explicativa que descreve o solo.
Após essa etapa, colete previamente 3 amostras de solo do entorno da escola e prepare-as para a análise.
Procede, aqui, como na aula 3. Primeiro, as crianças experimentam o “mão na massa” e, depois, você apresenta. Faça essa atividade por meio de uma videochamada.
É interessante que você e seus alunos possam comparar os experimentos realizados, para verificar os componentes do solo.
Sistematização
Ainda na videochamada, mostre os solos coletados aos alunos e peça para que comparem com aqueles coletado por eles. Discuta os conceitos do slide 6, a fim de sanar qualquer dúvida do grupo.
Compartilhe um documento colaborativo, tipo Google Apresentações, para a montagem do cartaz. Divida os alunos em grupos e peça para que registrem os aprendizados nesse cartaz.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na atividade de “mão na massa” ajudando na organização dos solos, dos recipientes e nas fotos para o Padlet.