13533
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Componentes do Solo

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Identificação dos elementos que compõem o solo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Apresentações.
- Gravador de vídeo.
- Mural virtual: Padlet.

Contexto e questão disparadora

Envie, via e-mail, Classroom ou Whatsapp, uma apresentação Powerpoint, com vídeo curto ou áudio, contextualizando a aula para seus alunos. Caso queira, insira mais imagens, para que os alunos visualizem bem os vários componentes do solo.

Na sequência, apresente a “questão disparadora” e explique aos alunos (caso tenha aplicado as outras aulas dessa sequência) que vocês usarão as amostras dos solos coletadas nas aulas anteriores.

Mão na massa

Escreva um documento compartilhável e envie para seu grupo. Pode ser via e-mail, Whatsapp ou Classroom. Nele, oriente sobre a atividade e os materiais a serem utilizados. Caso não tenha trabalhado as aulas 1, 2 ou 3, peça aos alunos que coletem as amostras de solo da proximidade da residência. Nesta adaptação, cada criança deve coletar apenas uma amostra de solo.

Peça para que cada criança faça sua análise do solo com o respectivo desenho. Disponibilize o link do Padlet, para que todos postem as fotos com uma frase explicativa que descreve o solo.
Após essa etapa, colete previamente 3 amostras de solo do entorno da escola e prepare-as para a análise.

Procede, aqui, como na aula 3. Primeiro, as crianças experimentam o “mão na massa” e, depois, você apresenta. Faça essa atividade por meio de uma videochamada.

É interessante que você e seus alunos possam comparar os experimentos realizados, para verificar os componentes do solo.

Sistematização

Ainda na videochamada, mostre os solos coletados aos alunos e peça para que comparem com aqueles coletado por eles. Discuta os conceitos do slide 6, a fim de sanar qualquer dúvida do grupo.

Compartilhe um documento colaborativo, tipo Google Apresentações, para a montagem do cartaz. Divida os alunos em grupos e peça para que registrem os aprendizados nesse cartaz.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na atividade de “mão na massa” ajudando na organização dos solos, dos recipientes e nas fotos para o Padlet.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_09T&U04

(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas