Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.
Nessa aula as crianças observarão os componentes presentes nos solos do entorno da escola. O ideal é ter realizado com a turma as aulas anteriores dessa habilidade, em que os alunos recolhem e analisam as amostras de solo no entorno da escola. Caso não tenha feito isso, recolha três amostras de solo no entorno da escola antes da realização dessa aula (sugestão: amostra de solo da horta ou jardim, amostra de solo do parquinho e amostra de solo do exterior da escola) e explique para a turma de onde vêm as amostras de solo que eles utilizarão na aula.
Imprima aproximadamente 5 fichas de registro para cada grupo de trabalho, disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnywzBHVGyBmmjj7FKb5AeW889emp8YhFQWSygzxHcxnzRKQSEEqc8XbEGF6/atividade-para-impressao-fichas-de-registro-cie3-09tu04.pdf
As fichas de registro devem ser preenchidas, pelas crianças, com o desenho do componente encontrado no solo do lado esquerdo e a descrição escrita desse componente do lado direito. Cada grupo preencherá uma ficha para cada componente que encontrar no solo.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, e fichas de registro impressas.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles verificarão que componentes constituem o solo do entorno da escola. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que as crianças observem a imagem. Pergunte se elas já perceberam que o solo é formado por uma combinação de vários elementos e que esses elementos podem não ser os mesmos se compararmos solos diferentes. Estimule que as crianças pensem no assunto fazendo perguntas do tipo:
O que será que podemos encontrar no solo?
Será que todo solo é formado pelos mesmos elementos?
O que será que podemos encontrar no solo do jardim que não tem na areia da praia?
E será que o solo de todos os parquinhos de escola têm exatamente os mesmos elementos?
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia, então, a questão disparadora. Ouça as hipóteses das crianças e não se preocupe, nesse momento, em responder seus questionamentos, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida a turma em seis grupos. Para cada grupo entregue uma amostra de solo coletada no entorno da escola (no caso da coleta de três amostras, cada dois grupos analisarão o mesmo solo) e impressões das fichas de registro (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnywzBHVGyBmmjj7FKb5AeW889emp8YhFQWSygzxHcxnzRKQSEEqc8XbEGF6/atividade-para-impressao-fichas-de-registro-cie3-09tu04.pdf).
Peça que as crianças manuseiem o solo e observem atentamente os componentes que podem ser encontrados nele. Peça, ainda, que as crianças preencham cada ficha com o desenho e a descrição de um dos componentes que puderam observar na amostra de solo (pedras, areia, folhas, água, galhos, pequenos bichinhos, argila etc).
Terminado o trabalho, peça que os grupos que têm amostras iguais de solo conversem e comparem as descobertas que fizeram e os desenhos que criaram. Incentive a complementação de ideias pedindo que as crianças fiquem atentas se há algo que os colegas notaram de diferente na mesma amostra de solo.
Ao final da conversa entre grupos, peça que as crianças compartilhem com a turma as conclusões a que chegaram. Se for possível, antes desse compartilhamento de informações, retome a tabela da aula 1 dessa unidade (clique aqui para rever a aula 1) que as crianças preencheram com a aparência e a sensação ao tato de cada uma das amostras de solo.
O material produzido pelas crianças pode ser transformado em um cartaz que servirá como material de consulta da turma.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Finalize a aula utilizando as observações e percepções das crianças para concluir que os solos são formados por uma combinação variada de elementos. Leia, então, o texto do slide explicando possíveis termos e conceitos desconhecidos pelas crianças. Peça que os alunos anotem os pontos principais.