13531
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Terra e Universo

Plano de aula - AS SOMBRAS E OS OBJETOS

Plano de aula de Ciências com atividades para 2º ano do Fundamental sobre as sombras, registrando tamanho, forma e posição

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de áudio e vídeo (Grupo de Whatsapp, por exemplo);
- Paint;
- Padlet (disponível aqui);
- Google Docs (disponível aqui).

Optativas:
- Videoconferência (Hangouts ou Zoom, por exemplo).

Contexto e questão disparadora
Compartilhe o vídeo “As sombras” (disponível aqui) e levante a questão disparadora para os alunos:
-As sombras dos objetos são sempre iguais?

Os alunos devem responder à pergunta, preferencialmente, em uma proposta de videoconferência. Caso não seja viável, informe que devem responder por áudio e compartilhar com toda a turma.

Mão na massa
Desafie os estudantes a produzirem sombras iguais com formas geométricas planas diferentes e sombras diferentes com formas geométricas iguais. Oriente-os a movimentarem o objeto, colocando faces diferentes entre a fonte luminosa e o anteparo. Ofereça dois objetos de tamanhos diferentes, experimentando combinações entre eles. Estimule-os a aproximar, afastar e girar o objeto da fonte de luz.

Para obterem sombras iguais com diferentes objetos, é preciso estar atento a manipulação de duas variáveis, que colocam em evidência a importância da fonte de luz na produção das sombras: a distância entre a fonte e o objeto (que faz variar o tamanho da sombra) e a orientação do objeto em relação à fonte, que, neste caso, produz o efeito desejado, ou seja, sombras diferentes dos objetos.

Peça para que os estudantes registrem as sombras observadas com desenhos feitos no Paint (colocando a posição da fonte de luz, posição dos objetos e das sombras). Depois dos registros dos testes, os alunos devem compartilhar as observações e registros no Padlet com os colegas e você.

Sistematização
Após todos os alunos verem os desenhos uns dos outros, retome a questão disparadora, que deve ser respondida colaborativamente em um documento do Google Docs:
- As sombras dos objetos são sempre iguais?

Retome as hipóteses dos estudantes referentes à questão disparadora, enfatizando o que aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que a sombra tem relação direta com a superfície que está em contato com os raios luminosos.

Convite às famílias
Sugira que selecionem uma história que a criança gosta e façam um teatro de sombras para contá-la. Cada membro da família fará a sombra de uma personagem.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE2_07T&U03

(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas