Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.
Material de apoio:
Título da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir as alterações das sombras com a movimentação dos objetos. Questione os estudantes: As sombras são sempre iguais aos objetos?
CONTEXTO
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Prepare-os para o momento de contextualização, indicando que se trata de um vídeo que falará sobre as sombras.
Projete o vídeo (até 1 minuto e 25 segundos) e explique-o brevemente: https://www.youtube.com/watch?v=tHZQqqQY_mM
Depois da contextualização, retome com os estudantes os fatos contados (no vídeo ou na leitura da lenda) para que eles possam memorizar os fatos. Utilize questões como:
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre a questão apontada.
Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando-os para pensarem sobre as seguintes questões: sempre conseguimos descobrir quais são os objetos pela sombra dele?
Esteja atento para as respostas dos estudantes, que devem ser retomadas no momento da sistematização.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Organize os estudantes em grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva a proposta no quadro. Distribua o material para os grupos, atentando para que todos tenham os mesmos materiais.
Desafie os estudantes a produzirem sombras iguais com as formas geométricas planas diferentes e sombras diferentes com formas geométricas iguais. Oriente os estudantes a movimentar o objeto, colocando faces diferentes entre a fonte luminosa e o anteparo. Ofereça dois objetos de tamanhos diferentes experimentando combinações entre eles; Estimule-os a aproximar, afastar e girar o objeto da fonte de luz.
Para obterem sombras iguais com diferentes objetos é preciso estar atento a manipulação de duas variáveis, que colocam em evidência a importância da fonte de luz na produção das sombras: a distância entre a fonte e o objeto (que faz variar o tamanho da sombra) e a orientação do objeto em relação à fonte, que neste caso, produz o efeito desejado, ou seja, produz sombras diferentes dos objetos. É importante acompanhar o trabalho dos alunos, observar se estão se dando conta destas possibilidades, para que obtenham a solução a questão.
Materiais necessários: Figuras geométricas em papel cartão colorido (figuras vermelhas, brancas e pretas, importante que sejam da mesma cor dos dois lados); o foco de luz pode ser a iluminação solar ou a iluminação da sala de aula.
Material de apoio para o professor: https://www.youtube.com/watch?v=72Iynv0itWY
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide, escreva o texto no quadro ou imprima o último slide. Leia as informações para os estudantes. Comente com os alunos que podemos ter sombras diferentes de objetos iguais e sombras iguais de objetos diferentes.
Retome as hipóteses dos estudantes referentes à questão disparadora, enfatizando o que aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que a sombra tem relação direta com a superfície que está em contato com os raios luminosos.
Questione os estudantes: As cores das figuras planas interferem na sombra? Qual a diferença da sombra de uma figura plana e um objeto tridimensional? Olhando as sombras conseguimos perceber se é uma figura plana ou objeto tridimensional?
Material de apoio:
http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2016/06/por-que-temos-sombra ; https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/sombra-penumbra.htm