13525
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Permeabilidade do Solo

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre permeabilidade de diferentes amostras de solo do entorno da escola

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Permeabilidade do Solo

3º ano

Objetivos de aprendizagem

Investigar a permeabilidade de diferentes amostras de solo do entorno da escola relacionando-a com a fertilidade do solo .

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.

Professor-autor: Julliana Rodrigues

Mentor: Aline Silva

Especialista: Margareth Polido

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

 

As crianças testarão a permeabilidade dos solos do entorno da escola através de um experimento. O ideal é já ter realizado com a turma as aulas anteriores dessa habilidade, em que os alunos recolhem e analisam as amostras de solo no entorno da escola. Caso não tenha feito isso, recolha três amostras de solo no entorno da escola antes da realização dessa aula (sugestão: amostra de solo da horta ou jardim, amostra de solo do parquinho e amostra de solo do exterior da escola).

 

Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. Quanto maiores forem as partículas que compõem o solo, maiores serão os espaços entre elas e maior será a permeabilidade do solo, ou seja, a água passará por ele mais rapidamente. Quando a água passa muito rapidamente pelo solo, ele consegue reter pouca água e sua umidade será baixa. Como as plantas precisam de água para crescerem, os solos que deixam a água passar rapidamente costumam ser menos férteis do que aqueles em que a água demora um pouco mais para passar. Lembrando que como tudo em excesso também é prejudicial, aqueles que solos em que a água passa muito lentamente também não são os  mais adequados para o plantio. Outros fatores também são importantes para definir a fertilidade do solo e não apenas a permeabilidade.

 

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, garrafas pets cortadas ao meio, gaze, água para o experimento.

 

Para saber mais sobre a permeabilidade do solo e sobre o experimento:

https://www.youtube.com/watch?v=ZxD30ayc5EE


Código: CIE3_09T&U03

(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas