13517
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Post de blog

POR: Renata Luz de Lima Lourenço 21/11/2018
Código: ING7_11UND08

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Post de blog

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: O texto para o input deste plano faz parte de um site chamado The art of Barke Diem. Clique aqui para acessar a tela inicial do site.

Para que você esteja mais preparado para a aula, aqui você encontra um texto sobre as pessoas e animais citados no texto.

Os alunos irão produzir um post de blog sobre uma memória da infância e precisarão de uma imagem. Se você preferir, na aula anterior peça para que tragam imagens que os lembrem de suas infâncias.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula eles terão escrito um post de blog sobre uma memória da infância.

At the end of this class you’ll have written a blog post about a childhood memory.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Explique que nesta aula vocês irão falar sobre memórias da infância. Peça para pensarem em boas memórias que eles têm de suas infâncias.

In this class we’re going to talk about childhood memories. What good memories do you have from your childhood? Talk to your friends.

Coloque-os em grupos de 3 alunos. Dê a eles 3 minutos para conversarem com os colegas sobre suas memórias.

Quando terminarem, convide alguns alunos para compartilhar suas lembranças com a sala.

Input select-down

Tempo sugerido: 13 minutos.

Propósito: Apresentar um trecho de um blog pessoal sobre a lembrança da chegada de um gatinho em uma casa onde havia apenas cachorros.

Expectativa: Que os alunos consigam entender o texto mesmo sem conhecer todas as palavras e identifiquem, junto com o professor, o uso do passado simples e contínuo.

Orientações: Abra o texto aqui. Caso você não tenha acesso ao site durante a aula, imprima o slide em tamanho grande para que todos os alunos consigam acompanhar o texto. Comece com a contextualização:

Explore o nome do site

Leia o título do site e pergunte:

“The art of Barke Diem. What do you think this means? (Caso alguém conheça, deixe-o explicar. Caso contrário, comece pelo termo Barke Diem)

Escreva a expressão Barke Diem no quadro.

Does the expression Barke Diem remind you of something? (Pode ser que eles comentem sobre a expressão Carpe Diem. Caso não o façam, escreva essa expressão na lousa também e explique seu significado. Encontre a definição aqui)

Explique a analogia entre Barke Diem e Carpe Diem. Você encontra a explicação aqui.

Explore o título completo The art of Barke Diem. Pergunte:

How could you ‘barke diem’? What does that mean in your life? What would you do to enjoy your life to the fullest?

Explore o título do texto e a imagem

What kind of text is it? (Um post de blog)

How do you know that? (A maneira como os posts são publicados - por categorias, data, os comentários)

What animals do you see in the picture? (A kitten and a dog)

Leia o título do texto: “How do I love thee? Let me count the ways”

What do you think the relation between the picture and the title is? ( “Como eu te amo? Deixe-me contar as maneiras”. A autora do texto pretende explicar sobre o amor entre um gatinho e uma cachorra).

What do you expect to read? (Deixe que eles levantem hipóteses sobre o texto).

Explore o texto

Diga que vocês irão checar as hipóteses levantadas lendo o primeiro parágrafo do texto:

To check if what you predicted about the text is true, we’re going to read the first paragraph.

Faça a leitura do texto e explore o tempo verbal

Inicie a leitura. Leia a primeira frase e pergunte:

What verb tense is it? (Passado Simples)

How do you know that? (Eles podem justificar o passado pelo uso da frase “Almost four years ago…”. Explique que realmente essa frase indica que o que a lembrança da autora realmente já aconteceu, porém temos também a conjugação verbal que nos indica o tempo do texto. Aponte para o verbo “met”).

Faça um quadro com 3 colunas: Present/Past/Translation. Anote o verbo “met” na coluna do Past e diga que este é o passado do verbo “meet”. Pergunte se eles conhecem o verbo e anote a tradução).

Conforme vocês forem fazendo a leitura, vá anotando os verbos do texto no quadro, sempre com o auxílio deles. Pergunte sempre antes de anotar:

This verb is in the past. What’s the present form of it? Do you know its translation?

Na segunda frase do parágrafo, a autora usa o Past Perfect para falar de um passado que aconteceu antes dos fatos que ela descreve, “We had been considering[...]”. Não há necessidade de você explicar o uso desse passado de maneira profunda. Apenas mostre a ocorrência dele e porque ela usou essa estrutura (Antes de Taz aparecer, eles estavam considerando adotar um gatinho) e continue o texto. Você pode retirar da oração o verbo “had” para anotar no quadro de verbos.

Faça isso até que todos os verbos do texto estejam anotados. Você encontra as respostas aqui.

A última oração do texto está no Past Continuous. Trabalhe essa estrutura. Pergunte:

What do you think happened to Taz and JJ after a few days? (Esclareça o significado do verbo “cuddle” se for preciso. Nesse caso a autora quis mostrar que alguns dias depois, apesar de Taz ter reagido a JJ como um “gato de Halloween” e ela ter ficado sem saber o que fazer, após alguns dias os dois estavam se aconchegando).

Explique mais sobre o uso do Passado Simples e Passado Contínuo. Pergunte:

When do I use Simple Past or Past Continuous? (O Passado Simples descreve algo que aconteceu no passado. Dê exemplos: I went to the beach last Saturday./ I took a shower at 8 pm yesterday. O Past Continuous descreve uma ação em progresso no passado. Exemplos: I was taking a shower when my sister called me. Você pode usar outros exemplos que condizem com a realidade dos alunos).

Mostre a sequência e causalidade que o uso do Past Continuous com o Simple Past trazem:

Escreva no quadro:

I was doing my homework when my dog jumped on me.

Pergunte:

Can you describe this situation? What happened first? How do you know that? (A ação de fazer tarefa aconteceu primeiro pois, o uso do passado contínuo mostra que essa ação estava acontecendo quando o cachorro chegou e pulou). Faça a mesma pergunta para o exemplo citado acima.

I was taking a shower when my sister called me. (O banho começou antes e a irmã ligou enquanto essa ação acontecia).

Peça mais exemplos para os alunos.

Can you give me more examples using this?

Se achar necessário anote os exemplos no quadro para eles visualizarem melhor.

Verifique se as hipóteses levantadas antes da leitura se confirmaram

Após a leitura e exploração do tempo verbal verifique se as hipóteses que eles levantaram antes de ler o texto foram alcançadas. Pergunte:

Is the story similar to what you thought before reading it? What was similar? What was different?

Explore a estrutura

What kind of text is it? (Texto narrativo)

How do you know that? (O texto descreve como o gatinho Taz foi adotado. A autora narra os acontecimentos de como encontraram o gatinho e a reação da cachorra JJ)

Exploração da história

Para eles estarem melhor preparados para produzir o texto no Output, vocês irão retirar algumas informações do texto para completar um quadro. No Output eles usarão um quadro semelhante para planejar seus textos.

Entregue a eles o worksheet 1. Explique:

Title - Here you need to write the title of the post.

When - Here you need to write when the memories on the text happened. (Aponte para o início do texto quando ela diz “Almost four years ago” Explique a expressão caso seja necessário. Se algum aluno disser 2014, você deve considerar, pois ele provavelmente contou 2018 - 4= 2014. O ano da publicação menos os 4 anos citados no trecho acima).

Who - Who were the people/ animals involved in the memory? (É interessante que eles usem os nomes e não apenas dogs and a cat).

Where - Where did the events happen? (Os acontecimentos começam na Hospice house e no final do parágrafo aparece a home, quando eles decidem levá-lo para casa).

Sequence of events - Let’s sum up the events. (Escreva o primeiro acontecimento na lousa. Peça para os alunos lhe ajudarem a continuar).

Feeling - How did you feel when we read the story? (Nesse momento é importante mostrar aos alunos que lembranças normalmente nos causam sentimentos. Quando lembramos de algo que foi muito legal, sentimo-nos felizes. Se lembramos de algo triste, a lembrança nos faz sentir triste. Não importa como você está se sentindo no momento, a lembrança pode fazer surgir outros sentimentos. A lembrança do texto é de alegria, diversão e amor. Aponte para o texto quando a autora descreve a reação do gatinho ao ver JJ: “[...] he expertly stood up to her in the classic Halloween Kitty, arched back stance, hissing his warning that he was the only sheriff in town” Essa descrição provavelmente causará risos (ele, de maneira esperta, a enfrentou no clássico gatinho de halloween, arqueou as costas e rosnou seu aviso de que ele era o único xerife na cidade). Já na parte em que ela diz “ [...] he and JJ were cuddling within a few days” (ele e JJ estavam se aconchegando em poucos dias), pode trazer para alguns o sentimento de amor, doçura pois, traz à mente a imagem do gatinho e a cachorra deitados juntos de maneira encantadora.

Você encontra as respostas aqui.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Escrever um post de blog sobre uma memória da infância.

Expectativa: Que os alunos consigam produzir um texto no passado sobre alguma memória da infância. Não se espera que escrevam textos com o mesmo vocabulário do texto lido no Input e, sim, textos simples, porém coesos e coerentes.

Orientações:

Contexto de produção

Crie um contexto de produção: Eles irão produzir um texto para publicar no blog “Our sweetest memories”. O blog contém várias histórias sobre memórias da infância. Os leitores são de todas as idades, desde crianças até idosos. Os textos são produzidos por alunos de 11 a 14 anos:

Let’s imagine! There is a blog called “Our sweetest memories”. In this blog children from ages 11 to 14 years old post their sweet memories about their childhood. It’s your time to post now.

Planejamento do texto

No começo da aula eles tiveram a chance de pensar em algumas lembranças boas sobre a infância. Diga que agora eles irão escrever sobre uma delas.

Let’s plan our text. In the beginning of the class you remembered some very good memories from your childhood. Choose one to write about.

Entregue a eles o worksheet 2 de planejamento do texto.

Let’s complete the table.

Dê a eles alguns minutos para completar o quadro. Caminhe pela sala e auxilie no que for necessário.

Produção do texto

Agora eles deverão escrever o texto com base no que planejaram no quadro. Você pode entregar alguns textos para que eles usem como modelo além do que foi trabalhado no Input. Você encontra alguns exemplos aqui.

Entregue o worksheet 3 e peça para escreverem o texto. Não se esqueça de pedir para colocarem a data e o nome.

Now it’s time to write your blog post. Use the plan you’ve just made to write it. Remember: It’s a memory, so your text must be written in the past.

First write the date on the top left. Then, as this blog brings texts from many authors, you need to write your name under the date.

Dê a eles um tempo para produzirem. Circule pela sala e ajude no que for necessário.

Após a produção vá para a revisão do texto.

Revisão do texto do colega

Eles irão revisar o texto do colega. Entregue uma legenda de correção, para cada aluno. Explique:

Now it’s time to review your text. Exchange your text with a partner. You’re going to read your partner’s text and if you find any problem you can’t correct it. Just draw the code according to the correction code. For example:

Escreva no quadro: When I am a child… Desenhe um retângulo na palavra am e explique que ela deveria estar no passado. Eles não devem corrigir o texto, apenas colocar os símbolos da legenda onde encontrarem algum problema.

Dê a eles um tempo para fazerem. Circule pela sala e ajude no que for necessário.

Revisão do próprio texto

Agora eles devem conversar com o colega sobre a revisão dos textos. Caso eles discordem de alguma legenda, eles devem conversar com o colega e ouvir sua explicação.

Now you must check which problems your friend found on your text. If you don’t agree with something, ask him/her to explain why that was considered a mistake.

Reescrita do texto

Entregue o worksheet 4. Após a revisão, eles deverão escrever a versão final do texto que será publicado.

Now you must write the final version of your text. The one that will be posted.

Eles podem trazer uma foto de casa ou fazer um desenho para ilustrar o texto.

A good text always comes with a picture to illustrate it. You can draw one or stick a picture.

Você pode montar um mural na parede da sala ou no mural da escola no formato de um blog e colar todos os trabalhos. Não se esqueça de criar um endereço eletrônico. Uma opçao seria: www.oursweetestmemories.nomedaescola.com.br

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula conhecendo mais sobre os colegas e sabendo reconhecer e produzir um post de blog.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere caso ache válido.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: O texto para o input deste plano faz parte de um site chamado The art of Barke Diem. Clique aqui para acessar a tela inicial do site.

Para que você esteja mais preparado para a aula, aqui você encontra um texto sobre as pessoas e animais citados no texto.

Os alunos irão produzir um post de blog sobre uma memória da infância e precisarão de uma imagem. Se você preferir, na aula anterior peça para que tragam imagens que os lembrem de suas infâncias.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula eles terão escrito um post de blog sobre uma memória da infância.

At the end of this class you’ll have written a blog post about a childhood memory.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Explique que nesta aula vocês irão falar sobre memórias da infância. Peça para pensarem em boas memórias que eles têm de suas infâncias.

In this class we’re going to talk about childhood memories. What good memories do you have from your childhood? Talk to your friends.

Coloque-os em grupos de 3 alunos. Dê a eles 3 minutos para conversarem com os colegas sobre suas memórias.

Quando terminarem, convide alguns alunos para compartilhar suas lembranças com a sala.

Tempo sugerido: 13 minutos.

Propósito: Apresentar um trecho de um blog pessoal sobre a lembrança da chegada de um gatinho em uma casa onde havia apenas cachorros.

Expectativa: Que os alunos consigam entender o texto mesmo sem conhecer todas as palavras e identifiquem, junto com o professor, o uso do passado simples e contínuo.

Orientações: Abra o texto aqui. Caso você não tenha acesso ao site durante a aula, imprima o slide em tamanho grande para que todos os alunos consigam acompanhar o texto. Comece com a contextualização:

Explore o nome do site

Leia o título do site e pergunte:

“The art of Barke Diem. What do you think this means? (Caso alguém conheça, deixe-o explicar. Caso contrário, comece pelo termo Barke Diem)

Escreva a expressão Barke Diem no quadro.

Does the expression Barke Diem remind you of something? (Pode ser que eles comentem sobre a expressão Carpe Diem. Caso não o façam, escreva essa expressão na lousa também e explique seu significado. Encontre a definição aqui)

Explique a analogia entre Barke Diem e Carpe Diem. Você encontra a explicação aqui.

Explore o título completo The art of Barke Diem. Pergunte:

How could you ‘barke diem’? What does that mean in your life? What would you do to enjoy your life to the fullest?

Explore o título do texto e a imagem

What kind of text is it? (Um post de blog)

How do you know that? (A maneira como os posts são publicados - por categorias, data, os comentários)

What animals do you see in the picture? (A kitten and a dog)

Leia o título do texto: “How do I love thee? Let me count the ways”

What do you think the relation between the picture and the title is? ( “Como eu te amo? Deixe-me contar as maneiras”. A autora do texto pretende explicar sobre o amor entre um gatinho e uma cachorra).

What do you expect to read? (Deixe que eles levantem hipóteses sobre o texto).

Explore o texto

Diga que vocês irão checar as hipóteses levantadas lendo o primeiro parágrafo do texto:

To check if what you predicted about the text is true, we’re going to read the first paragraph.

Faça a leitura do texto e explore o tempo verbal

Inicie a leitura. Leia a primeira frase e pergunte:

What verb tense is it? (Passado Simples)

How do you know that? (Eles podem justificar o passado pelo uso da frase “Almost four years ago…”. Explique que realmente essa frase indica que o que a lembrança da autora realmente já aconteceu, porém temos também a conjugação verbal que nos indica o tempo do texto. Aponte para o verbo “met”).

Faça um quadro com 3 colunas: Present/Past/Translation. Anote o verbo “met” na coluna do Past e diga que este é o passado do verbo “meet”. Pergunte se eles conhecem o verbo e anote a tradução).

Conforme vocês forem fazendo a leitura, vá anotando os verbos do texto no quadro, sempre com o auxílio deles. Pergunte sempre antes de anotar:

This verb is in the past. What’s the present form of it? Do you know its translation?

Na segunda frase do parágrafo, a autora usa o Past Perfect para falar de um passado que aconteceu antes dos fatos que ela descreve, “We had been considering[...]”. Não há necessidade de você explicar o uso desse passado de maneira profunda. Apenas mostre a ocorrência dele e porque ela usou essa estrutura (Antes de Taz aparecer, eles estavam considerando adotar um gatinho) e continue o texto. Você pode retirar da oração o verbo “had” para anotar no quadro de verbos.

Faça isso até que todos os verbos do texto estejam anotados. Você encontra as respostas aqui.

A última oração do texto está no Past Continuous. Trabalhe essa estrutura. Pergunte:

What do you think happened to Taz and JJ after a few days? (Esclareça o significado do verbo “cuddle” se for preciso. Nesse caso a autora quis mostrar que alguns dias depois, apesar de Taz ter reagido a JJ como um “gato de Halloween” e ela ter ficado sem saber o que fazer, após alguns dias os dois estavam se aconchegando).

Explique mais sobre o uso do Passado Simples e Passado Contínuo. Pergunte:

When do I use Simple Past or Past Continuous? (O Passado Simples descreve algo que aconteceu no passado. Dê exemplos: I went to the beach last Saturday./ I took a shower at 8 pm yesterday. O Past Continuous descreve uma ação em progresso no passado. Exemplos: I was taking a shower when my sister called me. Você pode usar outros exemplos que condizem com a realidade dos alunos).

Mostre a sequência e causalidade que o uso do Past Continuous com o Simple Past trazem:

Escreva no quadro:

I was doing my homework when my dog jumped on me.

Pergunte:

Can you describe this situation? What happened first? How do you know that? (A ação de fazer tarefa aconteceu primeiro pois, o uso do passado contínuo mostra que essa ação estava acontecendo quando o cachorro chegou e pulou). Faça a mesma pergunta para o exemplo citado acima.

I was taking a shower when my sister called me. (O banho começou antes e a irmã ligou enquanto essa ação acontecia).

Peça mais exemplos para os alunos.

Can you give me more examples using this?

Se achar necessário anote os exemplos no quadro para eles visualizarem melhor.

Verifique se as hipóteses levantadas antes da leitura se confirmaram

Após a leitura e exploração do tempo verbal verifique se as hipóteses que eles levantaram antes de ler o texto foram alcançadas. Pergunte:

Is the story similar to what you thought before reading it? What was similar? What was different?

Explore a estrutura

What kind of text is it? (Texto narrativo)

How do you know that? (O texto descreve como o gatinho Taz foi adotado. A autora narra os acontecimentos de como encontraram o gatinho e a reação da cachorra JJ)

Exploração da história

Para eles estarem melhor preparados para produzir o texto no Output, vocês irão retirar algumas informações do texto para completar um quadro. No Output eles usarão um quadro semelhante para planejar seus textos.

Entregue a eles o worksheet 1. Explique:

Title - Here you need to write the title of the post.

When - Here you need to write when the memories on the text happened. (Aponte para o início do texto quando ela diz “Almost four years ago” Explique a expressão caso seja necessário. Se algum aluno disser 2014, você deve considerar, pois ele provavelmente contou 2018 - 4= 2014. O ano da publicação menos os 4 anos citados no trecho acima).

Who - Who were the people/ animals involved in the memory? (É interessante que eles usem os nomes e não apenas dogs and a cat).

Where - Where did the events happen? (Os acontecimentos começam na Hospice house e no final do parágrafo aparece a home, quando eles decidem levá-lo para casa).

Sequence of events - Let’s sum up the events. (Escreva o primeiro acontecimento na lousa. Peça para os alunos lhe ajudarem a continuar).

Feeling - How did you feel when we read the story? (Nesse momento é importante mostrar aos alunos que lembranças normalmente nos causam sentimentos. Quando lembramos de algo que foi muito legal, sentimo-nos felizes. Se lembramos de algo triste, a lembrança nos faz sentir triste. Não importa como você está se sentindo no momento, a lembrança pode fazer surgir outros sentimentos. A lembrança do texto é de alegria, diversão e amor. Aponte para o texto quando a autora descreve a reação do gatinho ao ver JJ: “[...] he expertly stood up to her in the classic Halloween Kitty, arched back stance, hissing his warning that he was the only sheriff in town” Essa descrição provavelmente causará risos (ele, de maneira esperta, a enfrentou no clássico gatinho de halloween, arqueou as costas e rosnou seu aviso de que ele era o único xerife na cidade). Já na parte em que ela diz “ [...] he and JJ were cuddling within a few days” (ele e JJ estavam se aconchegando em poucos dias), pode trazer para alguns o sentimento de amor, doçura pois, traz à mente a imagem do gatinho e a cachorra deitados juntos de maneira encantadora.

Você encontra as respostas aqui.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Escrever um post de blog sobre uma memória da infância.

Expectativa: Que os alunos consigam produzir um texto no passado sobre alguma memória da infância. Não se espera que escrevam textos com o mesmo vocabulário do texto lido no Input e, sim, textos simples, porém coesos e coerentes.

Orientações:

Contexto de produção

Crie um contexto de produção: Eles irão produzir um texto para publicar no blog “Our sweetest memories”. O blog contém várias histórias sobre memórias da infância. Os leitores são de todas as idades, desde crianças até idosos. Os textos são produzidos por alunos de 11 a 14 anos:

Let’s imagine! There is a blog called “Our sweetest memories”. In this blog children from ages 11 to 14 years old post their sweet memories about their childhood. It’s your time to post now.

Planejamento do texto

No começo da aula eles tiveram a chance de pensar em algumas lembranças boas sobre a infância. Diga que agora eles irão escrever sobre uma delas.

Let’s plan our text. In the beginning of the class you remembered some very good memories from your childhood. Choose one to write about.

Entregue a eles o worksheet 2 de planejamento do texto.

Let’s complete the table.

Dê a eles alguns minutos para completar o quadro. Caminhe pela sala e auxilie no que for necessário.

Produção do texto

Agora eles deverão escrever o texto com base no que planejaram no quadro. Você pode entregar alguns textos para que eles usem como modelo além do que foi trabalhado no Input. Você encontra alguns exemplos aqui.

Entregue o worksheet 3 e peça para escreverem o texto. Não se esqueça de pedir para colocarem a data e o nome.

Now it’s time to write your blog post. Use the plan you’ve just made to write it. Remember: It’s a memory, so your text must be written in the past.

First write the date on the top left. Then, as this blog brings texts from many authors, you need to write your name under the date.

Dê a eles um tempo para produzirem. Circule pela sala e ajude no que for necessário.

Após a produção vá para a revisão do texto.

Revisão do texto do colega

Eles irão revisar o texto do colega. Entregue uma legenda de correção, para cada aluno. Explique:

Now it’s time to review your text. Exchange your text with a partner. You’re going to read your partner’s text and if you find any problem you can’t correct it. Just draw the code according to the correction code. For example:

Escreva no quadro: When I am a child… Desenhe um retângulo na palavra am e explique que ela deveria estar no passado. Eles não devem corrigir o texto, apenas colocar os símbolos da legenda onde encontrarem algum problema.

Dê a eles um tempo para fazerem. Circule pela sala e ajude no que for necessário.

Revisão do próprio texto

Agora eles devem conversar com o colega sobre a revisão dos textos. Caso eles discordem de alguma legenda, eles devem conversar com o colega e ouvir sua explicação.

Now you must check which problems your friend found on your text. If you don’t agree with something, ask him/her to explain why that was considered a mistake.

Reescrita do texto

Entregue o worksheet 4. Após a revisão, eles deverão escrever a versão final do texto que será publicado.

Now you must write the final version of your text. The one that will be posted.

Eles podem trazer uma foto de casa ou fazer um desenho para ilustrar o texto.

A good text always comes with a picture to illustrate it. You can draw one or stick a picture.

Você pode montar um mural na parede da sala ou no mural da escola no formato de um blog e colar todos os trabalhos. Não se esqueça de criar um endereço eletrônico. Uma opçao seria: www.oursweetestmemories.nomedaescola.com.br

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula conhecendo mais sobre os colegas e sabendo reconhecer e produzir um post de blog.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere caso ache válido.

Contents

  1. INPUT: A blog post about how a little cat arrived at a house full of dogs.
  2. OUTPUT: Write a blog post about a childhood memory

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço

Mentor: Tatiana Martim

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes