13516
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A água no planeta Terra

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Refletir sobre as proporções de água e terra existentes no planeta Terra, estabelecendo comparativo entre a quantidade de água doce e água salgada.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Google Jamboard: Tempestade de ideias.

Contexto e questão disparadora
Marque uma aula ao vivo com a turma através do Zoom ou Google meet. Faça uma apresentação de slides e partilhe a tela com as crianças, para que todas acompanhem a contextualização da aula. Projete o vídeo sugerido no slide 3 e faça questionamentos para instigar os alunos. Em seguida, apresente a questão disparadora e permita que a turma fale sobre as percepções antes de avançar para a próxima etapa.

Mão na massa
Siga as orientações do slide 5 para o “mão na massa”, com pequenas alterações: divida os alunos em salas/grupos menores durante a aula ao vivo e peça para que a chuva de ideias seja feita de forma online e interativa, através da plataforma Google Jamboard. Solicite que cada grupo diga uma palavra e registre-a na lousa virtual. Faça uma montagem na sua casa para replicar a etapa do “recipiente com 1000 gotas” e demonstre a atividade aos alunos durante a videochamada. Siga o restante das instruções do slide 5 para concluir a etapa mão na massa.

Sistematização
Ao término dos questionamentos da etapa anterior, faça o que se pede no slide 6 e projete a sugestão de vídeo para a turma.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças no acesso às plataformas de interação online.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_07T&U03

(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas