As formas de representar a Terra
3° Ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar as formas de representação da Terra, destacando elementos apresentados no globo terrestre e no planisfério.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
Professor-autor: Lenira Tamanini
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula inicial, antecedendo os planos CIE3_07TU02, CIE3_07TU03, CIE3_07TU04 e CIE3_07TU05.
Materiais necessários para a aula: Globos terrestres, mapas-múndi (planisférios), perguntas do jogo (encontrado no material complementar deste plano).
Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.
Texto: Conheça mais sobre o planeta Terra
Planeta Terra
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-planeta-terra.htm
Código: CIE3_07T&U01
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
AULA 02
AULA 03
AULA 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes