13496
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Meu lar e minha comunidade

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 21/11/2018
Código: ING6_08UND08

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Meu lar e minha comunidade

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se organizar.

Sobre esta aula:

Nesta aula, os alunos irão escrever uma biografia seguindo a estrutura proposta. Conhecimento prévio sugerido: Leitura de descrições de lugares - Unidade 02, Aula 06 (no eixo Leitura); Lugares na cidade - Unidade 04, Aula 03 (no eixo Oralidade).

Preparação para a aula:

Nesta aula você precisará de: cópias dos textos e das folhas de atividade (veja Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output) e um projetor multimídia (datashow) ou uma TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para aos alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output).

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientações: Mostre ou leia o objetivo para a turma. Diga: Today, you will read a descriptive text and then write a short text about your home or community.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context) e diga: Let’s play the Telephone Game;
  • Dividida os alunos em grupos de 3-5;
  • Peça que eles fiquem de pé com um pouco de espaço entre cada um;
  • Explique que você dará uma mensagem para o primeiro aluno de cada grupo e que eles deverão repassar a mensagem desde o primeiro até o último do grupo. O último do grupo deverá anotar a frase. Ao final, os alunos irão comparar a mensagem original com a mensagem recebida;
  • Deixe que joguem três rodadas (você irá ditar três frases diferentes) e passe para o próximo slide para que os alunos confiram as frases que escreveram;
  • A ideia é que sejam frases bem simples, pois esta atividade é complexa para os alunos. Também é importantes que os grupos sejam heterogêneos. Os alunos com maior domínio da língua podem anotar a frase ao final.

Tempo sugerido: Continuação do Context.

Orientações:

  • Depois de ter jogado três rodadas do Telephone Game, mostre este slide ou anote as frases no quadro para os alunos as compararem com o que escreveram;
  • Depois, comente com eles: Did you like the game? Why or why not? What was difficult or easy? What strategies did you use to communicate more effectively? Do you sometimes feel like you are playing this game when you are trying to communicate in English?
  • Ao final, comente sobre as frases. What do these phrases talk about? (house and communities). Yes, today you will write about your own homes and/or communities.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Ler um texto descritivo sobre a cidade de Sydney, na Austrália, para localizar informações específicas.

Expectativa: Que os alunos consigam localizar informações específicas sobre a cidade de Sydney, com o auxílio do seu conhecimento prévio e de palavras cognatas.

Orientações: Peça aos alunos que se organizem em duplas para facilitar o desenvolvimento das atividades a seguir.

1) (5’) Mostre a imagem a eles (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input). Aponte para a Sydney Opera House na primeira foto e na segunda. Pergunte:

  • What place is this? (Espera-se que os alunos respondam: It is Sydney Opera House.) Se eles não souberem responder, você pode explicar: This is Sydney Opera House.
  • Where is Sydney? (Espera-se que os alunos respondam: It is in Australia.) Se eles não souberem, você pode ajudar: Is it in England or in Australia? (Os alunos provavelmente responderão: It is in Australia.)
  • Diga: Sydney is the largest, oldest and most cosmopolitan city in Australia.
  • What do you know about Australia? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: It is in Oceania; There are Kangaroos in Australia; The boomerang originated in Australia.) (_!_) Nota Cultural: Compartilhe algumas informações interessantes sobre a Austrália com seus alunos. Para saber mais sobre o país, você pode acessar: https://kids.nationalgeographic.com/explore/countries/australia/#koala-closeup-tree.jpg e https://www.experienceoz.com.au/en/australia-facts.

Fonte:

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Ler um texto descritivo sobre a cidade de Sydney, na Austrália, para localizar informações específicas.

Expectativa: Que os alunos consigam localizar informações específicas sobre a cidade de Sydney, com o auxílio do seu conhecimento prévio e de palavras cognatas.

Orientações: O texto que os alunos irão ler foi retirado do Londoner In Sydney, site que contém informações sobre como é morar na cidade de Sydney.

2) (5’) Mostre a imagem a eles (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input). Aponte para o mapa e pergunte:

  • What is this? (Os alunos provavelmente responderão: It is a map.)
  • What does this map show? (Os alunos provavelmente responderão: a city; the city of Sydney)
  • Explique: In the website “Londoner In Sydney”, Annie, from London, describes some neighborhoods in the city of Sydney.
  • Entregue uma cópia dos textos a cada aluno (veja Atividades para impressão - Input) e pergunte:
  • How many neighborhoods does she describe in the City region? (Os alunos provavelmente responderão: She describes three neighborhoods.)
  • Which neighborhoods does she describe? ((Os alunos provavelmente responderão: Surry Hills, Paddington and Balmain)
  • Passe para o próximo slide.

Fonte: https://londonerinsydney.com/where-to-live-in-sydney/

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Ler um texto descritivo sobre a cidade de Sydney, na Austrália, para localizar informações específicas.

Expectativa: Que os alunos consigam localizar informações específicas sobre a cidade de Sydney, com o auxílio do seu conhecimento prévio e de palavras cognatas.

Orientações: O texto que os alunos irão ler foi retirado do Londoner In Sydney, site que contém informações sobre como é morar na cidade de Sydney.

  • Mostre o segundo texto aos alunos e pergunte:
  • How many neighborhoods does she describe in the Inner West region? (Os alunos provavelmente responderão: She describes three neighborhoods.)
  • Which neighborhoods does she describe? (Os alunos provavelmente responderão: Newton, Marrickville and Alexandria)

3) (10’) Entregue uma cópia da folha de atividade a cada aluno (veja Atividades para impressão - Input). Explique que, em duplas, eles irão ler o texto para localizar informações específicas e identificar a que bairro cada informação se refere. Diga: Read the texts and find which neighborhood each sentence relates to.

  • It has a good vibration. _______________
  • It is like a little town. _______________
  • It is like a village. _______________
  • It is the most attractive part of Sydney. _______________
  • There are antique stores. _______________
  • There are fashion stores. _______________
  • There are markets. _______________
  • There are restaurants. _______________
  • You can take the ferry to the city. _______________
  • You can take the train to the city. _______________
  • You can take a walk to the city from there. _______________

? Lembre-os de focar na localização de informações específicas para facilitar na resposta das questões.

? O ideal é que nenhuma dupla seja muito heterogênea. É preciso que eles tenham algum grau de troca, ou seja, que um não desconsidere o outro e acabe fazendo sozinho. Por isso, a sugestão é fazer as duplas com alunos de saberes parecidos.

? Enquanto as duplas respondem a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.

Após 8 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar o texto e marcar as respostas na folha), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia as frases e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que responderam. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão dos textos. Confira a resolução das atividades aqui.

  • Pergunte: Based on the descriptions you just read, in which of these neighborhoods would you like to live?

Fonte: https://londonerinsydney.com/where-to-live-in-sydney/

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Escrever uma descrição do lugar onde vive.

Expectativa: Que os alunos escrevam uma descrição de seu bairro ou de sua cidade para compartilhar com os colegas de classe.

Orientações:

Professor, nesta etapa da aula os alunos irão escrever uma descrição de seu bairro ou de sua cidade.

  • Mostre o slide (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output) e leia as orientações para os alunos;
  • Explique que eles irão escrever uma descrição do bairro ou da cidade onde eles vivem;
  • Destaque como eles irão iniciar as frases e as informações que o texto deve conter (nome do bairro / da cidade onde eles moram; um (ou mais) adjetivo(s) que qualifique o bairro/ a cidade; espaços de lazer e de serviços que há no bairro / na cidade; atividades que as pessoas podem desenvolver no bairro / na cidade; localização da sua casa no bairro / na cidade);
  • Diga a eles que usem como base os dois textos lidos no Input para escrever seus textos;
  • Ao final, se houver tempo e vontade, eles podem compartilhar seus textos com um colega, ou você, professor, pode ler alguns em voz alta para a turma.

Material complementar:

Tempo sugerido: 1 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem ler, compreender (mesmo sem conhecer o significado de todas as palavras) e escrever descrições de lugares em inglês.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de ler, compreender e escrever um texto descritivo em língua inglesa em um contexto real!

Contents

  1. INPUT: Text about Sydney, Australia
  2. OUTPUT: To write about where they live (neighborhood or city)

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogs, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes