Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários:
Opção 1: Se a escolha for simular o movimento de rotação manualmente:
- Bola de isopor com 20 cm de diâmetro;
- Pedaço de arame com cerca de 40 cm ou espeto fino com o mesmo tamanho;
- Fita gomada.
Opção 2: Se a escolha for simular o movimento de rotação com motor de passo:
- Bola de isopor com 20 cm de diâmetro;
- Pedaço de arame com cerca de 40 cm ou espeto fino com o mesmo tamanho;
- Fita gomada;
- Motor de passo;
- Bateria de 9V.
Material de apoio:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/rotacao-terra.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:
O que é o movimento de rotação?
Qual é a importância do movimento de rotação da Terra?
Resposta:
O movimento de rotação da Terra é um dos mais importantes executados pela Terra em torno do próprio eixo, sendo considerado crucial para a manutenção da vida na Terra.
Apresentar o objetivo da aula:
Esta aula tem como objetivo distinguir as principais características do movimento de rotação da Terra.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Lance algumas questões norteadoras que estimulem a curiosidade pelo tema apresentado.
Sendo o movimento de rotação algo tão relevante para a manutenção da vida na Terra, o que vocês acham de conhecermos melhor as suas implicações sobre o nosso Planeta?
Questione o que eles sabem sobre o movimento de rotação da Terra.
Será que a Terra só executa o movimento de rotação?
Assim como um pião quando é lançado, o nosso planeta apresenta vários movimentos que devido ao fato de estarmos no mesmo referencial e serem realizados a velocidades quase constantes não percebemos, isto é semelhante a está no interior de um veículo que anda a velocidade constante executando vários movimentos os quais não seriam percebidos pelos ocupantes do veículo se as janelas fossem opacas e não fosse possível interagir com outros referenciais externos ao movimento.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Peça para a turma apresentar suas impressões. É possível apresentar hipóteses, tais como: Seria porque a velocidade do movimento de rotação é baixa que nós não percebemos? Seria porque a Terra é muito extensa e fica difícil perceber seu movimento?
Há algumas razões para não percebermos o movimento de rotação da Terra, as principais são:
- O movimento de rotação da Terra é praticamente constante, em módulo, logo não é perceptível a variação de velocidade semelhante a veículo em uma autoestrada sem trânsito intenso o qual normalmente é conduzido a uma velocidade quase constante e por isso muitas vezes, mesmo estando em alta velocidade, não é facilmente percebido pelas pessoas no interior do veículo;
- Outra razão é que a percepção de velocidade está muito associada a um referencial externo, logo quando estamos em um avião voando em grandes altitudes a uma velocidade quase constante, raramente percebemos que estamos a velocidades superiores 1.000 km/h, pois além da velocidade quase constante também ficamos sem contato visual com os referenciais externo ao movimento do avião. Logo, por não termos contato visual com referenciais estáticos externos ao nosso planeta não percebemos o movimento de rotação.
Isso justifica a Terra executar o movimento de rotação a uma velocidade de cerca de 1666 km/h ou 465 m/s e não ser perceptível por nós.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos. Cada equipe deve receber os seguintes materiais para construção da montagem:
Opção 1: Se a escolha for simular o movimento de rotação manualmente:
- Bola de isopor com 20 cm de diâmetro;
- Pedaço de arame com cerca de 40 cm ou espeto fino com o mesmo tamanho;
- Fita gomada.
Opção 2: Se a escolha for simular o movimento de rotação com motor de passo:
- Bola de isopor com 20 cm de diâmetro;
- Pedaço de arame com cerca de 40 cm ou espeto fino com o mesmo tamanho;
- Fita gomada;
- Motor de passo;
- Bateria de 9V.
Ao finalizar a montagem, as equipes devem se reunir para discutir as características do movimento de rotação da Terra e construir um documento colaborativo listando as suas principais características.
Caso a turma não consiga inicialmente identificar os pontos relevantes, sugiro aqui alguns para orientar a discussão e produção do texto:
- O movimento de rotação da Terra é igual nos polos e no equador?
Não. O movimento de rotação da Terra é maior no equador, pois o raio da Terra é maior nessa região, e a velocidade linear no ponto é igual à velocidade angular (Cte.) multiplicada pelo raio, logo como o raio da Terra é maior no equador é nessa região onde a velocidade linear da Terra é maior.
- Por que o movimento não reduz ao longo do tempo até parar como ocorre com o pião?
O movimento da Terra não vai reduzindo até parar como ocorre com o pião, principalmente por dois motivos: A massa da Terra, que pela lei da inércia de Newton, tende a ficar em movimento e é muito grande. E no espaço praticamente não há atrito para consumir a energia do movimento da Terra.
- O movimento do pneu da bicicleta descreve um movimento de rotação também?
Sim. O Pneu assim como o pião mostrado na imagem, descreve um movimento de rotação em torno do próprio eixo e um movimento de translação em contato com o piso da via.
Material de apoio:
http://each.uspnet.usp.br/ortiz/classes/Movements.pdf
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Contextualize para o aluno que o movimento de rotação da Terra é um dos mais importantes para assegurar a vida na terra, sendo responsável pelos dias e noites, pelo ciclo das marés e pelo controle da temperatura da Terra. Sendo contudo muito comum nos pneus, piões e rolamentos de uma forma geral, pois é um movimento em torno do próprio eixo.
Além disso, outra curiosidade é que o movimento de rotação da Terra tem velocidade de cerca de 1666 km/h ou 465 m/s. E não vai reduzindo até parar, principalmente por dois motivos: A massa da Terra, que pela lei da inércia de Newton, tende a ficar em movimento e é muito grande. E no espaço praticamente não há atrito para consumir a energia do movimento.