Título da aula: Unidades de Conservação e conflitos ambientais
Finalidade da aula: Discutir sobre os conflitos ambientais em torno da criação e da gestão de unidades de conservação no Brasil.
Ano: 9º Ano
Objetos do conhecimento: Conhecer a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional.
Práticas de linguagem: Vida e evolução
Habilidades da BNCC: EF09CI12
Sobre esta aula:
Esta é a quarta aula de uma sequência didática que contempla a habilidade EF09CI12 da BNCC. Nela vamos abordar os conflitos que envolvem a criação de unidades de conservação (UC) no Brasil, sob o ponto de vista dos diferentes interesses dos agentes sociais envolvidos neste processo. Para entender um pouco como se desenrola o conflito entre esses setores da sociedade em torno da criação de áreas de preservação, será proposto um debate, em que os estudantes divididos em equipes vão representar diferentes agentes sociais. Será um jogo de interpretação de personagens, inspirado nos jogos de RPG muito popular entre os jovens, no qual os personagens tomam decisões que influenciam o desenrolar do jogo, de maneira que o seu final é sempre imprevisível. A proposta para esta aula é que os estudantes simulem personagens envolvidos com um conflito ambiental em torno da criação ou não de uma UC. Assim, espera-se, que eles compreendam a rede de interesses oriunda das divergências entre os agentes sociais, que muitas vezes agilizam ou impedem a criação de uma UC.
Código: CIE9_12V&E04
(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
AULA 01
AULA 02
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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