Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem as observações. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais os conflitos ambientais mais comuns nas unidades de conservação brasileiras?
Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos. Envie os textos (disponível aqui) em Word, via Whatsapp.
Peça para eles fazerem uma análise do posicionamento dos agentes sociais: 1. extrativistas; 2. ruralistas e; 3. mineradoras. Depois, solicite que elaborem uma conclusão sobre a temática.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Proponha uma conversa sobre:
Os conflitos em torno das UCs se instalam devido os interesses distintos que os diversos atores sociais têm em relação ao uso da área da reserva.
- Que atores sociais são esses e quais os interesses deles?
- Como essa rede de interesses, muitas vezes contraditórias, impacta a UC?
- Como as UCs têm enfrentado e até amenizado esses conflitos?
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.