13489
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Unidades de Conservação e conflitos ambientais

Plano de aula de Ciências com atividades para o 9° ano do Fundamental sobre Unidades de Conservação

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Nery

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: datashow para exibição dos slide. Na falta deste equipamento você pode imprimir esta aula para auxiliá-lo na condução das atividades. Textos disponíveis neste link <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WxXDbK6NQxMNxThUsTuxRcD9FnbdbRw4MfCeczrPjRVxtHFn8xWehe9BZR27/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-12ve04.pdf>. O número de cópias depende do número de equipes. Imprima as cópias necessárias com antecedência.

Um dos artigos que foi usado para compor o material de apoio dos estudantes, faz uma análise histórica dos conflitos ambientais em unidades de conservação e traz a discussão para o contexto atual. Você pode acessá-lo na íntegra neste link: <http://www.scielo.br/pdf/asoc/v12n1/v12n1a10.pdf>.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula. Explique que nesta aula vamos abordar a dinâmica da criação de unidades de conservação.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título desta reportagem e procure extrair os conhecimentos prévios dos estudantes sobre esse tema. Sugestão de perguntas: Já ouviram falar em conflitos ambientais no Brasil? Conte-nos os casos que você conhece. Sabiam que o Brasil é um dos países com maior índice de conflitos desse tipo? Por que será?

Há um mapa interativo com informações sobre todos os conflitos ambientais levantados pelo estudo citado na reportagem da BBC apresentada no slide. Se a sua escola tiver internet disponível, durante essa contextualização você pode abrir o link desse mapa e mostrar para os estudantes alguns dos conflitos que ocorrem no Brasil. Ou você pode indicar o site para os estudantes fazerem uma pesquisa em casa sobre os conflitos que aparecem na sua região. O mapa interativo está disponível neste link <https://www.ejatlas.org/>.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora e veja se os estudantes têm algo a dizer. Pergunte se eles sabem quais setores da sociedade costumam se envolver em conflitos desse tipo. Diga que nesta aula vamos tentar entender e debater sobre essa questão.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a turma em equipes (se preferir, faça isso no início da aula para ganhar tempo). Explique aos estudantes que vamos simular uma consulta pública sobre a criação de uma Unidade de Conservação em uma área de interesse de diferentes agentes da sociedade. Nesta simulação, cada equipe vai representar um destes agentes e participar do debate defendendo o seu ponto de vista. Como em um jogo de RPG, as equipes devem encarnar os personagens e o desenrolar da simulação será espontâneo, de modo que não haverá vencedores e perdedores.

Primeiro, distribua o texto indicado para leitura de todos, eles terão 10 minutos para essa leitura. Depois, distribua os textos referentes aos agentes sociais, um para cada equipe. A saber os agentes sociais são: 1. extrativistas; 2. ruralistas e; 3. mineradoras. Se turma for grande divida-a em 6 grupos, nos quais, dois grupos ficam com os agentes 1, dois com os agentes 2 e os outros dois com os agentes 3.

No link com o material há mais informações. Acesse-o aqui <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gBzJkTCrgUFQDpwN5WfDFX6ZT3rettvyw8tbMjg6hEcWusYHUheQdTFmp8cP/cie9-12ve04.pdf>.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Mostre as perguntas deste slide e peça que eles elaborem uma pequena redação para respondê-las, embasados nas leituras e no debate que ocorreram no mão na massa. Depois diga para eles lerem os textos uns dos outros e comentarem entre si. Talvez eles apresentem dificuldade em responder a terceira pergunta, devido a discussão da aula ter se concentrado mais nos conflitos que nas soluções, se isso acontecer comente que uma das estratégias dos governos atuais é justamente promover uma ligação com a sociedade antes da efetivação da unidade de conservação, por meio de conversas, debates, oficinas de educação ambiental, etc, algo que não acontecia no passado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: datashow para exibição dos slide. Na falta deste equipamento você pode imprimir esta aula para auxiliá-lo na condução das atividades. Textos disponíveis neste link <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WxXDbK6NQxMNxThUsTuxRcD9FnbdbRw4MfCeczrPjRVxtHFn8xWehe9BZR27/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-12ve04.pdf>. O número de cópias depende do número de equipes. Imprima as cópias necessárias com antecedência.

Um dos artigos que foi usado para compor o material de apoio dos estudantes, faz uma análise histórica dos conflitos ambientais em unidades de conservação e traz a discussão para o contexto atual. Você pode acessá-lo na íntegra neste link: <http://www.scielo.br/pdf/asoc/v12n1/v12n1a10.pdf>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula. Explique que nesta aula vamos abordar a dinâmica da criação de unidades de conservação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título desta reportagem e procure extrair os conhecimentos prévios dos estudantes sobre esse tema. Sugestão de perguntas: Já ouviram falar em conflitos ambientais no Brasil? Conte-nos os casos que você conhece. Sabiam que o Brasil é um dos países com maior índice de conflitos desse tipo? Por que será?

Há um mapa interativo com informações sobre todos os conflitos ambientais levantados pelo estudo citado na reportagem da BBC apresentada no slide. Se a sua escola tiver internet disponível, durante essa contextualização você pode abrir o link desse mapa e mostrar para os estudantes alguns dos conflitos que ocorrem no Brasil. Ou você pode indicar o site para os estudantes fazerem uma pesquisa em casa sobre os conflitos que aparecem na sua região. O mapa interativo está disponível neste link <https://www.ejatlas.org/>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora e veja se os estudantes têm algo a dizer. Pergunte se eles sabem quais setores da sociedade costumam se envolver em conflitos desse tipo. Diga que nesta aula vamos tentar entender e debater sobre essa questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a turma em equipes (se preferir, faça isso no início da aula para ganhar tempo). Explique aos estudantes que vamos simular uma consulta pública sobre a criação de uma Unidade de Conservação em uma área de interesse de diferentes agentes da sociedade. Nesta simulação, cada equipe vai representar um destes agentes e participar do debate defendendo o seu ponto de vista. Como em um jogo de RPG, as equipes devem encarnar os personagens e o desenrolar da simulação será espontâneo, de modo que não haverá vencedores e perdedores.

Primeiro, distribua o texto indicado para leitura de todos, eles terão 10 minutos para essa leitura. Depois, distribua os textos referentes aos agentes sociais, um para cada equipe. A saber os agentes sociais são: 1. extrativistas; 2. ruralistas e; 3. mineradoras. Se turma for grande divida-a em 6 grupos, nos quais, dois grupos ficam com os agentes 1, dois com os agentes 2 e os outros dois com os agentes 3.

No link com o material há mais informações. Acesse-o aqui <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gBzJkTCrgUFQDpwN5WfDFX6ZT3rettvyw8tbMjg6hEcWusYHUheQdTFmp8cP/cie9-12ve04.pdf>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Mostre as perguntas deste slide e peça que eles elaborem uma pequena redação para respondê-las, embasados nas leituras e no debate que ocorreram no mão na massa. Depois diga para eles lerem os textos uns dos outros e comentarem entre si. Talvez eles apresentem dificuldade em responder a terceira pergunta, devido a discussão da aula ter se concentrado mais nos conflitos que nas soluções, se isso acontecer comente que uma das estratégias dos governos atuais é justamente promover uma ligação com a sociedade antes da efetivação da unidade de conservação, por meio de conversas, debates, oficinas de educação ambiental, etc, algo que não acontecia no passado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano