13488
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura colaborativa de textos expositivos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre compreensão em leitura e estratégia de leitura

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: 
Helena Ruiz
Mentor: 
Mariana Prado
Especialista: 
Tania Rios

Título da aula: Leitura colaborativa de textos expositivos

Finalidade da aula:Leitura dos materiais selecionados na aula anterior, com autonomia ou escuta, dialogando com colegas e professores a  pertinência destes para a busca das informações que procuram.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento:Compreensão em leitura e estratégia de leitura

Prática de linguagem:Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF12LP17

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

 

Materiais necessários: Materiais selecionados pelos alunos na aula anterior.

Livros e revistas que trazem informações e curiosidades dos animais que vivem ou visitam os jardins e foram escolhidos pelos alunos. Dicionário.

Leia e analise os materiais antecipadamente, tanto para avaliar a pertinência de cada um deles para buscar informações e curiosidades como para selecionar apenas um trecho caso o texto seja muito longo. Lembre-se que a proposta nesta aula é separar os textos do gênero curiosidades de outros gêneros textuais.

 

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter alguma dificuldade em decidir se o material ou texto possui curiosidades e informações sobre os animais que escolheram e também em compreender algumas informações e/ou termos técnicos.

 

Referências sobre o assunto:

https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora

htts://novaescola.org.br/conteudo/860/ana-maria-espinoza-e-essencial-ensinar-a-ler-textos-de-ciencias

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).

ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED

SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998


Código: LPO1_03SQA03

(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas