Texto para impressão LPO303SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: A fábula na sala de aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas / Provérbios e no campo de atuação Artístico-literário/ Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura / escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Uso de projetor conectado à caixa de som e/ou lousa interativa, quadro, caderno, lápis, borracha, texto impresso com provérbios/morais de fábulas em tiras.
Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (A referência completa do texto de Bagno encontra-se abaixo e está disponível on-line).
Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não lêem e escrevem convencionalmente.
Referências sobre o assunto:BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p.
Disponível em: portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
Introdução
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Escreva o título da aula no quadro ou projete este slide.
- Questione com os alunos sobre que características esses animais têm que são comuns aos seres humanos. Esperamos que respondam que o coelho é rápido, a formiga sempre está em serviço, a tartaruga é bem lenta, a raposa é esperta e ágil, sempre quer se dar bem em todas as situações.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos slide 3 e 4
Orientações:
- Professor, inicie a aula, dizendo que você vai ler a fábula “O leão e o mosquito” pedindo atenção aos alunos para que prestem atenção nas personagens escolhidas e observem se suas características são importantes para o que acontece na história.
- Pergunte antes da leitura sobre o que eles acham que pode ser o assunto de uma história onde aparecem um leão e um mosquito. espera-se que digam características como a força do leão, que é o rei da floresta e o mosquito é tão pequeno, mas pode amolar bastante, principalmente nos dias de calor. Continue perguntando se eles acham que alguém vai se dar mal e quem será, por quê ? Leia toda a fábula e ao final fale com eles se suas hipóteses iniciais foram confirmadas.
- Questione sobre a moral que apareceu no final desta fábula. Peça que a encontrem e leiam em voz alta. Pergunte sobre o que entendem sobre ela. Espera-se que digam que não podemos menosprezar ninguém pelo fato de ser pequeno, aparentemente sem poder algum, o mosquito apesar de pequeno conseguiu fazer a proeza de derrotar o leão. Porém, acabou sendo derrotado pela arrogância em querer se vangloriar de tal conquista. Saber vencer com dignidade e respeito pelo adversário.
- Pergunte quais características eles perceberam nos dois personagens que são comuns aos seres humanos. Espera-se que respondam que o leão é forte, dominador, grande,enquanto que o mosquito pequeno, aparentemente frágil, foi corajoso, mas orgulhoso e arrogante.
- Peça que falem outra moral que poderia ser adequado ao texto. Ouça todas as possibilidades e discuta com a sala se são viáveis com o que foi lido.
Material complementar: Textos para impressão: Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FPN7vES6bqbGEwg5xJmqrMrhEDYdc997ajaDgcUeBvXNb2w9sgN3MHKB4NUC/texto-para-impressao-lpo303sqa03.pdf
Referência bibliográfica: ABREU, A. R. O leão e o mosquito. In: Ana Rosa Abreu ... [et al.] Alfabetização : livro do aluno. Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v.: 128 p. n. 2.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: slide 3 e 4
Orientações:
- Organize a sala em grupos de 4 alunos, sempre promovendo agrupamentos entre alunos com saberes diferentes para que haja maior circulação de informações entre eles, além de promover sempre a cooperação e o respeito.
- Entregue uma fábula diferente para cada grupo, juntamente com um roteiro de questões que enfatizam as características dos personagens, sendo elas negativas ou positivas, assim como o ensinamento que esta fábula pretendeu mostrar ao leitor.
- Permita que façam a leitura em grupo, respondam as questões em seu caderno, para que depois apresentem suas descobertas aos colegas. Enquanto os alunos estão fazendo a leitura das fábulas, você professor, desenhe no quadro uma tabela como a que entregou para eles, porém com mais linhas para ir preenchendo à medida que os alunos forem socializando suas respostas, promovendo reflexão acerca da relação entre personagens, suas características e variação dos ensinamentos.
- Após cada grupo ter preenchido a tabela, faça a socialização das respostas. Seria interessante que cada grupo elegesse um aluno para ler a fábula para que todos possam acompanhar os resultados .Conforme os grupos forem apresentando, o professor vai registrando no quadro as respostas.
- Faça com eles uma observação acerca dos personagens que apareceram, o porquê da formação dos pares existentes, as características que permitem a criação do enredo da fábula. Comente finalmente cada ensinamento e sua relação com a escolha desses personagens e quais características humanas são evidenciadas através dos animais que são personagens.
Material complementar: Textos para impressão: Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FPN7vES6bqbGEwg5xJmqrMrhEDYdc997ajaDgcUeBvXNb2w9sgN3MHKB4NUC/texto-para-impressao-lpo303sqa03.pdf
Referência bibliográfica: ALFABETIZAÇÃO. Livro do aluno/ Ana Rosa Abreu et al. Brasília: FUNDESCOLA/SEF. MEC, 2000.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos sobre o que aprenderam hoje sobre as fábulas, acerca dos personagens e da moral. Espera-se que falem sobre a combinação entre o animal sua característica e a participação no enredo.
- Oriente-os a falar sobre o papel da moral em uma fábula.
- Escrevam o que aprenderam em uma cartaz que poderá ficar afixado em sala, para posterior consulta.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Materiais complementares:
Textos disponíveis aqui.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Jogo rápido. Proponha um desafio aos alunos. Pelo WhatsApp, marque um horário para que todos estejam atentos. Na hora marcada, explique, em áudio, que você vai escrever o nome de uma animal e eles precisarão escrever a principal característica dele o mais rápido possível.
Desenvolvimento
Compartilhe os textos com os alunos por WhatsApp ou e-mail, e envie, em seguida, um áudio com a leitura. Depois, envie as perguntas, uma de cada vez, e permita que os alunos tenham um tempo para enviarem as respostas pelo mesmo canal.
Compartilhe o quadro em um documento do Google, um para cada aluno, e oriente-os, pelo WhatsApp, a completarem a tabela a partir dos textos recebidos. Assim, você pode acompanhar a produção dos alunos e, se for preciso, enviar orientações pelos comentários. Se quiser socializar as respostas, compartilhe os documentos pelo Drive ou envie por e-mail. Você também poderá realizar essa atividade através de uma videochamada pelo Google Meet. Na hora da chamada, leia o texto, faça as perguntas propostas nas orientações e preencha a tabela coletivamente.
Fechamento
Envie as perguntas sugeridas no plano pelo WhatsApp. Espere que os alunos respondam. Crie um documento no Google com a síntese das respostas enviadas e compartilhe com os alunos por e-mail ou WhatsApp para consulta futura.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero explorando outras fábulas, lendo com as crianças e conversando sobre os personagens e a moral de cada fábula lida.
<title> Sobre este plano </title>
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas / Provérbios e no campo de atuação Artístico-literário/ Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura / escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Uso de projetor conectado à caixa de som e/ou lousa interativa, quadro, caderno, lápis, borracha, texto impresso com provérbios/morais de fábulas em tiras.
Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (A referência completa do texto de Bagno encontra-se abaixo e está disponível on-line).
Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não lêem e escrevem convencionalmente.
Referências sobre o assunto:BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p.
Disponível em: portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf