Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas / Provérbios e no campo de atuação Artístico-literário/ Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura / escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Uso de projetor conectado à caixa de som e/ou lousa interativa, quadro, caderno, lápis, borracha, texto impresso com provérbios/morais de fábulas em tiras.
Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (A referência completa do texto de Bagno encontra-se abaixo e está disponível on-line).
Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não lêem e escrevem convencionalmente.
Referências sobre o assunto:BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p.
Disponível em: portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
Introdução
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Escreva o título da aula no quadro ou projete este slide.
- Questione com os alunos sobre que características esses animais têm que são comuns aos seres humanos. Esperamos que respondam que o coelho é rápido, a formiga sempre está em serviço, a tartaruga é bem lenta, a raposa é esperta e ágil, sempre quer se dar bem em todas as situações.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos slide 3 e 4
Orientações:
- Professor, inicie a aula, dizendo que você vai ler a fábula “O leão e o mosquito” pedindo atenção aos alunos para que prestem atenção nas personagens escolhidas e observem se suas características são importantes para o que acontece na história.
- Pergunte antes da leitura sobre o que eles acham que pode ser o assunto de uma história onde aparecem um leão e um mosquito. espera-se que digam características como a força do leão, que é o rei da floresta e o mosquito é tão pequeno, mas pode amolar bastante, principalmente nos dias de calor. Continue perguntando se eles acham que alguém vai se dar mal e quem será, por quê ? Leia toda a fábula e ao final fale com eles se suas hipóteses iniciais foram confirmadas.
- Questione sobre a moral que apareceu no final desta fábula. Peça que a encontrem e leiam em voz alta. Pergunte sobre o que entendem sobre ela. Espera-se que digam que não podemos menosprezar ninguém pelo fato de ser pequeno, aparentemente sem poder algum, o mosquito apesar de pequeno conseguiu fazer a proeza de derrotar o leão. Porém, acabou sendo derrotado pela arrogância em querer se vangloriar de tal conquista. Saber vencer com dignidade e respeito pelo adversário.
- Pergunte quais características eles perceberam nos dois personagens que são comuns aos seres humanos. Espera-se que respondam que o leão é forte, dominador, grande,enquanto que o mosquito pequeno, aparentemente frágil, foi corajoso, mas orgulhoso e arrogante.
- Peça que falem outra moral que poderia ser adequado ao texto. Ouça todas as possibilidades e discuta com a sala se são viáveis com o que foi lido.
Material complementar: Textos para impressão: Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FPN7vES6bqbGEwg5xJmqrMrhEDYdc997ajaDgcUeBvXNb2w9sgN3MHKB4NUC/texto-para-impressao-lpo303sqa03.pdf
Referência bibliográfica: ABREU, A. R. O leão e o mosquito. In: Ana Rosa Abreu ... [et al.] Alfabetização : livro do aluno. Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v.: 128 p. n. 2.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: slide 3 e 4
Orientações:
- Organize a sala em grupos de 4 alunos, sempre promovendo agrupamentos entre alunos com saberes diferentes para que haja maior circulação de informações entre eles, além de promover sempre a cooperação e o respeito.
- Entregue uma fábula diferente para cada grupo, juntamente com um roteiro de questões que enfatizam as características dos personagens, sendo elas negativas ou positivas, assim como o ensinamento que esta fábula pretendeu mostrar ao leitor.
- Permita que façam a leitura em grupo, respondam as questões em seu caderno, para que depois apresentem suas descobertas aos colegas. Enquanto os alunos estão fazendo a leitura das fábulas, você professor, desenhe no quadro uma tabela como a que entregou para eles, porém com mais linhas para ir preenchendo à medida que os alunos forem socializando suas respostas, promovendo reflexão acerca da relação entre personagens, suas características e variação dos ensinamentos.
- Após cada grupo ter preenchido a tabela, faça a socialização das respostas. Seria interessante que cada grupo elegesse um aluno para ler a fábula para que todos possam acompanhar os resultados .Conforme os grupos forem apresentando, o professor vai registrando no quadro as respostas.
- Faça com eles uma observação acerca dos personagens que apareceram, o porquê da formação dos pares existentes, as características que permitem a criação do enredo da fábula. Comente finalmente cada ensinamento e sua relação com a escolha desses personagens e quais características humanas são evidenciadas através dos animais que são personagens.
Material complementar: Textos para impressão: Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FPN7vES6bqbGEwg5xJmqrMrhEDYdc997ajaDgcUeBvXNb2w9sgN3MHKB4NUC/texto-para-impressao-lpo303sqa03.pdf
Referência bibliográfica: ALFABETIZAÇÃO. Livro do aluno/ Ana Rosa Abreu et al. Brasília: FUNDESCOLA/SEF. MEC, 2000.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos sobre o que aprenderam hoje sobre as fábulas, acerca dos personagens e da moral. Espera-se que falem sobre a combinação entre o animal sua característica e a participação no enredo.
- Oriente-os a falar sobre o papel da moral em uma fábula.
- Escrevam o que aprenderam em uma cartaz que poderá ficar afixado em sala, para posterior consulta.