13485
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Compreendendo as fábulas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre perceber e analisar criticamente o ensinamento contido no texto através das ações das personagens.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elenir Aparecida De Oliveira Novaes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elenir Novaes
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Compreendendo as fábulas

Finalidade da aula: Perceber e analisar criticamente o ensinamento contido no texto através das ações das personagens.

Ano:3º ano do Ensino Fundamental Gênero: Fábulas / Provérbios

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura/Compreensão em leitura/ Leitura colaborativa e autônoma

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF15LP16,EF35LP22

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas/ Provérbios  no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Quadro, giz, texto impresso, lápis, borracha.

 

Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (a referência completa do texto de Bagno encontra-se abaixo e está disponível on-line).



Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não leem e escrevem convencionalmente.

 

Referências sobre o assunto:  SILVA, Jorge Luis Lira. “Fábula ConFabulando”. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 67 – 78. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

 

Bibliografia para usar nesta aula: BAGNO, M. “Fábulas fabulosas”. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .


Código: LPO3_03SQA02

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas