13484
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Fábulas na escola

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre a finalidade do gênero textual fábula.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elenir Aparecida De Oliveira Novaes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elenir Novaes
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Fábulas na escola

Finalidade da aula: Identificar a finalidade do gênero textual fábula.

Ano:3º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Fábulas/ provérbios

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de reprodução e recepção de textos/ Estratégias de leitura

Prática de linguagem: Leitura/ escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP02.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas/ Provérbios  e no campo de atuação artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura.

 

Materiais necessários: Texto impresso da fábula “O leão e o ratinho”, para ser contada em uma roda de conversa. Imagens representando animais principais  da fábula: “O leão e o ratinho”, projetados, e/ou imagens impressas em tamanho grande para facilitar a visualização. Quadro, papel para cartaz, pincel atômico.

Texto: “A formiga e a pomba”, para projetar. Disponível em: https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/fabulas-a-formiga-e-a-pomba.html Acesso em 03/08/2018.

Curiosidades sobre o leão: Disponível em: http://mundoanimal.net.br/curiosidades-sobre-leoes/ fala sobre os leões, serve como suporte para o professor.Acesso em 03/08/2018

Curiosidade sobre o rato: Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato . Acesso em 03/08/2018

LOBATO,Monteiro. fábulas. São Paulo: Globo,2008. p.104

 

Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (A referência completa do texto de Bagno encontra-se ao lado e está disponível on-line).

 Dificuldades antecipadas: Alunos que não leem e escrevem convencionalmente.

 

Referências sobre o assunto: BAGNO, M. Fábulas fabulosas. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .        


Código: LPO3_03SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas