13483
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Diário: conhecendo o gênero.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre o gênero textual do diário

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valéria Ap Rodrigues Da Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui).

- Material:
Suportes tradicionais (introdução; disponível aqui);
Texto para a atividade (desenvolvimento; disponível aqui);
Imagem de Anne Frank (disponível aqui).

Introdução
Compartilhe as imagens e as perguntas pelo WhatsApp, uma de cada vez, dando oportunidade para que os alunos respondam e comecem a levantar hipóteses e conhecimentos prévios sobre o gênero.

Desenvolvimento
Crie um mural no Padlet e disponibilize a imagens da atividade. Oriente os alunos, pelo WhatsApp, a observarem as imagens e adicionarem post-its com as respostas às perguntas que forem sendo encaminhadas (pelo WhatsApp ou pelo próprio mural). Outra opção é usar um formulário do Google com as imagens e perguntas sugeridas nas orientações do plano.
Em seguida, organize uma videochamada pelo Google Meet e apresente os textos sugeridos no slide. Você pode abrir o documento (PDF) e compartilhar sua tela para que os alunos tenham acesso. Faça as perguntas sugeridas nas orientações do plano e, em seguida, apresente os itens propostos no slide 2 do desenvolvimento em um documento do Google. Vá preenchendo com as sugestões dos alunos. Depois de preenchido coletivamente, compartilhe esse documento com os alunos. Finalize a videochamada compartilhando a imagem, a história e o diário de Anne Frank.

Fechamento
Volte ao mural e convide os alunos a iniciarem seus próprios diários. Envie a pergunta sugerida no plano em áudio pelo WhatsApp ou no próprio mural para que eles respondam inserindo post-its.

Convite às famílias
Convide os familiares a incentivarem as crianças a iniciarem um diário. Envie áudios aos familiares, por WhatsApp ou e-mail, explicando a importância do incentivo e participação deles para a apropriação do gênero pela criança, e como eles poderão fazer isso nessa atividade.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_02SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas