13480
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - R ou RR?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre R ou RR?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Sousa
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: R ou RR?

Finalidade da aula: Usar R ou RR em palavras, empregando adequadamente as regularidades.

Ano:3º ano do Ensino Fundamental. 

Objetos do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica (alfabetização)

Habilidades da BNCC:EF03LP01 –Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/S; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é usar R ou RR em palavras, empregando adequadamente as regularidades.

Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela. Caso não seja possível, tenha impressões das imagens. Atividade em folha para exercitação e mídia para projetar a atividade (caso não tenha equipamento para projeção imprima a atividade). Painel (com papel pardo, color set, folhas de bloco coloridas ou outro material para registro), caderno e lápis de cor ou caneta marca texto.

Dificuldades antecipadas: Nessa etapa muitas crianças ainda podem confundir o uso da letra R, por isso é importante relembrar e retomar as discussões realizadas anteriormente, caso ainda não tenha trabalhado com as regularidades, abra sua aula com um levantamento de hipóteses sobre o uso das letras R e RR. Realize agrupamentos produtivos.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 04 de julho de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Fonte: Lavar as mãos – Composição: Arnaldo Antunes, disponível em https://www.letras.mus.br/castelo-ra-tim-bum/471371/ acesso em 12 de julho de 2018.


Código: LPO3_01ATS03

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas