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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - R ou RR?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre construção alfabética e ortográfica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Sousa
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: R ou RR?  

Finalidade da aula: Confrontar e sistematizar os conhecimentos relacionados às regularidades do uso do R/RR, compreendendo os diferentes usos.Ano:3º ano do Ensino Fundamental

Objetos do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica (alfabetização)

Habilidades da BNCC: EF03LP01 –Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/S; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é confrontar e sistematizar os conhecimentos relacionados às regularidades do uso do R/RR, compreendendo os diferentes usos.

Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela, caderno dos alunos, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, colorset ou outro suporte para registro), folhas coloridas tamanho A4 cortadas ao meio, lápis de cor e atividade em folha para exercitação - lista de palavras.

Dificuldades antecipadas: Realize agrupamentos produtivos como duplas ou trios, pense em grupos de no máximo quatro alunos, pois alguns podem apresentar dificuldades em relacionar os novos saberes ou localizar as palavras tanto no painel quanto no dicionário. É uma ótima oportunidade para enfatizar o uso do banco de palavras e o uso do dicionário como fonte de consulta.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 04/07/2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1


Código: LPO3_01ATS02

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).


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