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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - R ou RR?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre construção alfabética e ortográfica

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é confrontar e sistematizar os conhecimentos relacionados às regularidades do uso do R/RR, compreendendo os diferentes usos.

Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela, caderno dos alunos, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, colorset ou outro suporte para registro), folhas coloridas tamanho A4 cortadas ao meio, lápis de cor e atividade em folha para exercitação - lista de palavras.

Dificuldades antecipadas: Realize agrupamentos produtivos como duplas ou trios, pense em grupos de no máximo quatro alunos, pois alguns podem apresentar dificuldades em relacionar os novos saberes ou localizar as palavras tanto no painel quanto no dicionário. É uma ótima oportunidade para enfatizar o uso do banco de palavras e o uso do dicionário como fonte de consulta.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 04/07/2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos e explicite o que eles podem aprender.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o trecho da fábula.
  • Realize a leitura coletiva do trecho da fábula.
  • Peça para que os alunos leiam e expliquem por que dentre as palavras destacadas algumas foram escritas com um R e outras com RR e se consideram que todas as palavras foram escritas corretamente.
  • Após descobrirem as palavras erradas, retome coletivamente os usos do R.
  • Relembre as discussões realizadas na aula anterior sobre as primeiras descobertas quanto ao uso da letra R. Caso essa seja sua primeira aula comece refletindo com os alunos sobre a escrita e explicitando que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando R/RR.
  • Caso já tenha feito o painel de descobertas acrescente os novos saberes. Se não, este é um bom momento para que o faça.

Materiais complementares: Microcomputador, projetor multimídia e tela ou outro equipamento (caso não tenha, escreva no quadro), painel de descobertas. O texto completo da fábula encontra-se no livro: Fábulas de Esopo / compilação Russel Ash e Bernard Higton; tradução Heloisa Jahn. - São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas, pois considerando os diferentes níveis de aprendizagem que podem existir na sala de aula, os agrupamentos produtivos podem proporcionar situações de conflito, debate, argumentação e isso se constitui como boa ferramenta para que exercitem as regularidades ortográficas da aula.
  • Entregue a atividade de exercitação.
  • Diga aos alunos que devem completar as palavras da atividade utilizando R ou RR.
  • Ao término da atividade, peça aos alunos que troquem informações entre eles sobre a escrita que fizeram, para que confrontem suas hipóteses e possam debater entre eles a escolha feita em usar R ou RR.
  • Circule entre os grupos, fazendo intervenções que os ajudem a refletir sobre as regularidades. Para isso, faça perguntas como: 'É possível usar RR no começo ou no fim?', 'Como podemos saber se no meio da palavra usamos R ou RR?’, ‘As letras que tem antes e depois são vogais?' 'Qual som o R representa nessa palavra?’

Materiais complementares: Atividade em folha para resolução, clique aqui para acessar o modelo de atividade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Forme quartetos (junte duas duplas).
  • Projete a atividade e faça uma correção com os grupos (se não puder projetar, escreva as palavras corretas no quadro ou em folhas coloridas e fixe no painel).
  • Oriente os alunos para que não apaguem suas escritas. Se alguma palavra estiver escrita errada, a palavra correta deve ser escrita com lápis de cor ao lado ou abaixo, para que fique próximo e o aluno perceba seu erro.
  • Faça perguntas disparadoras como: O som da letra R na palavra “parente” é o mesmo som que aparece na palavra “revista”? Espere as respostas e pergunte: Se as duas palavras são escritas com um R só por que são diferentes? E as palavras “morro”, “arroz” e “arremesso” têm algo em comum? O quê?
  • Pergunte se descobriram algo novo e se podem melhorar o registro coletivo no painel de descobertas.
  • Acrescente as novas descobertas no painel e alguns exemplos dados pelos alunos que podem apoiá-los posteriormente.

Materiais complementares: Atividade em folha e lápis de cor.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mantenha a formação dos quartetos.
  • Entregue a metade de uma folha colorida para cada grupo.
  • Explique que cada grupo deve elaborar um pequeno texto, ou mesmo uma frase explicando o que aprenderam na aula. Exemplo: Você sabia que… as letras RR só aparecem no meio das palavras?

Materiais complementares: Atividade em folha e lápis de cor.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Faça um fechamento coletivo da aula para sistematizar as regularidades.
  • Os grupos apresentam o que colocaram no 'você sabia que...?'.
  • Anote/confronte o que os alunos falam com as regularidades do painel de descobertas.
  • Acrescente o “Você sabia que...?” dos alunos no painel de descobertas.
  • Ao final, peça aos alunos que anotem no caderno os registros para que sirvam como consulta quando acharem necessário.

Materiais complementares: Folhas coloridas tamanho A4 cortadas ao meio, painel de descobertas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é confrontar e sistematizar os conhecimentos relacionados às regularidades do uso do R/RR, compreendendo os diferentes usos.

Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela, caderno dos alunos, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, colorset ou outro suporte para registro), folhas coloridas tamanho A4 cortadas ao meio, lápis de cor e atividade em folha para exercitação - lista de palavras.

Dificuldades antecipadas: Realize agrupamentos produtivos como duplas ou trios, pense em grupos de no máximo quatro alunos, pois alguns podem apresentar dificuldades em relacionar os novos saberes ou localizar as palavras tanto no painel quanto no dicionário. É uma ótima oportunidade para enfatizar o uso do banco de palavras e o uso do dicionário como fonte de consulta.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 04/07/2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos e explicite o que eles podem aprender.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o trecho da fábula.
  • Realize a leitura coletiva do trecho da fábula.
  • Peça para que os alunos leiam e expliquem por que dentre as palavras destacadas algumas foram escritas com um R e outras com RR e se consideram que todas as palavras foram escritas corretamente.
  • Após descobrirem as palavras erradas, retome coletivamente os usos do R.
  • Relembre as discussões realizadas na aula anterior sobre as primeiras descobertas quanto ao uso da letra R. Caso essa seja sua primeira aula comece refletindo com os alunos sobre a escrita e explicitando que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando R/RR.
  • Caso já tenha feito o painel de descobertas acrescente os novos saberes. Se não, este é um bom momento para que o faça.

Materiais complementares: Microcomputador, projetor multimídia e tela ou outro equipamento (caso não tenha, escreva no quadro), painel de descobertas. O texto completo da fábula encontra-se no livro: Fábulas de Esopo / compilação Russel Ash e Bernard Higton; tradução Heloisa Jahn. - São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas, pois considerando os diferentes níveis de aprendizagem que podem existir na sala de aula, os agrupamentos produtivos podem proporcionar situações de conflito, debate, argumentação e isso se constitui como boa ferramenta para que exercitem as regularidades ortográficas da aula.
  • Entregue a atividade de exercitação.
  • Diga aos alunos que devem completar as palavras da atividade utilizando R ou RR.
  • Ao término da atividade, peça aos alunos que troquem informações entre eles sobre a escrita que fizeram, para que confrontem suas hipóteses e possam debater entre eles a escolha feita em usar R ou RR.
  • Circule entre os grupos, fazendo intervenções que os ajudem a refletir sobre as regularidades. Para isso, faça perguntas como: 'É possível usar RR no começo ou no fim?', 'Como podemos saber se no meio da palavra usamos R ou RR?’, ‘As letras que tem antes e depois são vogais?' 'Qual som o R representa nessa palavra?’

Materiais complementares: Atividade em folha para resolução, clique aqui para acessar o modelo de atividade.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Forme quartetos (junte duas duplas).
  • Projete a atividade e faça uma correção com os grupos (se não puder projetar, escreva as palavras corretas no quadro ou em folhas coloridas e fixe no painel).
  • Oriente os alunos para que não apaguem suas escritas. Se alguma palavra estiver escrita errada, a palavra correta deve ser escrita com lápis de cor ao lado ou abaixo, para que fique próximo e o aluno perceba seu erro.
  • Faça perguntas disparadoras como: O som da letra R na palavra “parente” é o mesmo som que aparece na palavra “revista”? Espere as respostas e pergunte: Se as duas palavras são escritas com um R só por que são diferentes? E as palavras “morro”, “arroz” e “arremesso” têm algo em comum? O quê?
  • Pergunte se descobriram algo novo e se podem melhorar o registro coletivo no painel de descobertas.
  • Acrescente as novas descobertas no painel e alguns exemplos dados pelos alunos que podem apoiá-los posteriormente.

Materiais complementares: Atividade em folha e lápis de cor.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mantenha a formação dos quartetos.
  • Entregue a metade de uma folha colorida para cada grupo.
  • Explique que cada grupo deve elaborar um pequeno texto, ou mesmo uma frase explicando o que aprenderam na aula. Exemplo: Você sabia que… as letras RR só aparecem no meio das palavras?

Materiais complementares: Atividade em folha e lápis de cor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Faça um fechamento coletivo da aula para sistematizar as regularidades.
  • Os grupos apresentam o que colocaram no 'você sabia que...?'.
  • Anote/confronte o que os alunos falam com as regularidades do painel de descobertas.
  • Acrescente o “Você sabia que...?” dos alunos no painel de descobertas.
  • Ao final, peça aos alunos que anotem no caderno os registros para que sirvam como consulta quando acharem necessário.

Materiais complementares: Folhas coloridas tamanho A4 cortadas ao meio, painel de descobertas.

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