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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - R ou RR?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre construção alfabética de palavras com R ou RR

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Sousa
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: 
R ou RR? 

Finalidade da aula: Refletir sobre as regularidades no uso de R/RR observando os diferentes sons que esta letra pode representar em decorrência da posição que ocupa nas palavras.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Objetos do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica (alfabetização)

Habilidades da BNCC: EF03LP01 – Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/S;
o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender ou refletir sobre as regularidades no uso de R/RR observando os diferentes sons que essa letra pode representar em decorrência da posição que ocupa nas palavras.

Materiais necessários: Caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV e cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita), atividade em folha - tabela de palavras.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita, é recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 4/7/2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1


Código: LPO3_01ATS01

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).


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