Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Produção e análise textual com foco na segmentação de palavras
Finalidade da aula: Espera-se que os/as estudantes transcrevam e revisem adivinhas, observando se há uma segmentação adequada entre as palavras, para redigirem frases inteligíveis
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Segmentação de palavras
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP08
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a segmentação de palavras.
Materiais necessários: Quadro ou projetor, giz ou pincel, modelo de atividade disponibilizado, cartazes ou fichas, lápis de escrever.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças estão em processo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para compreender a segmentação convencional de palavras, portanto, podem surgir fenômenos como hipossegmentação, hipersegmentação ou hipo-hipersegmentação.
Referências sobre o assunto: Fonte: “Programa de formação de professores alfabetizadores”, Telma Weisz, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf. Acesso em 30 de julho 2018.
Código: LPO2_09ATS03
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes