Atividade para impressão - Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Formação das rochas e dos solos no planeta Terra
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Na etapa “Mão na massa”, sugerimos uma atividade de experimentação. Para complementar as observações dos estudantes, deixe um fragmento de argila exposto ao sol de um dia para outro, de modo que fique seco, mostrando à turma durante a atividade.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; peças de argila; bandejas ou recipientes planos (de plástico ou isopor, de preferência reutilizável), ou jornais; água; béqueres ou copos; colheres/bastões ou palitos de madeira; réguas; materiais impressos - especificados em cada etapa; internet ou material didático para pesquisas (livros e revistas de divulgação científica que abordem o assunto da aula); imagens da etapa “Contexto” projetadas, impressas ou recortadas de jornais/revistas.
Materiais de apoio:
- http://www.escola.agrarias.ufpr.br/index_arquivos/experimentoteca.htm - https://www.paleontologianasaladeaula.com/ - http://www.nuepe.ufpr.br/blog/wp-content/uploads/2016/09/Aula-Rochas-PIBID-UFPR.pdf
- http://www.mineropar.pr.gov.br/arquivos/File/escola/cadernos/caderno3.pdf
- http://files.geocultura.net/200001678-216bd22691/Desvendando%20os%20F%C3%B3sseis%20(2).pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma e indique que nesta aula eles vão realizar experimentos e pesquisas para compreenderem o processo de formação das rochas e dos solos do nosso planeta.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para iniciar a aula, projete este slide. Se não for possível projetar, imprima as imagens (disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAMjxMrZBs2w2d7R77YsQCv49DdsGBQjUGDYxV4JtsHdXGtkBqFVhAFDQ7n5/atividade-para-impressao-imagens-cie6-10tu01.pdf) ou recorte figuras semelhantes de revistas ou jornais.
Questione a turma: O que faz com que os solos desses ambientes sejam diferentes? Ouça algumas respostas e procure relacionar os solos das imagens às diferentes rochas que formam a litosfera (ígneas/magmáticas, metamórficas ou sedimentares), considerando que as partículas de areia e de argila podem se acumular e por alterações climáticas, podem dar origem a rochas sedimentares. Estimule os alunos a iniciarem as associações com o processo de formação dos solos e das rochas.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; imagens projetadas, impressas (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAMjxMrZBs2w2d7R77YsQCv49DdsGBQjUGDYxV4JtsHdXGtkBqFVhAFDQ7n5/atividade-para-impressao-imagens-cie6-10tu01.pdf) ou recortadas de jornais/revistas.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Escreva no quadro ou pergunte oralmente: Por que existem solos diferentes nas diversas partes do planeta Terra? Ouça as respostas e instigue-os a pensar em respostas a partir dos seus conhecimentos prévios. Questione-os, proporcionando um período de trocas de ideias, com outras questões, como: Como se formaram as rochas que compõem a litosfera? As rochas e os solos têm alguma relação? De que maneiras os solos são originados?
Escreva no quadro as hipóteses mais significativas que forem surgindo, para que a turma relacione os diferentes tipos de solo à constituição rochosa da litosfera e aos processos de intemperismo.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações: Projete este slide para a turma ou escreva no quadro e explique as tarefas. A prática é de experimentação para construção de hipóteses, realização de testes, levantamento de dados, pesquisas e elaboração de conclusões que encaminhem a resolução da questão disparadora.
As orientações detalhadas estão disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P66uwnhu3yGBGqeYXucq4XxZqaWCWbGmH7ZX8BUkXgBQDnvmc5sxf58JTxwW/resolucao-da-atividade-mao-na-massa-cie6-10tu01.pdf
A planilha para a atividade está disponível aqui:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hSMcBn6yaneh5mkqhzNJGv9PF6Wky6Pf85Va8dBMTf8GAFNp59WvmrH7zxVH/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-10tu01.pdf
O objetivo desta atividade é relacionar a argila à formação das rochas sedimentares pela agregação e deposição de partículas argilosas. A argila origina-se da desagregação de rochas feldspáticas por intemperismo químico (pela água, pelo ácido carbônico e outros agentes), intemperismo físico (erosão, vulcanismo, ventos, mudanças de temperatura...) e intemperismo biológico (ação de animais, fungos, bactérias e raízes) que atuam desmanchando a rocha-mãe e transformando-a em partículas de menor tamanho, as argilas, que podem originar solos argilosos.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, borracha; peças de argila; bandejas ou recipientes planos (de plástico ou isopor, de preferência reutilizável), ou jornais; água; béqueres ou copos; colheres/bastões ou palitos de madeira; réguas; planilha impressa (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hSMcBn6yaneh5mkqhzNJGv9PF6Wky6Pf85Va8dBMTf8GAFNp59WvmrH7zxVH/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-10tu01.pdf - caso não seja possível imprimir o material, passe no quadro e solicite que cada estudante copie no caderno); internet ou material didático para pesquisa (livros e revistas de divulgação científica que abordem o assunto da aula).
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para esta etapa, sugerimos o tempo total de 15 minutos. Nesta atividade, procure investir 10 minutos. Projete este slide para a turma ou imprima a imagem (disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/1owMf5lfoPpuQKONok9w7uD5cFcPV8oxzeVllhCmFHXI/edit ) e entregue aos estudantes.
Fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Proponha que cada grupo apresente as conclusões elaboradas durante a etapa anterior, descobrindo que as argilas são as menores partículas que formam o solo, resultantes da desagregação de rochas pelo processo de intemperismo.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou imagem impressa; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha; planilhas impressas da etapa anterior.
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Nesta atividade, utilize 5 minutos. Finalize a aula pedindo que a turma conclua coletivamente respondendo ao questionamento: Por que existem solos diferentes nas diversas partes do planeta Terra? Os estudantes devem argumentar sobre a formação dos diferentes solos relacionando aos processos de formação e desagregação das rochas da litosfera, dando enfoque ao intemperismo físico que acontece com as rochas sedimentares.
Há outros dois tipos de rochas: ígneas/magmáticas e metamórficas. As rochas magmáticas/ígneas se originam pelo resfriamento e solidificação do magma (por exemplo o basalto e o granito). As rochas metamórficas tiveram suas condições físicas alteradas pela ação das altas temperaturas e da pressão que alteram as rochas sedimentares ou magmáticas já preexistentes. Por exemplo, o mármore, que se origina da transformação do calcário (uma rocha sedimentar).
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha; planilhas impressas da etapa anterior.
Os contextos utilizados nas aulas podem servir de inspiração para quem está produzindo adaptações de conteúdo para a educação online. É importante ressaltar que atividades práticas devem ser possíveis de serem realizadas com os materiais que estão disponíveis em casa, evitando a saída para a compra de materiais.
As tecnologias digitais podem ser aliadas neste processo, pois oferecem oportunidade es experimentação virtual por meio do uso de simuladores digitais.
Um bom banco de dados com estes recursos é o https://phet.colorado.edu/pt_BR/, com diversas possibilidades em português.
Para os anos finais, atividades de leitura e discussão de texto podem ser realizadas por meio de recursos digitais.
Os simuladores são ferramentas ideais para este segmento.
Os estudantes podem explorar os vídeos e contextos das aulas e criar materiais que possam ajudar a organizar as aprendizagens, como mapa mental, a construção de infográficos e outros materiais que possam ser construídos com mediação de recursos digitais.
Também podemos aproveitar para promover a leitura de textos científicos adequados para a idade, na busca de informações por meio de roteiros de investigação, com questões norteadoras para estimular o levantamento de dados e a argumentação, para promover o letramento científico.
Formação das rochas e dos solos no planeta Terra
6º ano
Objetivos de aprendizagem
Caracterizar a litosfera e as formações de rochas e solos, considerando a influência da temperatura e a matéria-prima constituinte.
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
Professor-autor: Gracieli D. Persich
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula
Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE6_09TU01, CIE6_09TU02, CIE6_10TU02, CIE6_10TU03, CIE6_10TU04). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construir conhecimentos sobre a formação da litosfera do planeta Terra, associando os tipos de rochas aos solos existentes. Assim, compreenderão os processos envolvidos no intemperismo físico, químico e biológico . A litosfera (do grego "lithos" = pedra) é a camada sólida mais externa do planeta Terra, constituída por rochas (ígneas/magmáticas, sedimentares e metamórficas) e pelos solos, que se originam conforme a matéria-prima das rochas originais e conforme alterações climáticas e desagregações provocadas por seres vivos ou outros fatores, principalmente, sob influência da temperatura.
Na etapa “Mão na massa”, sugerimos uma atividade de experimentação. Para complementar as observações dos estudantes, deixe um fragmento de argila exposto ao sol de um dia para outro, de modo que fique seco, mostrando à turma durante a atividade.