13469
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A sociedade e o uso de drogas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre como os problemas sociais, em especial o bullying, podem contribuir ao uso de drogas na adolescência e suas consequências

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários: Impressões do material da leitura compartilhada ou equipamento para projeção (computador e projetor) e canetas para os registros que serão realizados no caderno e no quadro.

Link para o roteiro da atividade da etapa “Mão na massa”: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6J3nB5PBNQZjT5yEkhnpj9zK3dSC7YQNaCUKDZEueEYKXETQSxhpQFhkVfh5/roteiro-para-o-professor-mao-na-massa-cie6-08ve04.pdf

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que vocês discutirão sobre os fatores sociais que interferem no uso de drogas por adolescentes, em especial, o bullying.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda. Comente que como a escola é um local de desenvolvimento social lida com os reflexos da sociedade, tanto os bons, quanto os ruins e dentre os ruins pode-se destacar o bullying. Pergunte “alguém já ouviu esse termo?” e “sabe o que significa?”. Ouça uma ou duas opiniões a respeito e prossiga.

Em seguida, diga-lhes que gostaria de ler trechos de uma reportagem da revista Nova Escola. Leia-os e, se possível, projete para que os estudantes acompanhem a leitura (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz).

Em seguida, direcione mais uma pequena discussão sobre os trechos lidos. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas, como:

  • O que vocês acharam da definição trazida pela matéria? É diferente ou parecida com o que acreditam?
  • A reportagem cita parte de um livro em que a autora afirma que o bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Vocês concordam com essa afirmação? Por que?
  • Quais são os perigos e os riscos relacionados ao bullying?

Para ampliação e apropriação da temática sugere-se a leitura do artigo:http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=101.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando-as no caderno, e que as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar com outras perguntas, como:

  • Os problemas causados pelo bullying podem contribuir para o adolescente iniciar ou potencializar o uso de drogas?
  • O que as drogas poderiam oferecer como um aparente ganho ao adolescente que está lidando com problemas de bullying?

Lembre-se de que este é um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses formuladas pelos próprios estudantes.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Sugere-se no máximo 15 minutos para a realização desta parte da atividade. Para realizar a leitura compartilhada você pode projetar o texto ou distribuir algumas cópias para duplas ou trios: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6J3nB5PBNQZjT5yEkhnpj9zK3dSC7YQNaCUKDZEueEYKXETQSxhpQFhkVfh5/roteiro-para-o-professor-mao-na-massa-cie6-08ve04.pdf. Conforme você lê com a entonação adequada promova algumas intervenções que questionem alguns pontos ou levantem hipóteses prévias ao longo da leitura.

Sugere-se um enfoque na parte “QUEM SOFRE BULLYING TEM MAIOR TENDÊNCIA A USAR DROGAS” e nos demais tópicos “...fatos sobre o bullying e o cérebro numa perspectiva que vai muito além da sala de aula”. Atenção: os exemplos de casos de bullying retratados na reportagem deverão ser compartilhados ou não com os estudantes de acordo com o perfil de sua turma. O foco deve ser na reflexão sobre as possíveis consequências aos adolescentes que sofrem com o estresse social e com diferentes formas de agressão. O tópico “Conclusão” da reportagem pode ser utilizado também ao final da leitura ou após o registro coletivo.

Depois de ler e discutir o texto desenvolva no quadro um registro coletivo, ou seja, com a ajuda dos estudantes registre as informações que foram verificadas e discutidas ao longo da leitura.

Materiais necessários: Impressões do material da leitura compartilhada ou equipamento para projeção (computador e projetor) e canetas para os registros que serão realizados no caderno e no quadro.

Material de apoio: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/08/27/interna_ciencia_saude,621072/vitimas-e-autores-de-bullying-ficam-suscetiveis-a-problemas-de-saude.shtml.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 20 minuto para a realização desse momento. Peça que os estudantes formem uma grande roda e explique-lhes que farão parte de uma dinâmica que precisa de alguns combinados.

Explique-lhes que a dinâmica envolve algumas questões sobre assuntos diversos, cujas respostas são de sim ou não e ao levantar a mão você estará afirmando que sim. E a pergunta não precisa ser explicada, eles responderão segundo a interpretação que terão da pergunta, ou seja, o que acreditarem que ela significa.

Seja conciso ao afirmar que todas as respostas devem ser sobre si mesmos, ainda que alguém saiba que alguém já passou por alguma situação do tipo ou deveria responder que sim. Cada um só deve falar de si mesmo para não gerar constrangimentos.

Por exemplo: “Quem aqui toca algum instrumento musical?”
Quem considera que toca levanta a mão, com isso não precisa ser especificado o nível de habilidade ou qual o instrumento. Ao levantar a mão a pessoa estará afirmando a sua interpretação à pergunta. Explique que ainda que você saiba que outro participante da roda toca algum instrumento você não deve se manifestar por ele. Também que mesmo que a resposta seja afirmativa, caso o estudante não se sinta à vontade em se manifestar, não precisa, é uma escolha dele expor ou não a sua resposta.

No roteiro você encontrará as etapas e questões para realizar a atividade.

Link para o roteiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6J3nB5PBNQZjT5yEkhnpj9zK3dSC7YQNaCUKDZEueEYKXETQSxhpQFhkVfh5/roteiro-para-o-professor-mao-na-massa-cie6-08ve04.pdf.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e leiam as informações do slide para sistematizar os conteúdos da aula. Depois, peça para que retomem o seu registro sobre a questão disparadora e discutam se depois destas vivências eles acrescentariam algo ao registro inicial.

Sugestão de vídeo para finalizar a aula: https://www.youtube.com/watch?v=Oi3K9KDt_FY&feature=youtu.be.

Materiais de apoio:

https://jornal.usp.br/atualidades/suicidio-entre-jovens-e-um-problema-de-saude-publica-no-brasil/

https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários: Impressões do material da leitura compartilhada ou equipamento para projeção (computador e projetor) e canetas para os registros que serão realizados no caderno e no quadro.

Link para o roteiro da atividade da etapa “Mão na massa”: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6J3nB5PBNQZjT5yEkhnpj9zK3dSC7YQNaCUKDZEueEYKXETQSxhpQFhkVfh5/roteiro-para-o-professor-mao-na-massa-cie6-08ve04.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que vocês discutirão sobre os fatores sociais que interferem no uso de drogas por adolescentes, em especial, o bullying.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda. Comente que como a escola é um local de desenvolvimento social lida com os reflexos da sociedade, tanto os bons, quanto os ruins e dentre os ruins pode-se destacar o bullying. Pergunte “alguém já ouviu esse termo?” e “sabe o que significa?”. Ouça uma ou duas opiniões a respeito e prossiga.

Em seguida, diga-lhes que gostaria de ler trechos de uma reportagem da revista Nova Escola. Leia-os e, se possível, projete para que os estudantes acompanhem a leitura (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz).

Em seguida, direcione mais uma pequena discussão sobre os trechos lidos. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas, como:

  • O que vocês acharam da definição trazida pela matéria? É diferente ou parecida com o que acreditam?
  • A reportagem cita parte de um livro em que a autora afirma que o bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Vocês concordam com essa afirmação? Por que?
  • Quais são os perigos e os riscos relacionados ao bullying?

Para ampliação e apropriação da temática sugere-se a leitura do artigo:http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=101.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando-as no caderno, e que as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar com outras perguntas, como:

  • Os problemas causados pelo bullying podem contribuir para o adolescente iniciar ou potencializar o uso de drogas?
  • O que as drogas poderiam oferecer como um aparente ganho ao adolescente que está lidando com problemas de bullying?

Lembre-se de que este é um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses formuladas pelos próprios estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Sugere-se no máximo 15 minutos para a realização desta parte da atividade. Para realizar a leitura compartilhada você pode projetar o texto ou distribuir algumas cópias para duplas ou trios: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6J3nB5PBNQZjT5yEkhnpj9zK3dSC7YQNaCUKDZEueEYKXETQSxhpQFhkVfh5/roteiro-para-o-professor-mao-na-massa-cie6-08ve04.pdf. Conforme você lê com a entonação adequada promova algumas intervenções que questionem alguns pontos ou levantem hipóteses prévias ao longo da leitura.

Sugere-se um enfoque na parte “QUEM SOFRE BULLYING TEM MAIOR TENDÊNCIA A USAR DROGAS” e nos demais tópicos “...fatos sobre o bullying e o cérebro numa perspectiva que vai muito além da sala de aula”. Atenção: os exemplos de casos de bullying retratados na reportagem deverão ser compartilhados ou não com os estudantes de acordo com o perfil de sua turma. O foco deve ser na reflexão sobre as possíveis consequências aos adolescentes que sofrem com o estresse social e com diferentes formas de agressão. O tópico “Conclusão” da reportagem pode ser utilizado também ao final da leitura ou após o registro coletivo.

Depois de ler e discutir o texto desenvolva no quadro um registro coletivo, ou seja, com a ajuda dos estudantes registre as informações que foram verificadas e discutidas ao longo da leitura.

Materiais necessários: Impressões do material da leitura compartilhada ou equipamento para projeção (computador e projetor) e canetas para os registros que serão realizados no caderno e no quadro.

Material de apoio: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/08/27/interna_ciencia_saude,621072/vitimas-e-autores-de-bullying-ficam-suscetiveis-a-problemas-de-saude.shtml.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 20 minuto para a realização desse momento. Peça que os estudantes formem uma grande roda e explique-lhes que farão parte de uma dinâmica que precisa de alguns combinados.

Explique-lhes que a dinâmica envolve algumas questões sobre assuntos diversos, cujas respostas são de sim ou não e ao levantar a mão você estará afirmando que sim. E a pergunta não precisa ser explicada, eles responderão segundo a interpretação que terão da pergunta, ou seja, o que acreditarem que ela significa.

Seja conciso ao afirmar que todas as respostas devem ser sobre si mesmos, ainda que alguém saiba que alguém já passou por alguma situação do tipo ou deveria responder que sim. Cada um só deve falar de si mesmo para não gerar constrangimentos.

Por exemplo: “Quem aqui toca algum instrumento musical?”
Quem considera que toca levanta a mão, com isso não precisa ser especificado o nível de habilidade ou qual o instrumento. Ao levantar a mão a pessoa estará afirmando a sua interpretação à pergunta. Explique que ainda que você saiba que outro participante da roda toca algum instrumento você não deve se manifestar por ele. Também que mesmo que a resposta seja afirmativa, caso o estudante não se sinta à vontade em se manifestar, não precisa, é uma escolha dele expor ou não a sua resposta.

No roteiro você encontrará as etapas e questões para realizar a atividade.

Link para o roteiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6J3nB5PBNQZjT5yEkhnpj9zK3dSC7YQNaCUKDZEueEYKXETQSxhpQFhkVfh5/roteiro-para-o-professor-mao-na-massa-cie6-08ve04.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e leiam as informações do slide para sistematizar os conteúdos da aula. Depois, peça para que retomem o seu registro sobre a questão disparadora e discutam se depois destas vivências eles acrescentariam algo ao registro inicial.

Sugestão de vídeo para finalizar a aula: https://www.youtube.com/watch?v=Oi3K9KDt_FY&feature=youtu.be.

Materiais de apoio:

https://jornal.usp.br/atualidades/suicidio-entre-jovens-e-um-problema-de-saude-publica-no-brasil/

https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano