13463
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Métodos simples para separar os componentes de misturas heterogêneas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre método simples utilizados para separar os componentes das misturas

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Moreno Priolli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: balde ou bacia ou pote de sorvete, água, areia, recipientes plásticos de 500mL, vasos plásticos de flor vazios, palitos de madeira, pedrinha, serragem, flores de plástico, peneira, funil, papel filtro e materiais para impressão das situações-problema, disponíveis em: , folha de resposta, diponível em: e tabela sobre processos de separação de mistura, disponível em: .

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que é possível separar os componentes de uma mistura utilizando diversos processos.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o contexto sobre a decantação. Pergunte aos alunos: Você já observou um rio quando a água está parada? E quando há a água do rio está muito movimentada?

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão nesse momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima, disponível no link:. Nessa parte da aula os alunos deverão simular e resolver as situações-problema apresentadas. Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada equipe receberá o material impresso com as situações-problema e a folha de respostas, além de um recipiente de plástico (pote de sorvete, balde ou bacia). Os demais materiais serão de uso comum e ficarão disponíveis na mesa central. Explique aos alunos que eles devem ler as situações-problema, simular a situação utilizando os materiais disponíveis e responder as questões separando os materiais das misturas. Lembre-os que antes de separar as misturas eles devem discutir em grupo o que irão fazer.

Soluções para a primeira situação: o chão com os materiais pode ser simulado colocando os materiais sobre a mesa ou dentro de um recipiente plástico; para separar os materiais, por exemplo, eles podem catar com a mão o vaso, a flor e o palito; a serragem e as pedras podem ser recolhidos do chão e colocados em um recipiente, em seguida, adiciona-se água; para retirar a serragem da superfície da água pode ser utilizada uma peneirar ou eles podem coletar com a mão e para separar as pedras da água eles podem despejar suavemente a água em outro recipiente ou filtrar.

Soluções para a segunda situação: eles devem misturar água e areia; para separar, podem filtrar a água ou deixar a área decantar e transferir a água para outro recipiente; após separar a água da areia, pode ser realizado o processo de evaporação, nesse caso, a areia molhada é colocada em um recipiente e após um tempo a água evapora; para separar os grãos pequenos dos grandes eles podem utilizar uma peneira; durante a etapa de peneiração os alunos podem perceber que é difícil separar os grãos da areia molhada, oriente que eles devem pensar em uma estratégia para secar a areia, como evaporação da água presente na areia molhada; como o processo de evaporação é lento, oriente eles a pegar areia seca na mesa central para realizar a peneiração.

Depois que os alunos resolverem as situações-problema, oriente-os a indicar as ações e materiais de cada etapa na folha de respostas. Explique que eles devem escrever somente as ações e os materiais utilizados. A última coluna da tabela de respostas (nome dos processos de separação) não deve ser respondida, eles irão escrever os nomes na próxima etapa. Oriente que após terminarem de escrever eles podem andar pela sala para conversar com os colegas de outros grupos sobre como foram resolvidas as situações-problema.

O tempo sugerido para resolver as situações-problema é de 18 minutos e para escrever e observar os outros grupos é de 10 minutos.

Materiais necessários para a aula: balde ou bacia ou pote de sorvete, água, areia, recipientes plásticos de 500mL, vasos plástico de flor vazio, palito de madeira, pedrinha, serragem, flores de plástico, peneira, funil, papel filtro e materiais para impressão - situações-problema, disponíveis em: , folha de resposta, diponível em: e tabela sobre processos de separação de mistura, disponível em: .

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima, disponível no link: . Distribua para cada grupo a tabela com o nome e descrição de alguns dos processos de separação de mistura, disponível em: .

Explique que eles devem ler a tabela sobre os processos de separação de mistura e identificar quais os nomes dos processos que eles realizaram em cada etapa para resolver as situações-problema. Explique que eles devem escrever o nome do processo na última coluna da tabela. Escolha um grupo para responder a questão disparadora: Como separar os componentes de uma mistura mistura heterogênea por meio de métodos simples? Eles devem responder de acordo com o que eles realizaram na aula e indicando as ações e nomes dos processos.

Pergunte para a turma qual grupo respondeu algo diferente, se possível deixe que mais dois grupos apresentem sua resposta. As respostas podem ser: processo de catação para recolher o vaso, flor e palito que estão no chão; sedimentação fracionada para separar a serragem da pedra; catação ou peneiração para coletar a serragem da água; decantação ou filtração para separar a pedra da água ou areia da água; evaporação para secar a areia; peneiração para separar os grãos de areia.

Retome as ideias apresentadas no contexto sobre a areia que fica no fundo do rio, mencione que ocorre a decantação da areia quando a água do rio fica parada por muito tempo. Espera-se que ao final da aula eles tenham observado que os componentes de uma mistura podem ser separados por métodos simples envolvendo mais de uma etapa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: balde ou bacia ou pote de sorvete, água, areia, recipientes plásticos de 500mL, vasos plásticos de flor vazios, palitos de madeira, pedrinha, serragem, flores de plástico, peneira, funil, papel filtro e materiais para impressão das situações-problema, disponíveis em: , folha de resposta, diponível em: e tabela sobre processos de separação de mistura, disponível em: .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que é possível separar os componentes de uma mistura utilizando diversos processos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o contexto sobre a decantação. Pergunte aos alunos: Você já observou um rio quando a água está parada? E quando há a água do rio está muito movimentada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão nesse momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima, disponível no link:. Nessa parte da aula os alunos deverão simular e resolver as situações-problema apresentadas. Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada equipe receberá o material impresso com as situações-problema e a folha de respostas, além de um recipiente de plástico (pote de sorvete, balde ou bacia). Os demais materiais serão de uso comum e ficarão disponíveis na mesa central. Explique aos alunos que eles devem ler as situações-problema, simular a situação utilizando os materiais disponíveis e responder as questões separando os materiais das misturas. Lembre-os que antes de separar as misturas eles devem discutir em grupo o que irão fazer.

Soluções para a primeira situação: o chão com os materiais pode ser simulado colocando os materiais sobre a mesa ou dentro de um recipiente plástico; para separar os materiais, por exemplo, eles podem catar com a mão o vaso, a flor e o palito; a serragem e as pedras podem ser recolhidos do chão e colocados em um recipiente, em seguida, adiciona-se água; para retirar a serragem da superfície da água pode ser utilizada uma peneirar ou eles podem coletar com a mão e para separar as pedras da água eles podem despejar suavemente a água em outro recipiente ou filtrar.

Soluções para a segunda situação: eles devem misturar água e areia; para separar, podem filtrar a água ou deixar a área decantar e transferir a água para outro recipiente; após separar a água da areia, pode ser realizado o processo de evaporação, nesse caso, a areia molhada é colocada em um recipiente e após um tempo a água evapora; para separar os grãos pequenos dos grandes eles podem utilizar uma peneira; durante a etapa de peneiração os alunos podem perceber que é difícil separar os grãos da areia molhada, oriente que eles devem pensar em uma estratégia para secar a areia, como evaporação da água presente na areia molhada; como o processo de evaporação é lento, oriente eles a pegar areia seca na mesa central para realizar a peneiração.

Depois que os alunos resolverem as situações-problema, oriente-os a indicar as ações e materiais de cada etapa na folha de respostas. Explique que eles devem escrever somente as ações e os materiais utilizados. A última coluna da tabela de respostas (nome dos processos de separação) não deve ser respondida, eles irão escrever os nomes na próxima etapa. Oriente que após terminarem de escrever eles podem andar pela sala para conversar com os colegas de outros grupos sobre como foram resolvidas as situações-problema.

O tempo sugerido para resolver as situações-problema é de 18 minutos e para escrever e observar os outros grupos é de 10 minutos.

Materiais necessários para a aula: balde ou bacia ou pote de sorvete, água, areia, recipientes plásticos de 500mL, vasos plástico de flor vazio, palito de madeira, pedrinha, serragem, flores de plástico, peneira, funil, papel filtro e materiais para impressão - situações-problema, disponíveis em: , folha de resposta, diponível em: e tabela sobre processos de separação de mistura, disponível em: .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima, disponível no link: . Distribua para cada grupo a tabela com o nome e descrição de alguns dos processos de separação de mistura, disponível em: .

Explique que eles devem ler a tabela sobre os processos de separação de mistura e identificar quais os nomes dos processos que eles realizaram em cada etapa para resolver as situações-problema. Explique que eles devem escrever o nome do processo na última coluna da tabela. Escolha um grupo para responder a questão disparadora: Como separar os componentes de uma mistura mistura heterogênea por meio de métodos simples? Eles devem responder de acordo com o que eles realizaram na aula e indicando as ações e nomes dos processos.

Pergunte para a turma qual grupo respondeu algo diferente, se possível deixe que mais dois grupos apresentem sua resposta. As respostas podem ser: processo de catação para recolher o vaso, flor e palito que estão no chão; sedimentação fracionada para separar a serragem da pedra; catação ou peneiração para coletar a serragem da água; decantação ou filtração para separar a pedra da água ou areia da água; evaporação para secar a areia; peneiração para separar os grãos de areia.

Retome as ideias apresentadas no contexto sobre a areia que fica no fundo do rio, mencione que ocorre a decantação da areia quando a água do rio fica parada por muito tempo. Espera-se que ao final da aula eles tenham observado que os componentes de uma mistura podem ser separados por métodos simples envolvendo mais de uma etapa.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano