Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzanne Morais
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da Aula: Nomes próprios - sons iguais e diferentes.
Finalidade da aula: Agrupar nomes próprios de acordo com o som (fonema) de cada letra inicial.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (alfabetização)
Habilidades da BNCC: EF02LP06
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desta aula é agrupar nomes próprios de acordo com o som (fonema) de cada letra inicial.
Materiais necessários: Cartolinas ou papel color set, fichas com nomes diversos (clique aqui para acessar a sugestão de nomes), envelopes comuns.
Dificuldades antecipadas: Não identificar as semelhanças entre os nomes próprios; não identificar as diferenças entre os sons das letras; agrupar os nomes próprios apenas pela letra inicial e não pelo som.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.