13462
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Nomes próprios - sons iguais e diferentes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre conhecimento de alfabeto por meio de nomes próprios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Marque um encontro pelo Google Meet ou através de uma videochamada em grupo e faça os questionamentos propostos no plano. Finalize o encontro com as orientações para a atividade a ser desenvolvida, fornecendo alguns exemplos para facilitar o entendimento das crianças.
Caso não seja possível, envie um vídeo com os questionamentos e as orientações, fornecendo igualmente alguns exemplos.

Desenvolvimento
Para a formação dos grupos de palavras, utilize o jogo Manuseio (organização de palavras): Envelope 1 (disponível aqui); Envelope 2 (disponível aqui); Envelope 3 (disponível aqui); Envelope 4 (disponível aqui); Envelope 5 (disponível aqui).
Caso seja possível, organize a turma em grupos e marque encontros pelo Google Meet ou outro canal de comunicação com cada um deles. Compartilhe sua tela do jogo e organize as palavras (clique a arraste) conforme as orientações dadas pelo grupo. Registre a imagem do jogo finalizado.
Na impossibilidade de organizar grupos e acompanhar a realização da atividade, envie o link de um dos envelopes para que cada aluno elabore as listas de palavras. Nesse caso, solicite às crianças que enviem imagens do jogo finalizado a você. Em um documento Google, cole as imagens enviadas pelas crianças; observe que não é necessário repetir as listas iguais.

Fechamento
Marque um encontro pelo Google Meet ou outro canal de comunicação, compartilhe a tela de um documento Google com as imagens das crianças e realize as intervenções indicadas no plano.
Elabore o texto coletivo nesse mesmo documento e envie o link à turma.

Convite às famílias
Você pode brincar com a criança de Caixa de Sensações. Em uma caixa ou sacola não transparente, coloque, sem que os demais participantes vejam, alguns itens de sua casa cujos nomes comecem com a mesma letra (por exemplo: colher, cebola, caneta, cinto, coador, caminhãozinho, cola e cenoura). Cada participante do jogo deve colocar a mão na caixa e descobrir, apenas pelo tato, em qual item está tocando. Após todos os itens serem identificados, convide a criança para organizá-los em grupos, conforme o som da letra inicial dos seus nomes.

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO2_07ATS03

(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas