13461
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Eclipses

Plano de aula de Ciências com atividades para 5º ano do Fundamental sobrea variação da posição dos astros no sistema Sol-Terra-Lua com a ocorrência ou não de eclipses

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alcione da Anunciação Caetano

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, site de criação de fórum, disponível aqui, ou Google Classroom, disponível aqui);
- Documento compartilhado no Google Drive (tutorial disponível aqui).

Optativas:
- Videoconferência (Hangouts, disponível aqui, ou Zoom)

Contexto e questão disparadora
Questione os alunos se eles já viram um eclipse. Permita que discorram livremente sobre o que compreendem sobre o assunto, apresentem dúvidas e relatem vivências. Depois, lance a questão disparadora da aula:
- Por que não ocorrem eclipses todos os dias?

É interessante que esse momento seja realizado sob o formato de videoconferência, para que a discussão fique mais dinâmica. Caso não seja viável, sugere-se o formato de fórum (em grupo de Whatsapp, site específico para fórum ou no próprio Google Classroom).

Mão na massa
Divida a turma em duplas e diga que elas devem pesquisar, em livros ou sites confiáveis, sobre eclipse, seguindo o seguinte roteiro:
- Como ocorrem os eclipses?
- Quais os tipos de eclipses?

Colaborativamente, devem escrever um texto autoral e explicativo sobre o assunto e compartilhá-lo com os colegas e com você

Sistematização
Após todos os alunos lerem os textos uns dos outros, retome a questão disparadora da aula e escreva uma resposta coletiva, em um parágrafo, para ela.

Convite às famílias
Algum familiar que já teve a oportunidade de assistir a algum eclipse pode conversar com o aluno, relatando a vivência, que horas aconteceu o eclipse, se já sabia que ia ocorrer ou foi surpreendido pelo evento natural, o que achou mais bonito, como ficou a aparência da Lua/Sol etc.

No fim, os membros da família podem fazer um desenho do eclipse para expor em uma parede da casa.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_09T&U04

(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas