13459
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Pescaria dos nomes - identificando nomes próprios

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre conhecimento do alfabeto utilizando o nome dos alunos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzanne Morais
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios

Título da Aula: Pescaria dos nomes - identificando nomes próprios

Finalidade da aula: Nomear a letra inicial e a letra final do nome dos alunos da turma e organizar uma lista em ordem alfabética.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objetos do conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.

Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (alfabetização)

Habilidades da BNCC: EF02LP06  

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as letras inicial e final do nome próprio dos alunos bem como o som destas letras.

Materiais necessários: Fichas com velcro, em formato de peixe, com os nomes dos alunos; TNT azul; varas de bambu ou varinhas feitas com rolinho de jornal (simular varas de pescar); aparelho de som e pen drive; papel pardo ou cartolina e fita adesiva.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer o nome próprio caso tenha mais de um aluno com as letras iniciais iguais; organizar a lista de nomes em ordem alfabética, caso tenha mais de um aluno com as letras iniciais iguais ou quando não houver alunos com nomes iniciados com alguma letra do alfabeto.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.


Código: LPO2_07ATS02

(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas