13459
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Pescaria dos nomes - identificando nomes próprios

POR: Suzanne Morais 25/11/2018
Código: LPO2_07ATS02

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre conhecimento do alfabeto utilizando o nome dos alunos

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as letras inicial e final do nome próprio dos alunos bem como o som destas letras.

Materiais necessários: Fichas com velcro, em formato de peixe, com os nomes dos alunos; TNT azul; varas de bambu ou varinhas feitas com rolinho de jornal (simular varas de pescar); aparelho de som e pen drive; papel pardo ou cartolina e fita adesiva.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer o nome próprio caso tenha mais de um aluno com as letras iniciais iguais; organizar a lista de nomes em ordem alfabética, caso tenha mais de um aluno com as letras iniciais iguais ou quando não houver alunos com nomes iniciados com alguma letra do alfabeto.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

ANTES DA AULA: Prepare a sala de aula colocando as cadeiras em círculo. Disponibilize no centro da sala, o TNT azul e os peixes (fichas de nomes com o velcro virado para cima) formando um aquário (Clique aqui para acessar o molde dos peixes). Caso não seja possível providenciar o velcro e as varas, realize a atividade apenas com os peixes (fichas de nomes) e os alunos retiram um peixe, dando, assim, prosseguimento à atividade.

1. Explique aos alunos que nesta aula vocês irão pescar os nomes dos alunos da turma, observando as letras e os sons de cada nome.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Sente-se com os alunos no chão, em volta do “aquário”.
  • Explique aos alunos que cada pessoa possui um nome e que nesta aula iremos pescar e aprender a escrita do nome de cada aluno da classe.
  • Apresente aos alunos a proposta da brincadeira da pescaria, explicando os itens seguintes:
  • O TNT azul representa um aquário e dentro dele existem vários peixinhos com cada nome.
  • Um aluno de cada vez pegará a vara de pescar (vara de bambu ou varinha feita de jornal) e pescará um peixinho com um nome.
  • Depois de ter pescado o peixinho, o aluno lerá o nome contido nele e achará o colega a que o nome pertence.

4. Depois da leitura feita pelo aluno, o próximo aluno terá a oportunidade de pescar um peixe, e assim, sucessivamente, até todos os alunos terem pescado.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Cante com os alunos a cantiga popular “Como pode um peixe vivo viver fora da água fria”, com o uso do aparelho de som.
  • Convide um aluno para pescar um nome.
  • Solicite ao aluno que leia o nome que ele pescou e identifique de quem é o nome. Caso a criança não identifique o nome, solicite a ajuda dos colegas.
  • Chame a atenção das crianças para as letras iniciais e finais de cada nome e a quantidade de letras de cada um.
  • Chame a atenção das crianças para as letras repetidas nos nomes dos colegas, observando se letras iguais possuem sons iguais ou diferentes.
  • Chame o aluno que teve o nome pescado para ser o próximo a pescar e assim, sucessivamente, até que todos tenham pescado.
  • Quando todos os alunos estiverem com os nomes em mãos, faça coletivamente a leitura dos nomes na ordem alfabética.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Observação: A lista aqui apresentada é fictícia. A sugestão é que cada professor utilize os nomes dos alunos da própria turma, adequando a proposta apresentada com as particularidades dos nomes próprios da sua turma.

Orientações:

  • Proponha a montagem de uma lista em ordem alfabética com os nomes dos alunos da turma.
  • Pergunte como esta lista será montada e qual será o primeiro nome a ser colado.
  • Identifique com a turma qual a primeira letra que deverá ser colada e questione quem está com o nome com esta letra.
  • Convide o aluno para ir a frente e fixar o nome no papel pardo ou cartolina.
  • Repita este procedimento de localizar o próximo aluno que deverá fixar o nome (em papel pardo ou cartolina, que poderão estar colados no quadro ou na parede) e assim sucessivamente até que todos os alunos tenham colado suas fichas na parede.
  • Chame a atenção das crianças nos casos de nomes que se iniciam com a mesma letra, apontando a necessidade de olhar a segunda letra do nome.
  • Verifique, coletivamente, na lista criada, quais nomes possuem letras iguais, porém com sons diferentes. Neste momento, chame a atenção dos alunos para os nomes que possuem a mesma letra, porém o som é diferente, como é o caso de Cecília e Carlos; Sheila e Samuel; Gabriel e Gisele. Pode-se também, observar as letras que não estão no início dos nomes, como é o caso da letra S, em Gustavo (com som de S) e da letra S, em Gisele
    (com som de Z).

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzanne Morais
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios

Título da Aula: Pescaria dos nomes - identificando nomes próprios

Finalidade da aula: Nomear a letra inicial e a letra final do nome dos alunos da turma e organizar uma lista em ordem alfabética.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objetos do conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.

Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (alfabetização)

Habilidades da BNCC: EF02LP06  

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as letras inicial e final do nome próprio dos alunos bem como o som destas letras.

Materiais necessários: Fichas com velcro, em formato de peixe, com os nomes dos alunos; TNT azul; varas de bambu ou varinhas feitas com rolinho de jornal (simular varas de pescar); aparelho de som e pen drive; papel pardo ou cartolina e fita adesiva.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer o nome próprio caso tenha mais de um aluno com as letras iniciais iguais; organizar a lista de nomes em ordem alfabética, caso tenha mais de um aluno com as letras iniciais iguais ou quando não houver alunos com nomes iniciados com alguma letra do alfabeto.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 02

Pescaria dos nomes - identificando nomes próprios

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes