13458
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula - Assoreamento dos rios

Plano de aula de Ciências com atividades para 5º ano do Fundamental sobre as causas e efeitos dos assoreamentos dos rios

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes entendem por assoreamento.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia a reportagem com a turma. Se houver algum caso próximo ao contexto geográfico da escola apresente a turma. Link da reportagem http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/02/assoreamento-ameaca-secar-agua-em-nascente-de-rio-em-goias.html

Promova uma breve discussão sobre a reportagem com a turma. Faça questionamento dos tipo: Qual o papel dos rios? O que é uma nascente? Qual a importância da nascente para o rio? Como o assoreamento pode ameaçar secar a água da nascente? Quais outras ameaças o assoreamento pode oferecer a um rio? (caso eles já tenham identificado o que é um assoreamento).

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de 3 a 5 estudantes. Auxilie-os na pesquisa inicial. Ela pode ser feita em livros, na internet, ou você pode imprimir algumas páginas e entregar aos grupos. Algumas sugestões:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/assoreamento.htm

https://www.xapuri.info/ameacas-ambientais/assoreamento-dos-rios/

https://www.ecodebate.com.br/2011/10/26/enchentes-impedir-a-erosao-para-evitar-o-assoreamento-artigo-de-alvaro-rodrigues-dos-santos/

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/assoreamento-de-rios-o-que-e-e-como-evitar/

Oriente os grupos a responderem às questões propostas e registrarem.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize a turma para que cada grupo possa compartilhar suas ideias para promover uma conscientização sobre as medidas que podem ser tomadas para preservação dos rios. Há algumas sugestões no slide, mas motive a construção de outras ideias. Auxilie-os a chegarem a um acordo e definir como a turma pode propor essa conscientização pela escola. Auxilie-os a produzir o que foi definido e a divulgarem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes entendem por assoreamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia a reportagem com a turma. Se houver algum caso próximo ao contexto geográfico da escola apresente a turma. Link da reportagem http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/02/assoreamento-ameaca-secar-agua-em-nascente-de-rio-em-goias.html

Promova uma breve discussão sobre a reportagem com a turma. Faça questionamento dos tipo: Qual o papel dos rios? O que é uma nascente? Qual a importância da nascente para o rio? Como o assoreamento pode ameaçar secar a água da nascente? Quais outras ameaças o assoreamento pode oferecer a um rio? (caso eles já tenham identificado o que é um assoreamento).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de 3 a 5 estudantes. Auxilie-os na pesquisa inicial. Ela pode ser feita em livros, na internet, ou você pode imprimir algumas páginas e entregar aos grupos. Algumas sugestões:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/assoreamento.htm

https://www.xapuri.info/ameacas-ambientais/assoreamento-dos-rios/

https://www.ecodebate.com.br/2011/10/26/enchentes-impedir-a-erosao-para-evitar-o-assoreamento-artigo-de-alvaro-rodrigues-dos-santos/

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/assoreamento-de-rios-o-que-e-e-como-evitar/

Oriente os grupos a responderem às questões propostas e registrarem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize a turma para que cada grupo possa compartilhar suas ideias para promover uma conscientização sobre as medidas que podem ser tomadas para preservação dos rios. Há algumas sugestões no slide, mas motive a construção de outras ideias. Auxilie-os a chegarem a um acordo e definir como a turma pode propor essa conscientização pela escola. Auxilie-os a produzir o que foi definido e a divulgarem.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano