Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adalberto Batista Leite Júnior
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
Objetivos específicos
Entender a radiciação a partir da multiplicação de fatores iguais.
Conceito-chave
Multiplicação de fatores iguais, potenciação e radiciação.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca, para que os alunos possam usar como rascunho;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: No início da aula, pergunte aos alunos: Em uma multiplicação, o que eles entendem por fatores? E o que eles entendem por produto? Caso os alunos não apresentem alguma solução, escreva uma multiplicação como, por exemplo, 7 x 5 = 35, e refaça as perguntas. Lembre-se de notar no quadro as respostas dos alunos. Pergunte também: Com relação aos quadrados, o que vocês entendem por área? Que características os quadrados tem em relação aos seus lados? Lembre-se sempre de notar as respostas no quadro. Peça aos alunos que expliquem suas respostas.
Propósito: Fazer com que os alunos apresentem o que já sabem em relação à multiplicação, já fazendo uso correto dos termos (fatores e produto), fazer também com que apresentem seus conhecimentos sobre quadrados e as características que são, (todos os lados são iguais e lado x lado = área do quadrado ou l² = Aquadrado).
Discuta com a turma:
- O que são fatores? O que é produto?
- O que é um quadrado? Que características os lados do quadrado apresentam? Como é calculada a área do quadrado?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: No início da aula, pergunte aos alunos: Em uma multiplicação, o que eles entendem por fatores? E o que eles entendem por produto? Caso os alunos não apresentem alguma solução, escreva uma multiplicação como, por exemplo, 7 x 5 = 35, e refaça as perguntas. Lembre-se de notar no quadro as respostas dos alunos. Pergunte também: Com relação aos quadrados, o que vocês entendem por área? Que características os quadrados tem em relação aos seus lados? Lembre-se sempre de notar as respostas no quadro. Peça aos alunos que expliquem suas respostas.
Propósito: Fazer com que os alunos apresentem o que já sabem em relação à multiplicação, já fazendo uso correto dos termos (fatores e produto), fazer também com que apresentem seus conhecimentos sobre quadrados e as características que são, (todos os lados são iguais e lado x lado = área do quadrado ou l² = Aquadrado).
Discuta com a turma:
- O que são fatores? O que é produto?
- O que é um quadrado? Que características os lados do quadrado apresentam? Como é calculada a área do quadrado?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slide 5 e 6).
Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. No primeiro momento, deixe que os alunos leiam o problema e pensem sobre a regularidade observada por Paulo, após esse momento, deixe que eles partilhem suas conclusões com um colega ao lado. Depois de formalizados os pensamentos dos alunos sobre esta regularidade, incentive-os a responder sobre o comprimento do lado de um quadrado com 225 ladrilhos. Caso algum aluno seja rápido em responder, peça para que ele diga qual o comprimento do lado de um quadrado com 81 ladrilhos, 121 ladrilhos.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam a relação entre o comprimento do lado do quadrado e o total de ladrilhos, além de pensar na operação inversa (partindo do total de ladrilhos para o comprimento do lado).
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slide 5 e 6).
Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. No primeiro momento, deixe que os alunos leiam o problema e pensem sobre a regularidade observada por Paulo, após esse momento, deixe que eles partilhem suas conclusões com um colega ao lado. Depois de formalizados os pensamentos dos alunos sobre esta regularidade, incentive-os a responder sobre o comprimento do lado de um quadrado com 225 ladrilhos. Caso algum aluno seja rápido em responder, peça para que ele diga qual o comprimento do lado de um quadrado com 81 ladrilhos, 121 ladrilhos.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam a relação entre o comprimento do lado do quadrado e o total de ladrilhos, além de pensar na operação inversa (partindo do total de ladrilhos para o comprimento do lado).
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slide 7 a 11).
Orientações: Inicialmente, peça aos alunos que expliquem como eles fizeram a relação entre o total de ladrilhos e o comprimento do lado. Caso algum aluno tenha feito de forma diferente, peça que o mesmo vá até o quadro e explique para os colegas. Caso nenhum aluno tenha feito da forma indicada, o professor (a) deve apresentar aos alunos a forma que Paulo utilizou para representar a relação entre o total de ladrilhos (T) e o comprimento do lado (l). Você pode utilizar os slides 6 a 9 ou escrever a solução no quadro.
Propósito: Incentive os alunos a explicarem qual foi o processo utilizado por eles e se a forma que eles fizeram foi mais eficiente que a forma que Paulo utilizou. Espera-se que neste momento os alunos tenham feito a relação entre o total de ladrilhos e o comprimento do lado e que também possam fazer o processo de forma inversa.
Discuta com a turma:
- Qual a semelhança entre a estratégia de Paulo e as estratégias que vocês utilizaram?
- Qual a diferença entre a estratégia de Paulo e a sua?
- Qual estratégia é mais prática?
- Você usaria uma outra estratégia diferente da sua ou da de Paulo?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slide 7 a 11).
Orientações: Inicialmente, peça aos alunos que expliquem como eles fizeram a relação entre o total de ladrilhos e o comprimento do lado. Caso algum aluno tenha feito de forma diferente, peça que o mesmo vá até o quadro e explique para os colegas. Caso nenhum aluno tenha feito da forma indicada, o professor (a) deve apresentar aos alunos a forma que Paulo utilizou para representar a relação entre o total de ladrilhos (T) e o comprimento do lado (l). Você pode utilizar os slides 6 a 9 ou escrever a solução no quadro.
Propósito: Incentive os alunos a explicarem qual foi o processo utilizado por eles e se a forma que eles fizeram foi mais eficiente que a forma que Paulo utilizou. Espera-se que neste momento os alunos tenham feito a relação entre o total de ladrilhos e o comprimento do lado e que também possam fazer o processo de forma inversa.
Discuta com a turma:
- Qual a semelhança entre a estratégia de Paulo e as estratégias que vocês utilizaram?
- Qual a diferença entre a estratégia de Paulo e a sua?
- Qual estratégia é mais prática?
- Você usaria uma outra estratégia diferente da sua ou da de Paulo?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slide 7 a 11).
Orientações: Inicialmente, peça aos alunos que expliquem como eles fizeram a relação entre o total de ladrilhos e o comprimento do lado. Caso algum aluno tenha feito de forma diferente, peça que o mesmo vá até o quadro e explique para os colegas. Caso nenhum aluno tenha feito da forma indicada, o professor (a) deve apresentar aos alunos a forma que Paulo utilizou para representar a relação entre o total de ladrilhos (T) e o comprimento do lado (l). Você pode utilizar os slides 6 a 9 ou escrever a solução no quadro.
Propósito: Incentive os alunos a explicarem qual foi o processo utilizado por eles e se a forma que eles fizeram foi mais eficiente que a forma que Paulo utilizou. Espera-se que neste momento os alunos tenham feito a relação entre o total de ladrilhos e o comprimento do lado e que também possam fazer o processo de forma inversa.
Discuta com a turma:
- Qual a semelhança entre a estratégia de Paulo e as estratégias que vocês utilizaram?
- Qual a diferença entre a estratégia de Paulo e a sua?
- Qual estratégia é mais prática?
- Você usaria uma outra estratégia diferente da sua ou da de Paulo?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slide 7 a 11).
Orientações: Inicialmente, peça aos alunos que expliquem como eles fizeram a relação entre o total de ladrilhos e o comprimento do lado. Caso algum aluno tenha feito de forma diferente, peça que o mesmo vá até o quadro e explique para os colegas. Caso nenhum aluno tenha feito da forma indicada, o professor (a) deve apresentar aos alunos a forma que Paulo utilizou para representar a relação entre o total de ladrilhos (T) e o comprimento do lado (l). Você pode utilizar os slides 6 a 9 ou escrever a solução no quadro.
Propósito: Incentive os alunos a explicarem qual foi o processo utilizado por eles e se a forma que eles fizeram foi mais eficiente que a forma que Paulo utilizou. Espera-se que neste momento os alunos tenham feito a relação entre o total de ladrilhos e o comprimento do lado e que também possam fazer o processo de forma inversa.
Discuta com a turma:
- Qual a semelhança entre a estratégia de Paulo e as estratégias que vocês utilizaram?
- Qual a diferença entre a estratégia de Paulo e a sua?
- Qual estratégia é mais prática?
- Você usaria uma outra estratégia diferente da sua ou da de Paulo?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slide 7 a 11).
Orientações: Inicialmente, peça aos alunos que expliquem como eles fizeram a relação entre o total de ladrilhos e o comprimento do lado. Caso algum aluno tenha feito de forma diferente, peça que o mesmo vá até o quadro e explique para os colegas. Caso nenhum aluno tenha feito da forma indicada, o professor (a) deve apresentar aos alunos a forma que Paulo utilizou para representar a relação entre o total de ladrilhos (T) e o comprimento do lado (l). Você pode utilizar os slides 6 a 9 ou escrever a solução no quadro.
Propósito: Incentive os alunos a explicarem qual foi o processo utilizado por eles e se a forma que eles fizeram foi mais eficiente que a forma que Paulo utilizou. Espera-se que neste momento os alunos tenham feito a relação entre o total de ladrilhos e o comprimento do lado e que também possam fazer o processo de forma inversa.
Discuta com a turma:
- Qual a semelhança entre a estratégia de Paulo e as estratégias que vocês utilizaram?
- Qual a diferença entre a estratégia de Paulo e a sua?
- Qual estratégia é mais prática?
- Você usaria uma outra estratégia diferente da sua ou da de Paulo?
Encerramento
Tempo Sugerido: 5 minutos (Slides 12 e 13).
Orientações: A partir deste momento, retome com os alunos o que eles aprenderam nesta aula, fale sobre a multiplicação de fatores iguais como sendo a base para entender o que é radiciação, além de apresentar o símbolo (radical), usado nas operações de radiciação. É importante que os alunos compreendam e utilizem a nomenclatura correta para a radiciação.
Propósito: fazer o encerramento do que foi trabalhado nesta aula.
Encerramento
Tempo Sugerido: 5 minutos (Slides 12 e 13).
Orientações: A partir deste momento, retome com os alunos o que eles aprenderam nesta aula, fale sobre a multiplicação de fatores iguais como sendo a base para entender o que é radiciação, além de apresentar o símbolo (radical), usado nas operações de radiciação. É importante que os alunos compreendam e utilizem a nomenclatura correta para a radiciação.
Propósito: Fazer o encerramento do que foi trabalhado nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Aqui você poderá projetar, escrever no quadro ou fazer uma cópia para os alunos. Agora é o momento que você terá para avaliar se os alunos realmente entenderam a proposta da aula, pergunte aos alunos que caminhos eles podem utilizar para resolver esta situação. Lembre-se de anotar os comentários dos alunos.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a multiplicação de fatores iguais para encontrar o valor apresentado, além de poder explicar como foi o seu raciocínio.
Discuta com a turma:
- Que método você pode usar para encontrar o comprimento do lado desse parque?
- Existe uma forma prática de resolver este problema?
Materiais Complementares: