13456
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformação reversível e irreversível pelo aquecimento.

Plano de aula de Ciências com atividades para 4º ano do Fundamental sobre transformações reversíveis e irreversíveis causadas por aquecimento

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

Contexto e questão disparadora

Faça uma conferência com seu grupo, via Hangouts ou Zoom, ou grave a introdução desta aula explicando que vocês trabalharão aspectos relativos à transformação de alimentos.

Contextualize a história, você pode contá-la por meio de ilustração e áudio. Apresente a questão disparadora e provoque o grupo! Questione-os com as questões que estão propostas no slide 3.

Mão na massa

Grave um vídeo para os alunos, seguindo os passos indicados no “mão na massa”, e diga ao grupo que essa atividade só pode ser feita na companhia de um adulto.
Envie um comunicado online, via e-mail ou mensagem de Whatsapp, às famílias, para que acompanhem esse experimento.

Oriente as crianças em relação aos materiais a serem utilizados e os cuidados a serem tomados. Elas devem cozinhar o ovo e guardar para o momento da aula.
Os alunos devem fazer os dois experimentos e verificar todo o processo, registrando todo o passo a passo.

Sistematização

Por meio de videochamada, via Hangouts ou Zoom, provoque o grupo para esse momento. Instigue os alunos para que se sintam motivados a descobrir como ocorreu a transformação no ovo e se ele pode voltar ao que era antes. Pergunte: e em relação à água, o que ocorreu?

Peça para que partam o ovo e analisem como ele ficou. Diga que eles podem saboreá-lo.

Converse com o grupo sobre suas observações e levantem hipóteses sobre a transformação que foi reversível e a que foi irreversível. Faça as perguntas do slide 6.

Na sequência, compartilhe com os alunos um documento colaborativo Google com as tabelas sugeridas e as divida em grupos.

Peça para que retomem as discussões e o experimento realizado e preencham as tabelas. Dê um tempo curto para a execução das tabelas e retome as discussões com considerações do slide 8.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de mão na massa. Caberá a um responsável preparar os cozimentos e ligar o fogão. Este será um momento de aprendizagem e partilha, pois, ao final do experimento e à medida que os alimentos são saboreados, as crianças registram suas descobertas.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_03M&E01

(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas