Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre interpretação de textos publicitários
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil.
Finalidade da aula: Interpretar, através de leituras individuais e reflexões em grupo, dois exemplares de textos que circulam na esfera publicitária, analisando sua escrita e composição, para perceber como essa produção está a serviço dos objetivos pretendidos. Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte domódulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Dois textos publicitários e tabela de interpretação (seguem como material complementar). O primeiro texto a ser trabalhado deve ser impresso e exposto em cartolina ou em slides, dependendo do recurso disponível na escola.
Informações sobre o gênero: O gênero enfatizado nesta aula será campanha publicitária de conscientização infantil. Serão dois textos publicitários, por meio dos quais trabalharemos a interpretação de sua escrita e composição: o primeiro a ser trabalhado será uma campanha de vacinação contra o sarampo e o segundo uma campanha sobre higienização das mãos.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização, podem sentir dificuldade em fazer a leitura (compreensão) das partes escritas dos exemplos de campanhas de publicidade de conscientização infantil que serão expostos nesta aula.
Referências sobre o assunto:
COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad. Porto Alegre: Artmed,2002.
IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Código: LPO2_06SQA02
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes