Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título: Trabalhando com textos publicitários
Finalidade da aula: Analisar alguns gêneros utilizados na publicidade, através da observação de exemplares, para identificar não só a função social desses textos, como também as condições de produção e recepção.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos)
Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade da BNCC: EF15LP01
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha de conscientização infantil e no campo de atuação vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Para executar esta atividade você deverá ter em mãos três ou quatro revistas que possuam textos publicitários, além de três ou quatro exemplos de publicidades em geral, como: anúncios de serviços, propagandas de promoções de produtos, imagens/fotografias de outdoor com propagandas, slogans de empresas conhecidas, panfletos, entre outros. O ideal é que os textos publicitários disponibilizados para as equipes sejam de produtos ou serviços comuns ao cotidiano dos estudantes. Para finalização desta aula, há um material complementar para imprimir, o qual é uma tabela de registo das características dos textos publicitários. Você pode fazer adaptações na tabela, caso sinta necessidade. Se houver projetor na sala, pode, também, projetar as campanhas analisadas.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano do ensino fundamental estão em processo de alfabetização podem sentir dificuldade em fazer a leitura de partes escritas dos exemplos de textos publicitários que serão expostos nesta aula. Podem sentir dificuldade, também, na compreensão e preenchimento da atividade complementar que será utilizada no final da aula.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Nelly de . Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 2004.
SANDMANN, Antônio. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993.
SANT’ ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 2005.
Código: LPO2_06SQA01
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes