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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Atividade de exercitação com C e Qu

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre construção do sistema alfabético

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Atividade de exercitação com C e Qu

Finalidade da aula: Exercitar o uso regular do C com as vogais A, O e U e o uso do QU com as vogais E e I na elaboração de uma lista temática de palavras: “Sugestão de convidados para o aniversário da Cutia”.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF02LP03

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU

Materiais necessários: Imagens de animais (impressas ou digitais para projeção) que serão apresentadas aos alunos, disponíveis aqui. Cartela com nomes dos animais, se encontram: Modelo 1, aqui e Modelo 2, aqui. Projetor multimídia ou tevê para a projeção das imagens. Caso não seja possível projetar as imagens, Imprima-as em A4 ou selecione imagens de revistas/livros que possam substituí-las. Fichas silábicas: CA (amarela), CO (azul), CU (laranja), QUE (rosa) e QUI (verde). Sugestão de confecção: Material: Color set ou E.V.A; tamanho: 30cm x 30cm; escrito com pincel marcador.
É importante que isso seja feito com antecedência e que o material esteja já organizado para o momento da aula. Para o uso das crianças, também será necessário lápis de cor nas cores correspondentes aos materiais das fichas silábicas.

Dificuldades antecipadas: Não perceberem a regularidade do uso do C e QU nas palavras temáticas sugeridas por eles; utilizarem outros grafemas para registrar o som das palavras , como k no lugar do C/QU (kachorro/perikito), g no lugar do c (gachorro), GU no lugar do QU.

Referências sobre o assunto:

MORAIS.;A.G.; Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo:Ática, 1998
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1


Código: LPO2_03ATS02

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).


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