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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - C ou QU?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre construção do sistema alfabética usando palavras com C ou QU

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios


Título da aula: 
C ou QU?

Finalidade da aula: Perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU, por meio de atividade de análise e manipulação de um texto lacunado.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF02LP03

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU.

Materiais necessários: Cartolinas para a confecção do convite para o aniversário da dona Cutia; Texto do convite para impressão (clique aqui para acessar). Fichas silábicas para o desenvolvimento da atividade: 10 fichas CA; 10 fichas CO; 10 fichas CU; 10 fichas QUE; 10 fichas QUI que preencherão as partes faltantes no convite e serão utilizadas na atividade de reflexão. Caderno de produção textual. Quadro, giz ou pincel para quadro. Projetor multimídia para projeção dos slides da aula.

Dificuldades antecipadas: Não compreenderem a regularidade do uso do C e do QU com as vogais correspondentes para obter o som de /k/

Referências sobre o assunto:

MORAIS.;A.G.; Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática,1998

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1


Código: LPO2_03ATS01

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).


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