Instrução para preparar o convite
Detalhamento e modelo de convite para impressão
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre C ou QU?
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU.
Materiais necessários: Cartolinas para a confecção do convite para o aniversário da dona Cutia; Texto do convite para impressão (clique aqui para acessar). Fichas silábicas para o desenvolvimento da atividade: 10 fichas CA; 10 fichas CO; 10 fichas CU; 10 fichas QUE; 10 fichas QUI que preencherão as partes faltantes no convite e serão utilizadas na atividade de reflexão. Caderno de produção textual. Quadro, giz ou pincel para quadro. Projetor multimídia para projeção dos slides da aula.
Dificuldades antecipadas: Não compreenderem a regularidade do uso do C e do QU com as vogais correspondentes para obter o som de /k/
Referências sobre o assunto:
MORAIS.;A.G.; Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática,1998
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Assim, você estimulará as crianças a participar e a articular bem seus pensamentos ao que está sendo proposto no desafio.
Tempo sugerido: 5-8 minutos.
Orientações:
Se as crianças não souberem, explique que se trata de um convite.
b. Mas está faltando algumas partes das palavras, vocês perceberam?
b. Será que podemos ajudar a Dona Capivara neste desafio? Vamos ver que partes são essas?
c. Vocês perceberam que junto da letra Q temos sempre o U? Ele é um companheiro inseparável desta letra. Olhe para as sílabas com Q e veja se o U não está bem grudadinho com o Q. Alguém poderia me apontar algumas palavras do convite em que temos o Q? Ele está sendo usado junto com o U em todas as palavras? Voltemos para as sílabas, quem pode ler essas sílabas com Q para mim? (apontar para QUE e QUI). Espere que leiam. O som do U não aparece não é mesmo? Mas mesmo assim ele é necessário para usarmos a letra Q. Esta é uma regra que é sempre bom lembrar: Q sempre vem acompanhado do U e de mais uma vogal, e é esta última vogal que vai marcar o som da sílaba. Vocês podem notar a diferença no som destas duas sílabas? (levante o QUE e depois o QUI). Não foram as últimas vogais que marcaram o som dessas sílabas? Mas usar somente Q e U não é suficiente para formar uma sílaba. Por que quando queremos escrever uma palavra com a sílaba Cu, como em cutia ou curioso, nós usamos quais letras? Isso mesmo, já conseguimos esse som com o C e U. Então, quando pensamos nas sílabas com Q, já temos de pensar que o Q estará sempre com o U, formando o QU. Lembrem-se desta conversa sobre QU e CU, pois lá na frente nós vamos conversar sobre isso novamente e vamos fazer mais descobertas.
d. Pegue duas ou três sílabas iguais, exemplo: Pegue 3 sílabas CA e coloque-as uma ao lado da outra e pergunte: Para eu formar essa sílaba é só eu colocar essas letras juntas? Posso colocar o A na frente do C? Como elas estão? As crianças vão notar que em todas as sílabas iguais o C está sempre na frente do A. Você pode fazer isso com todas as sílabas.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar. Neste documento você terá o texto do convite já com as lacunas e as sugestões de tamanho das letras para impressão e espaçamento das palavras. Confeccione o convite com o texto e as cartolinas. Imprima as sílabas no mesmo tamanho do texto e cole-as em cartolina, sem borda, para que fique mais fácil das crianças manuseá-las. Estas sílabas selecionadas representam o valor de base das letras C e QU. Para saber exatamente em que espaços estas sílabas serão postas, clique aqui.
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
Esta primeira parte do desenvolvimento deve durar de 10 a 15 minutos
Orientações:
Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar 15-20 minutos.
b. Quantas sílabas temos, vamos ver? Ler em voz alta CA-QUE-QUI-CO-CU. Quantas consoantes usamos?Quando as crianças chegarem à conclusão sobre o uso da letra C e Q, enfatizar, com elas, que o desafio era analisar o som e a escrita destas sílabas (com som /k/) e que este era o propósito da aula, aprender que algumas palavras com o som de /k/ poderiam ser escritas com C e outras com QU.
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Marque um encontro pelo Meet ou faça uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web, compartilhe a tela com o cartaz e faça as intervenções sugeridas no plano.
Desenvolvimento
No mesmo encontro, acesse o Jogo da Sílaba Faltante, disponível aqui, compartilhe a tela e jogue com a turma, fazendo as intervenções sugeridas no plano. Ao final do jogo, clique em “Exibir respostas” para verificar quais as respostas erradas; se necessário, inicie novamente o jogo, fazendo as reflexões com as crianças até completar corretamente todas as palavras do convite.
Acesse a tabela para realizar as intervenções propostas na segunda parte da etapa Desenvolvimento, conduzindo as reflexões com o grupo todo.
Caso seja possível, organize previamente pequenos grupos de alunos no WhatsApp, combine diferentes horários para que você possa acompanhar os grupos em horários diferenciados e, nesses encontros, compartilhe a tela com a tabela, preenchendo-a com cada grupo.
Fechamento
Siga as orientações do plano e solicite à turma que envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, imagens do registro que fizeram no caderno.
Convite às famílias
Você pode convidar a criança para construírem, juntos, um jogo da memória com imagens cujos nomes contenham as sílabas CA - CO - CU - QUE - QUI, com essas sílabas escritas. Recorte dez papéis do mesmo tamanho; em cinco deles, vocês desenham as imagens; nos demais, escrevem as sílabas. Agora é só exercitar a memória brincando!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: C ou QU?
Finalidade da aula: Perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU, por meio de atividade de análise e manipulação de um texto lacunado.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP03
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU.
Materiais necessários: Cartolinas para a confecção do convite para o aniversário da dona Cutia; Texto do convite para impressão (clique aqui para acessar). Fichas silábicas para o desenvolvimento da atividade: 10 fichas CA; 10 fichas CO; 10 fichas CU; 10 fichas QUE; 10 fichas QUI que preencherão as partes faltantes no convite e serão utilizadas na atividade de reflexão. Caderno de produção textual. Quadro, giz ou pincel para quadro. Projetor multimídia para projeção dos slides da aula.
Dificuldades antecipadas: Não compreenderem a regularidade do uso do C e do QU com as vogais correspondentes para obter o som de /k/
Referências sobre o assunto:
MORAIS.;A.G.; Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática,1998
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Alfabetização
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