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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - C ou QU?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre construção do sistema alfabética usando palavras com C ou QU

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.

- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Marque um encontro pelo Meet ou faça uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web, compartilhe a tela com o cartaz e faça as intervenções sugeridas no plano.

Desenvolvimento
No mesmo encontro, acesse o Jogo da Sílaba Faltante, disponível aqui, compartilhe a tela e jogue com a turma, fazendo as intervenções sugeridas no plano. Ao final do jogo, clique em “Exibir respostas” para verificar quais as respostas erradas; se necessário, inicie novamente o jogo, fazendo as reflexões com as crianças até completar corretamente todas as palavras do convite.
Acesse a tabela para realizar as intervenções propostas na segunda parte da etapa Desenvolvimento, conduzindo as reflexões com o grupo todo.
Caso seja possível, organize previamente pequenos grupos de alunos no WhatsApp, combine diferentes horários para que você possa acompanhar os grupos em horários diferenciados e, nesses encontros, compartilhe a tela com a tabela, preenchendo-a com cada grupo.

Fechamento
Siga as orientações do plano e solicite à turma que envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, imagens do registro que fizeram no caderno.

Convite às famílias
Você pode convidar a criança para construírem, juntos, um jogo da memória com imagens cujos nomes contenham as sílabas CA - CO - CU - QUE - QUI, com essas sílabas escritas. Recorte dez papéis do mesmo tamanho; em cinco deles, vocês desenham as imagens; nos demais, escrevem as sílabas. Agora é só exercitar a memória brincando!

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO2_03ATS01

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).


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