13446
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Identificando os materiais num texto de instruções de montagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre ler um texto de instrução de montagem e identificar os materiais utilizados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp, Formulários Google (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um vídeo ou áudio com as explicações propostas no slide 2 (Tema da aula) e, de forma lúdica, a apresentação da situação-problema e questionamentos propostos no slide 3 (Introdução) e 4 (Desenvolvimento).
Crie um formulário com o texto e as perguntas sugeridas no plano. Você pode salvar a imagem do slide 3 e inseri-la no formulário, ou digitar o texto.
Se não for possível, envie a imagem do texto por WhatsApp e as perguntas por meio de áudio. Envie as perguntas em áudios separados e solicite que as crianças escrevam as respostas em seus cadernos, fotografem e enviem as imagens para você.

Desenvolvimento
Marque um encontro através do Meet ou de uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web, para retomar os questionamentos feitos e resolver as dúvidas com relação à leitura e compreensão do texto. Nesse encontro, oriente a turma sobre a atividade seguinte.
Abra uma nova seção no formulário. Faça um print do texto ou digite-o e, abaixo, insira a comanda da atividade (opção de resposta do formulário: “parágrafo”).
Caso não seja possível, envie a imagem do texto pelo WhatsApp e solicite que os alunos elaborem a lista em seus cadernos, fotografem e enviem para você.

Fechamento
Marque um novo encontro através do Meet ou de uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web, para socializar as respostas, realizar os questionamentos propostos no plano e fazer a síntese do conteúdo estudado.

Convite às famílias
Uma atividade bem legal é inventar acessórios com rolinhos de papel higiênico ou outros materiais que você tenha disponível em casa. Caso seja possível, vocês podem gravar um vídeo ensinando a fazer os acessórios que criaram e compartilhar a arte por WhatsApp com um ou mais colegas!

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO2_01SQA03

(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas