Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Identificando os materiais num texto de instruções de montagem
Finalidade da aula: Ler um texto de instruções de montagem e identificar os materiais utilizados.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Instruções de Montagem
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura
Prática de linguagem:Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP04, EF02LP12
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Folha xerografada, textos digitados em fonte maior ou cópia dos textos ampliados, cartolina.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização, dessa forma, há alunos em diferentes hipóteses de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto, é possível que os alunos que ainda não lêem apresentem dificuldade na realização da proposta, não conseguindo localizar os materiais nas instruções.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.