13446
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Identificando os materiais num texto de instruções de montagem

POR: Amara Maria Bicudo De Souza 25/11/2018
Código: LPO2_01SQA03

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre ler um texto de instrução de montagem e identificar os materiais utilizados

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Folha xerografada, textos digitados em fonte maior ou cópia dos textos ampliados, cartolina.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização, dessa forma, há alunos em diferentes hipóteses de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto, é possível que os alunos que ainda não lêem apresentem dificuldade na realização da proposta, não conseguindo localizar os materiais nas instruções.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos e diga que irão trabalhar com o gênero textual “instruções de montagem” identificando e listando os materiais usados no texto que será trabalhado. Explique aos alunos que o texto de instrução de montagem é dividido em partes e que entre elas está a parte dos materiais que são usados na confecção do brinquedo. Diga a eles, que nesta aula irão justamente identificar e explorar essa parte do texto.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para que haja troca de experiências, visto que se encontram em diferentes níveis de leitura/escrita. Procure garantir que em todas as duplas haja alunos com autonomia na leitura.
  • Entregue um texto (disponível nos materiais complementares abaixo) para cada dupla e explique que farão a leitura juntos. O desafio está justamente na realização da leitura. No trabalho em parceria com a dupla, os alunos poderão trocar experiências relacionadas à fluência e entonação (em relação aos alunos com habilidade leitora mais autônoma), bem como compartilhar suas ideias quanto à compreensão do texto lido.
  • Proponha a situação-problema do menino João que foi desafiado a montar um brinquedo, mas o texto está incompleto.
  • Questione os alunos:
  • É possível descobrir quais serão os materiais necessários para construir o brinquedo?
  • Como pode-se descobrir quais são os materiais?
  • Por que é importante saber os materiais necessários antes de começar a construção do brinquedo?

Espera-se que os alunos reconheçam que poderá haver problemas caso no meio da montagem, falte algum material (e não se tenha disponível por perto).

Materiais complementares: Para acessar as instruções de montagem sugerida para esta aula “clique aqui”. Você também pode selecionar outro texto de instrução de montagem de brinquedo de sua preferência.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Enquanto os alunos realizam a leitura e identificam os materiais necessários, passe pelos grupos questionando e fazendo apontamentos que favoreçam a realização da atividade, tais como:
  • Num texto de instruções de montagem, onde geralmente aparecem os materiais que serão usados para fazer o brinquedo?
  • Quais materiais são mencionados em cada etapa?
  • Quantos materiais serão necessários para montar esse brinquedo?

2. Oriente e tire as dúvidas relacionadas a leitura e à compreensão da proposta.

3. Sugira para os alunos que identifiquem os materiais pintando ou circulando no texto, para facilitar a visualização dos mesmos.

4. Em seguida, entregue aos alunos uma segunda folha, onde devem listar os nomes dos materiais identificados.

5. Cada dupla receberá uma folha. Então, explique para os alunos que devem discutir entre eles quem iniciará a escrita e quem terminará, pois ambos devem ajudar na escrita.

Materiais complementares: Para acessar a atividade “clique aqui”.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Após completarem a lista, solicite que algumas duplas socializem os materiais identificados no texto. Registre-os no quadro e faça a leitura coletiva dos materiais necessário para a construção do brinquedo.
  • Pergunte aos alunos:
  • Qual a importância dessa parte (materiais necessários) no gênero instrução de montagem?
  • Todos os materiais listados serão usados na confecção do brinquedo?
  • É importante que os alunos percebam que se faltar um dos materiais, a confecção do brinquedo fica comprometida.
  • É necessário ainda, que os alunos percebam que a parte dos materiais é importante num texto de instruções de montagem, mas não fundamental, pois ela está de certa forma inserida na parte do modo de fazer. Contudo, é preciso apontar que a lista dos materiais organizada no texto, facilita para a pessoa que vai confeccionar o brinquedo a providenciar os materiais e organizar-se para a montagem.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios


Título da aula: 
Identificando os materiais num texto de instruções de montagem

Finalidade da aula: Ler um texto de instruções de montagem e identificar os materiais utilizados.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Instruções de Montagem

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura

Prática de linguagem:Leitura  

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP04, EF02LP12

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Folha xerografada, textos digitados em fonte maior ou cópia dos textos ampliados, cartolina.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização, dessa forma, há alunos em diferentes  hipóteses de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto, é possível que os alunos que ainda não lêem apresentem dificuldade na realização da proposta, não conseguindo localizar os materiais nas instruções.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.

SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 03

Identificando os materiais num texto de instruções de montag...

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes