13444
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Para que servem os textos de instrução de montagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º Ano do Fundamental sobre texto tipo instrução de montagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp, Formulários Google (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: e-mail; aplicativos para conversão de texto em áudio (tutorial disponível aqui) e Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Crie um formulário, insira imagens de pipas e, a seguir, algumas das perguntas mais importantes desta etapa da aula (para selecionar as mais importantes, tenha em mente a finalidade da aula, apresentada no slide 1).
Envie, por WhatsApp ou e-mail, o link para o formulário, junto com as orientações para preenchimento. Combine uma data para a realização desta atividade.

Desenvolvimento
No mesmo formulário, insira também as perguntas mais importantes desta etapa da aula.
Com os resultados do formulário, elabore um gráfico para conversar posteriormente com as crianças. Para isso, você pode adaptar as perguntas e utilizar a opção “Múltipla Escolha” do formulário ou, depois que todos tiverem respondido, selecionar a opção “Ver as respostas no Planilhas”, analisar as respostas enviadas (quantos alunos responderam de determinada forma) e elaborar um gráfico simples. A ideia é ter uma “leitura” dos conhecimentos prévios do grupo.
Através do Meet ou de uma chamada de vídeo em grupo pelo WhatsApp Web, realize a conversa proposta no slide 4, compartilhando as informações obtidas pelo formulário e fazendo uma síntese do que foi trabalhado até aqui. Finalize com as orientações para as próximas atividades.
Por WhatsApp ou outro canal de comunicação, envie o link para o texto a ser lido.
Envie também um áudio do texto para os alunos que ainda não têm fluência na leitura. Você pode fazer um áudio de sua própria leitura do texto, gravando pelo celular e enviando por WhatsApp, ou utilizar um aplicativo para conversão do texto em áudio.
Realize os questionamentos sobre o texto através do Meet ou de uma chamada de vídeo em grupo pelo WhatsApp Web. Caso não seja possível, envie um áudio pelo WhatsApp com os questionamentos e a síntese dos conteúdos estudados até aqui.

Fechamento
Caso não seja possível fazer o fechamento da aula através de uma aula síncrona (através do Meet ou chamada de vídeo), grave um áudio de sua leitura do texto com as pausas para as intervenções indicadas no plano. Finalize convidando a família a colocar em prática as orientações dadas pelo texto, enviando fotos da atividade para você.

Convite às famílias
Caso não haja possibilidade de seguir a montagem proposta no texto enviado pela professora, você pode combinar que, junto com a criança, escolherá um texto com instruções para a montagem de algo possível para a família, participando da aula desta forma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO2_01SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas