13443
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Escrita de palavras com diferentes formações silábicas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para o 2º ano do Fundamental sobre construção do sistema alfabética e novas formações silábicas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regivane Dos Santos Brito

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
Atividade select-down
Materiais Complementares select-down

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Regivane Brito
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Escrita de palavras com diferentes formações silábicas

Finalidade da aula: Escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC e CCV.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e ortográfico

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP04)

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC e CCV.

Materiais necessários: Lápis, borracha, tabela de registro, quadro e caneta piloto.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos silábico-alfabéticos ou recém-alfabéticos poderão ter dificuldades em relação à representação das sílabas CVC (consoante-vogal-consoante), CCV (consoante-consoante-vogal) e V (vogal). Isso porque creem que as sílabas precisam ter duas letras (princípio de quantidade) e que essas letras precisam necessariamente ter a seguinte ordem: uma consoante seguida de uma vogal (princípio de qualidade), o que provoca erros ortográficos como ‘secola’ (escola), ‘parato’ / ‘parto’ (prato), ‘bise’ (bis).

Referências sobre o assunto:

Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

MORAIS.;A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2018.

BRANDÃO, Ana Carolina P.; FERREIRA, Andréa Tereza Brito; MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz. Jogos de alfabetização. Brasília: Ministério da Educação,2010. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2018.

CURVELO, Cristina Soraia de Souza; MEIRELES, Elisabet de Sousa; CORREA, Jane. O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca. Psicol. Reflex. Crit., vol.11 n.3 Porto Alegre,  1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300007>. Acesso em 27 de agosto de 2018.


Código: LPO2_01ATS03

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.


Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Estrutura das sílabas

AULA 02

Explorando palavras com diferentes formações silábicas

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Estrutura das sílabas

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Explorando palavras com diferentes formações silábicas

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Escrita de palavras com diferentes formações silábicas

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

C ou QU?

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Atividade de exercitação com C e Qu

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Revisando as regras sobre o uso do C e do Qu

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Bingo dos nomes

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Pescaria dos nomes - identificando nomes próprios

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Nomes próprios - sons iguais e diferentes

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Segmentação convencional de palavras em textos curtos

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Atividade prática: Palavras aglutinadas e segmentação de palavras

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Produção e análise textual com foco na segmentação de palavras

2º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Conhecendo as fotolegendas de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Trabalhando com manchetes e fotolegendas

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Relacionando manchetes com fotolegendas e outras partes da notícia.

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Leitura e reflexão de texto curto sem e com pontuação

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Reconhecimento dos sinais de pontuação em textos

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Revisão e exercícios de fixação sobre pontuação

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Estrutura do gênero “Instrução de montagem”

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Os conflitos gerados nas histórias de contos de fadas.

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Investigando personagens, conflitos e resoluções dos contos de fadas

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Reconhecendo os diferentes aspectos dos contos de fadas

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Estrutura textual dos verbetes de enciclopédia.

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

O uso do E e do I

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Estrutura das sílabas

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Explorando palavras com diferentes formações silábicas

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Escrita de palavras com diferentes formações silábicas

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Para que servem os textos de instrução de montagem

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A finalidade dos textos instrucionais no cotidiano

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Identificando os materiais num texto de instruções de montagem

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

C ou QU?

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Atividade de exercitação com C e Qu

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Revisando as regras sobre o uso do C e do Qu

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Trabalhando com textos publicitários

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Bingo dos nomes

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Pescaria dos nomes - identificando nomes próprios

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Nomes próprios - sons iguais e diferentes

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Segmentação convencional de palavras em textos curtos

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Atividade prática: Palavras aglutinadas e segmentação de palavras

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Produção e análise textual com foco na segmentação de palavras

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Apresentando a notícia em sala de aula

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Lendo e compreendendo as manchetes

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Assembleia

2º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Assembleia

2º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Assembleia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Ciências História Geografia Inglês
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann